História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria John Scheid, Neusa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452
Resumo: Na sociedade atual, permeada pela ciência e pela tecnologia, o conhecimento é, cada vez mais, a maior valia para a vivência plena da cidadania. No presente artigo, parte-se da premissa de que a educação científica e tecnológica deverá proporcionar a formação, a inserção e o desenvolvimento da capacidade criativa do cidadão na sociedade, isto é, deverá dotar o indivíduo de capacidade para utilizar os saberes das disciplinas, para que ele possa enfrentar com sucesso as situações da existência. A fim de que isso se concretize, a concepção adequada da natureza da ciência e do empreendimento científico precisa ser considerada na prática pedagógica dos professores. Nesse sentido, argumenta-se sobre a contribuição que a integração da abordagem histórica poderá dar para a formação na e para a cidadania. Consoante a importância que a História da Ciência representa, para aprender sobre a natureza da ciência, pela complexidade que apresenta, precisa ser utilizada na combinação com outros recursos metodológicos.
id UTFPR-7_609302e9d8a9920c0bfb1257b35d53c0
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8452
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafiosHistory of the science in the scientific and technological education: contributions and challenges9.05.00.00-8concepção de natureza da ciência; formação cidadã; ensino das ciênciasConception of nature of science; Citizen formation; Science teachingNa sociedade atual, permeada pela ciência e pela tecnologia, o conhecimento é, cada vez mais, a maior valia para a vivência plena da cidadania. No presente artigo, parte-se da premissa de que a educação científica e tecnológica deverá proporcionar a formação, a inserção e o desenvolvimento da capacidade criativa do cidadão na sociedade, isto é, deverá dotar o indivíduo de capacidade para utilizar os saberes das disciplinas, para que ele possa enfrentar com sucesso as situações da existência. A fim de que isso se concretize, a concepção adequada da natureza da ciência e do empreendimento científico precisa ser considerada na prática pedagógica dos professores. Nesse sentido, argumenta-se sobre a contribuição que a integração da abordagem histórica poderá dar para a formação na e para a cidadania. Consoante a importância que a História da Ciência representa, para aprender sobre a natureza da ciência, pela complexidade que apresenta, precisa ser utilizada na combinação com outros recursos metodológicos.In current society, permeated by science and technology, knowledge is, increasingly, the most significant value for the full citizenship experience. In this article, the premise is that the scientific and technological education should provide the formation, insertion, and the development of the creative ability of the citizen, that is, it should endow the individual with the ability to employ the knowledge of disciplines so that it can face the situations of existence successfully. For this to occur, the adequate conception of the nature of science and the scientific endeavor must be considered in the pedagogical practice of teachers. In this sense, it is argued about the contribution that the integration of the historical approach can give to the formation in the citizenship and to the citizenship. According to the importance that the History of Science represents, to learn about the nature of science, due to the complexity that it presents, it must be used in combination with other methodological resources.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maria John Scheid, Neusa2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/845210.3895/rbect.v11n2.8452Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T19:13:58Zoai:periodicos.utfpr:article/8452Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T19:13:58Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios
History of the science in the scientific and technological education: contributions and challenges
title História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios
spellingShingle História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios
Maria John Scheid, Neusa
9.05.00.00-8
concepção de natureza da ciência; formação cidadã; ensino das ciências
Conception of nature of science; Citizen formation; Science teaching
title_short História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios
title_full História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios
title_fullStr História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios
title_full_unstemmed História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios
title_sort História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios
author Maria John Scheid, Neusa
author_facet Maria John Scheid, Neusa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Maria John Scheid, Neusa
dc.subject.por.fl_str_mv 9.05.00.00-8
concepção de natureza da ciência; formação cidadã; ensino das ciências
Conception of nature of science; Citizen formation; Science teaching
topic 9.05.00.00-8
concepção de natureza da ciência; formação cidadã; ensino das ciências
Conception of nature of science; Citizen formation; Science teaching
description Na sociedade atual, permeada pela ciência e pela tecnologia, o conhecimento é, cada vez mais, a maior valia para a vivência plena da cidadania. No presente artigo, parte-se da premissa de que a educação científica e tecnológica deverá proporcionar a formação, a inserção e o desenvolvimento da capacidade criativa do cidadão na sociedade, isto é, deverá dotar o indivíduo de capacidade para utilizar os saberes das disciplinas, para que ele possa enfrentar com sucesso as situações da existência. A fim de que isso se concretize, a concepção adequada da natureza da ciência e do empreendimento científico precisa ser considerada na prática pedagógica dos professores. Nesse sentido, argumenta-se sobre a contribuição que a integração da abordagem histórica poderá dar para a formação na e para a cidadania. Consoante a importância que a História da Ciência representa, para aprender sobre a natureza da ciência, pela complexidade que apresenta, precisa ser utilizada na combinação com outros recursos metodológicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452
10.3895/rbect.v11n2.8452
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n2.8452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8452/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 2 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871449948160