O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Joelma Ferreira.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13389
Resumo: O presente trabalho monográfico teve como objetivo analisar o desenvolvimento do aluno em meio a ludicidade e ao mesmo tempo discutir como essas atividades lúdicas contribuem na aprendizagem. Assim, parte-se do principio que o lúdico apresenta uma perspectiva de entretenimento no aprender os conteúdos escolares, de forma a envolver o educando e ao mesmo tempo proporcionar-lhe um crescimento mais eficaz, tanto no aspecto humano como intelectualmente, no sentido de se tornar um individuo crítico capaz de lidar com as situações que o rodeiam. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 31 alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas, observações, uma aula teste e o estagio supervisionado em docência com duração de 18 dias, utilizando fontes documentais, como o diário de campo e o portfolio constituído pelos pianos de aula. A analise dos dados permitiu compreender o posicionamento do aluno acerca da ludicidade e como se da essa dinâmica na sala de aula. Concluiu-se que o lúdico traz essa dinamicidade a sala de aula, proporcionando ao aluno um desenvolvimento mais abrangente, atingindo assim todos os aspectos do educando seja físico, psicológico, social e que cabe ao educador conhecer a fundo os propósitos da ludicidade como também a família e a escola, para trabalhar em conjunto, visando promover uma educação de qualidade, no qual o alunado seja agente da sua aprendizagem.
id UFCG_1786271ca02fcaef7d20cfda717737e9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13389
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.The playful in the teaching-learning process.Atividades lúdicasEducação lúdicaAprendizagem através de jogosPlayful activitiesPlayful educationLearning through gamesEducação.O presente trabalho monográfico teve como objetivo analisar o desenvolvimento do aluno em meio a ludicidade e ao mesmo tempo discutir como essas atividades lúdicas contribuem na aprendizagem. Assim, parte-se do principio que o lúdico apresenta uma perspectiva de entretenimento no aprender os conteúdos escolares, de forma a envolver o educando e ao mesmo tempo proporcionar-lhe um crescimento mais eficaz, tanto no aspecto humano como intelectualmente, no sentido de se tornar um individuo crítico capaz de lidar com as situações que o rodeiam. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 31 alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas, observações, uma aula teste e o estagio supervisionado em docência com duração de 18 dias, utilizando fontes documentais, como o diário de campo e o portfolio constituído pelos pianos de aula. A analise dos dados permitiu compreender o posicionamento do aluno acerca da ludicidade e como se da essa dinâmica na sala de aula. Concluiu-se que o lúdico traz essa dinamicidade a sala de aula, proporcionando ao aluno um desenvolvimento mais abrangente, atingindo assim todos os aspectos do educando seja físico, psicológico, social e que cabe ao educador conhecer a fundo os propósitos da ludicidade como também a família e a escola, para trabalhar em conjunto, visando promover uma educação de qualidade, no qual o alunado seja agente da sua aprendizagem.The present monographic work aimed to analyze the student development amid playfulness and at the same time discussing how these playful activities contribute to learning. Thus, of the principle that the ludic presents a perspective of entertainment in the learn the school contents, in order to involve the student and the while providing you with more effective growth, both in terms of human as well as intellectually, in the sense of becoming a critical individual able to deal with the situations around him. The research was carried out at Vitoria Bezerra Municipal School, located in the city of Cajazeiras PB, with a class of 31 students from the 2nd year of elementary school. The instruments for data collection were interviews, observations, a test class and the supervised teaching internship lasting 18 days, using sources documents, such as the field diary and the portfolio made up of class. The analysis of the data allowed to understand the positioning of the student about playfulness and how it is that dynamic in the classroom. It was concluded that the ludic brings this dynamism to the classroom, providing the student a more comprehensive development, thus reaching all aspects of the being physical, psychological, social and it is up to the educator to know the the purposes of playfulness as well as the family and the school, in order to work together, aiming to promote quality education, in which students should be agents of their learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263VIEIRA, Joelma Ferreira.2010-112020-07-19T17:05:30Z2020-07-192020-07-19T17:05:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13389VIEIRA, Joelma Ferreira. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:15:36Zoai:localhost:riufcg/13389Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:15:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.
The playful in the teaching-learning process.
title O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.
spellingShingle O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.
VIEIRA, Joelma Ferreira.
Atividades lúdicas
Educação lúdica
Aprendizagem através de jogos
Playful activities
Playful education
Learning through games
Educação.
title_short O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.
title_full O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.
title_fullStr O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.
title_full_unstemmed O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.
title_sort O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.
author VIEIRA, Joelma Ferreira.
author_facet VIEIRA, Joelma Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Joelma Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades lúdicas
Educação lúdica
Aprendizagem através de jogos
Playful activities
Playful education
Learning through games
Educação.
topic Atividades lúdicas
Educação lúdica
Aprendizagem através de jogos
Playful activities
Playful education
Learning through games
Educação.
description O presente trabalho monográfico teve como objetivo analisar o desenvolvimento do aluno em meio a ludicidade e ao mesmo tempo discutir como essas atividades lúdicas contribuem na aprendizagem. Assim, parte-se do principio que o lúdico apresenta uma perspectiva de entretenimento no aprender os conteúdos escolares, de forma a envolver o educando e ao mesmo tempo proporcionar-lhe um crescimento mais eficaz, tanto no aspecto humano como intelectualmente, no sentido de se tornar um individuo crítico capaz de lidar com as situações que o rodeiam. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 31 alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas, observações, uma aula teste e o estagio supervisionado em docência com duração de 18 dias, utilizando fontes documentais, como o diário de campo e o portfolio constituído pelos pianos de aula. A analise dos dados permitiu compreender o posicionamento do aluno acerca da ludicidade e como se da essa dinâmica na sala de aula. Concluiu-se que o lúdico traz essa dinamicidade a sala de aula, proporcionando ao aluno um desenvolvimento mais abrangente, atingindo assim todos os aspectos do educando seja físico, psicológico, social e que cabe ao educador conhecer a fundo os propósitos da ludicidade como também a família e a escola, para trabalhar em conjunto, visando promover uma educação de qualidade, no qual o alunado seja agente da sua aprendizagem.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11
2020-07-19T17:05:30Z
2020-07-19
2020-07-19T17:05:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13389
VIEIRA, Joelma Ferreira. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13389
identifier_str_mv VIEIRA, Joelma Ferreira. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447505694720