História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452 |
Resumo: | Na sociedade atual, permeada pela ciência e pela tecnologia, o conhecimento é, cada vez mais, a maior valia para a vivência plena da cidadania. No presente artigo, parte-se da premissa de que a educação científica e tecnológica deverá proporcionar a formação, a inserção e o desenvolvimento da capacidade criativa do cidadão na sociedade, isto é, deverá dotar o indivíduo de capacidade para utilizar os saberes das disciplinas, para que ele possa enfrentar com sucesso as situações da existência. A fim de que isso se concretize, a concepção adequada da natureza da ciência e do empreendimento científico precisa ser considerada na prática pedagógica dos professores. Nesse sentido, argumenta-se sobre a contribuição que a integração da abordagem histórica poderá dar para a formação na e para a cidadania. Consoante a importância que a História da Ciência representa, para aprender sobre a natureza da ciência, pela complexidade que apresenta, precisa ser utilizada na combinação com outros recursos metodológicos. |
id |
UTFPR-7_609302e9d8a9920c0bfb1257b35d53c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8452 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafiosHistory of the science in the scientific and technological education: contributions and challenges9.05.00.00-8concepção de natureza da ciência; formação cidadã; ensino das ciênciasConception of nature of science; Citizen formation; Science teachingNa sociedade atual, permeada pela ciência e pela tecnologia, o conhecimento é, cada vez mais, a maior valia para a vivência plena da cidadania. No presente artigo, parte-se da premissa de que a educação científica e tecnológica deverá proporcionar a formação, a inserção e o desenvolvimento da capacidade criativa do cidadão na sociedade, isto é, deverá dotar o indivíduo de capacidade para utilizar os saberes das disciplinas, para que ele possa enfrentar com sucesso as situações da existência. A fim de que isso se concretize, a concepção adequada da natureza da ciência e do empreendimento científico precisa ser considerada na prática pedagógica dos professores. Nesse sentido, argumenta-se sobre a contribuição que a integração da abordagem histórica poderá dar para a formação na e para a cidadania. Consoante a importância que a História da Ciência representa, para aprender sobre a natureza da ciência, pela complexidade que apresenta, precisa ser utilizada na combinação com outros recursos metodológicos.In current society, permeated by science and technology, knowledge is, increasingly, the most significant value for the full citizenship experience. In this article, the premise is that the scientific and technological education should provide the formation, insertion, and the development of the creative ability of the citizen, that is, it should endow the individual with the ability to employ the knowledge of disciplines so that it can face the situations of existence successfully. For this to occur, the adequate conception of the nature of science and the scientific endeavor must be considered in the pedagogical practice of teachers. In this sense, it is argued about the contribution that the integration of the historical approach can give to the formation in the citizenship and to the citizenship. According to the importance that the History of Science represents, to learn about the nature of science, due to the complexity that it presents, it must be used in combination with other methodological resources.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maria John Scheid, Neusa2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/845210.3895/rbect.v11n2.8452Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:13:58Zoai:periodicos.utfpr:article/8452Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:13:58Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios History of the science in the scientific and technological education: contributions and challenges |
title |
História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios |
spellingShingle |
História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios Maria John Scheid, Neusa 9.05.00.00-8 concepção de natureza da ciência; formação cidadã; ensino das ciências Conception of nature of science; Citizen formation; Science teaching |
title_short |
História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios |
title_full |
História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios |
title_fullStr |
História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios |
title_full_unstemmed |
História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios |
title_sort |
História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios |
author |
Maria John Scheid, Neusa |
author_facet |
Maria John Scheid, Neusa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria John Scheid, Neusa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
9.05.00.00-8 concepção de natureza da ciência; formação cidadã; ensino das ciências Conception of nature of science; Citizen formation; Science teaching |
topic |
9.05.00.00-8 concepção de natureza da ciência; formação cidadã; ensino das ciências Conception of nature of science; Citizen formation; Science teaching |
description |
Na sociedade atual, permeada pela ciência e pela tecnologia, o conhecimento é, cada vez mais, a maior valia para a vivência plena da cidadania. No presente artigo, parte-se da premissa de que a educação científica e tecnológica deverá proporcionar a formação, a inserção e o desenvolvimento da capacidade criativa do cidadão na sociedade, isto é, deverá dotar o indivíduo de capacidade para utilizar os saberes das disciplinas, para que ele possa enfrentar com sucesso as situações da existência. A fim de que isso se concretize, a concepção adequada da natureza da ciência e do empreendimento científico precisa ser considerada na prática pedagógica dos professores. Nesse sentido, argumenta-se sobre a contribuição que a integração da abordagem histórica poderá dar para a formação na e para a cidadania. Consoante a importância que a História da Ciência representa, para aprender sobre a natureza da ciência, pela complexidade que apresenta, precisa ser utilizada na combinação com outros recursos metodológicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452 10.3895/rbect.v11n2.8452 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v11n2.8452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018) 1982-873X 10.3895/rbect.v11n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871449948160 |