Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Evelyn Jeniffer de lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira, Luiz Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936
Resumo: O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta.
id UTFPR-7_609a89eb70e872c99f8c6673a0e56fdd
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2936
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de químicaEfeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico.O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqToledo, Evelyn Jeniffer de limaFerreira, Luiz Henrique2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/293610.3895/rbect.v10n2.2936Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/2936Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
title Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
spellingShingle Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
Toledo, Evelyn Jeniffer de lima
Efeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico.
title_short Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
title_full Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
title_fullStr Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
title_full_unstemmed Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
title_sort Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
author Toledo, Evelyn Jeniffer de lima
author_facet Toledo, Evelyn Jeniffer de lima
Ferreira, Luiz Henrique
author_role author
author2 Ferreira, Luiz Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo, Evelyn Jeniffer de lima
Ferreira, Luiz Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Efeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico.
topic Efeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico.
description O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936
10.3895/rbect.v10n2.2936
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n2.2936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713869727137792