Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936 |
Resumo: | O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta. |
id |
UTFPR-7_609a89eb70e872c99f8c6673a0e56fdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2936 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de químicaEfeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico.O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CNPqToledo, Evelyn Jeniffer de limaFerreira, Luiz Henrique2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/293610.3895/rbect.v10n2.2936Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/2936Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
title |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
spellingShingle |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química Toledo, Evelyn Jeniffer de lima Efeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico. |
title_short |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
title_full |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
title_fullStr |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
title_full_unstemmed |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
title_sort |
Concepções estereotipadas sobre o aquecimento global em livros didáticos de química |
author |
Toledo, Evelyn Jeniffer de lima |
author_facet |
Toledo, Evelyn Jeniffer de lima Ferreira, Luiz Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Luiz Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toledo, Evelyn Jeniffer de lima Ferreira, Luiz Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Efeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico. |
topic |
Efeito estufa; Livro didático; Pensamento crítico. |
description |
O período atual é marcado por um amplo acesso a informações, porém o conteúdo destas é questionável tendo em vista a superficialidade e o exagero emocional que as caracterizam. Neste artigo visa-se avaliar o caráter sensacionalista dos livros didáticos aprovados pelo PNLEM 2008 e PNLD 2012 em relação ao tema efeito estufa. Os resultados sugerem que o tom catastrófico está presente tanto na forma textual quanto imagética colaborando para que seja tênue a linha entre a notícia sensacionalista proposital e aquela advinda do desconhecimento. Essa abordagem realizada pelos livros didáticos caminha na contramão da LDB e dos PCNs, pois ao omitir o caráter controverso apresentando uma visão única usurpa do aluno a oportunidade de desenvolver seu pensamento crítico, o que poderia ser favorecido através dos princípios básicos da filosofia científica fundamentando o significado de ciência ao enfatizar a impossibilidade de chegar a uma verdade absoluta. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936 10.3895/rbect.v10n2.2936 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n2.2936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2936/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 2 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869727137792 |