O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13389 |
Resumo: | O presente trabalho monográfico teve como objetivo analisar o desenvolvimento do aluno em meio a ludicidade e ao mesmo tempo discutir como essas atividades lúdicas contribuem na aprendizagem. Assim, parte-se do principio que o lúdico apresenta uma perspectiva de entretenimento no aprender os conteúdos escolares, de forma a envolver o educando e ao mesmo tempo proporcionar-lhe um crescimento mais eficaz, tanto no aspecto humano como intelectualmente, no sentido de se tornar um individuo crítico capaz de lidar com as situações que o rodeiam. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 31 alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas, observações, uma aula teste e o estagio supervisionado em docência com duração de 18 dias, utilizando fontes documentais, como o diário de campo e o portfolio constituído pelos pianos de aula. A analise dos dados permitiu compreender o posicionamento do aluno acerca da ludicidade e como se da essa dinâmica na sala de aula. Concluiu-se que o lúdico traz essa dinamicidade a sala de aula, proporcionando ao aluno um desenvolvimento mais abrangente, atingindo assim todos os aspectos do educando seja físico, psicológico, social e que cabe ao educador conhecer a fundo os propósitos da ludicidade como também a família e a escola, para trabalhar em conjunto, visando promover uma educação de qualidade, no qual o alunado seja agente da sua aprendizagem. |
id |
UFCG_1786271ca02fcaef7d20cfda717737e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13389 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O lúdico no processo de ensino- aprendizagem.The playful in the teaching-learning process.Atividades lúdicasEducação lúdicaAprendizagem através de jogosPlayful activitiesPlayful educationLearning through gamesEducação.O presente trabalho monográfico teve como objetivo analisar o desenvolvimento do aluno em meio a ludicidade e ao mesmo tempo discutir como essas atividades lúdicas contribuem na aprendizagem. Assim, parte-se do principio que o lúdico apresenta uma perspectiva de entretenimento no aprender os conteúdos escolares, de forma a envolver o educando e ao mesmo tempo proporcionar-lhe um crescimento mais eficaz, tanto no aspecto humano como intelectualmente, no sentido de se tornar um individuo crítico capaz de lidar com as situações que o rodeiam. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 31 alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas, observações, uma aula teste e o estagio supervisionado em docência com duração de 18 dias, utilizando fontes documentais, como o diário de campo e o portfolio constituído pelos pianos de aula. A analise dos dados permitiu compreender o posicionamento do aluno acerca da ludicidade e como se da essa dinâmica na sala de aula. Concluiu-se que o lúdico traz essa dinamicidade a sala de aula, proporcionando ao aluno um desenvolvimento mais abrangente, atingindo assim todos os aspectos do educando seja físico, psicológico, social e que cabe ao educador conhecer a fundo os propósitos da ludicidade como também a família e a escola, para trabalhar em conjunto, visando promover uma educação de qualidade, no qual o alunado seja agente da sua aprendizagem.The present monographic work aimed to analyze the student development amid playfulness and at the same time discussing how these playful activities contribute to learning. Thus, of the principle that the ludic presents a perspective of entertainment in the learn the school contents, in order to involve the student and the while providing you with more effective growth, both in terms of human as well as intellectually, in the sense of becoming a critical individual able to deal with the situations around him. The research was carried out at Vitoria Bezerra Municipal School, located in the city of Cajazeiras PB, with a class of 31 students from the 2nd year of elementary school. The instruments for data collection were interviews, observations, a test class and the supervised teaching internship lasting 18 days, using sources documents, such as the field diary and the portfolio made up of class. The analysis of the data allowed to understand the positioning of the student about playfulness and how it is that dynamic in the classroom. It was concluded that the ludic brings this dynamism to the classroom, providing the student a more comprehensive development, thus reaching all aspects of the being physical, psychological, social and it is up to the educator to know the the purposes of playfulness as well as the family and the school, in order to work together, aiming to promote quality education, in which students should be agents of their learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263VIEIRA, Joelma Ferreira.2010-112020-07-19T17:05:30Z2020-07-192020-07-19T17:05:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13389VIEIRA, Joelma Ferreira. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T17:15:36Zoai:localhost:riufcg/13389Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T17:15:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico no processo de ensino- aprendizagem. The playful in the teaching-learning process. |
title |
O lúdico no processo de ensino- aprendizagem. |
spellingShingle |
O lúdico no processo de ensino- aprendizagem. VIEIRA, Joelma Ferreira. Atividades lúdicas Educação lúdica Aprendizagem através de jogos Playful activities Playful education Learning through games Educação. |
title_short |
O lúdico no processo de ensino- aprendizagem. |
title_full |
O lúdico no processo de ensino- aprendizagem. |
title_fullStr |
O lúdico no processo de ensino- aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
O lúdico no processo de ensino- aprendizagem. |
title_sort |
O lúdico no processo de ensino- aprendizagem. |
author |
VIEIRA, Joelma Ferreira. |
author_facet |
VIEIRA, Joelma Ferreira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VIEIRA, Joelma Ferreira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades lúdicas Educação lúdica Aprendizagem através de jogos Playful activities Playful education Learning through games Educação. |
topic |
Atividades lúdicas Educação lúdica Aprendizagem através de jogos Playful activities Playful education Learning through games Educação. |
description |
O presente trabalho monográfico teve como objetivo analisar o desenvolvimento do aluno em meio a ludicidade e ao mesmo tempo discutir como essas atividades lúdicas contribuem na aprendizagem. Assim, parte-se do principio que o lúdico apresenta uma perspectiva de entretenimento no aprender os conteúdos escolares, de forma a envolver o educando e ao mesmo tempo proporcionar-lhe um crescimento mais eficaz, tanto no aspecto humano como intelectualmente, no sentido de se tornar um individuo crítico capaz de lidar com as situações que o rodeiam. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Vitoria Bezerra, situada na cidade de Cajazeiras PB, com uma turma de 31 alunos do 2° ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para coleta de dados foram entrevistas, observações, uma aula teste e o estagio supervisionado em docência com duração de 18 dias, utilizando fontes documentais, como o diário de campo e o portfolio constituído pelos pianos de aula. A analise dos dados permitiu compreender o posicionamento do aluno acerca da ludicidade e como se da essa dinâmica na sala de aula. Concluiu-se que o lúdico traz essa dinamicidade a sala de aula, proporcionando ao aluno um desenvolvimento mais abrangente, atingindo assim todos os aspectos do educando seja físico, psicológico, social e que cabe ao educador conhecer a fundo os propósitos da ludicidade como também a família e a escola, para trabalhar em conjunto, visando promover uma educação de qualidade, no qual o alunado seja agente da sua aprendizagem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11 2020-07-19T17:05:30Z 2020-07-19 2020-07-19T17:05:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13389 VIEIRA, Joelma Ferreira. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13389 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Joelma Ferreira. O lúdico no processo ensino-aprendizagem. 2010. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447505694720 |