Possibilidades para matematizar em aulas de Cálculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, André Luis
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Mendes, Marcele Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1528
Resumo: Este artigo apresenta o relato de uma experiência em organizar um ambiente de aprendizagem para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral na qual buscamos oferecer aos estudantes a possibilidade de matematizar.  Nossa experiência em sala de aula corrobora a ideia de ruptura de um contrato didático segundo o qual o estudante responde apenas questões após a explicação da teoria pelo professor.
id UTFPR-7_5ed37da19961d04fcb262d1223830d2e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1528
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Possibilidades para matematizar em aulas de CálculoEste artigo apresenta o relato de uma experiência em organizar um ambiente de aprendizagem para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral na qual buscamos oferecer aos estudantes a possibilidade de matematizar.  Nossa experiência em sala de aula corrobora a ideia de ruptura de um contrato didático segundo o qual o estudante responde apenas questões após a explicação da teoria pelo professor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Trevisan, André LuisMendes, Marcele Tavares2013-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/152810.3895/S1982-873X2013000100008Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1528/1004Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:41Zoai:periodicos.utfpr:article/1528Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:41Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilidades para matematizar em aulas de Cálculo
title Possibilidades para matematizar em aulas de Cálculo
spellingShingle Possibilidades para matematizar em aulas de Cálculo
Trevisan, André Luis
title_short Possibilidades para matematizar em aulas de Cálculo
title_full Possibilidades para matematizar em aulas de Cálculo
title_fullStr Possibilidades para matematizar em aulas de Cálculo
title_full_unstemmed Possibilidades para matematizar em aulas de Cálculo
title_sort Possibilidades para matematizar em aulas de Cálculo
author Trevisan, André Luis
author_facet Trevisan, André Luis
Mendes, Marcele Tavares
author_role author
author2 Mendes, Marcele Tavares
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, André Luis
Mendes, Marcele Tavares
description Este artigo apresenta o relato de uma experiência em organizar um ambiente de aprendizagem para a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral na qual buscamos oferecer aos estudantes a possibilidade de matematizar.  Nossa experiência em sala de aula corrobora a ideia de ruptura de um contrato didático segundo o qual o estudante responde apenas questões após a explicação da teoria pelo professor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1528
10.3895/S1982-873X2013000100008
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1528
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2013000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1528/1004
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 1 (2013)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20130001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871786541056