M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso dos dispositivos móveis (m-learning) no cenário brasileiro. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre o uso do m-learning no contexto educacional, suscitando algumas questões relevantes sobre essa temática, tais como a sua definição, vantagens e desvantagem sobre a sua integração diante do processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. Este trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise possui teor qualitativo. Foram utilizados como fonte de pesquisa os periódicos da área de educação. Ao todo, analisaram-se 32 periódicos, sendo encontrados 36 artigos. Estes artigos foram classificados em seis dimensões que emergiram através da análise realizada. Os resultados deste trabalho apontam para uma preocupação mais latente sobre a produção de plataformas de desenvolvimento em apoio às tecnologias móveis e/ou ferramentas, do que para a compreensão fenomenológica sobre o uso dos dispositivos móveis em sala de aula. |
id |
UTFPR-7_6227427991f5a3188018319a548d8e79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2752 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da LiteraturaEste artigo apresenta uma investigação sobre o uso dos dispositivos móveis (m-learning) no cenário brasileiro. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre o uso do m-learning no contexto educacional, suscitando algumas questões relevantes sobre essa temática, tais como a sua definição, vantagens e desvantagem sobre a sua integração diante do processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. Este trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise possui teor qualitativo. Foram utilizados como fonte de pesquisa os periódicos da área de educação. Ao todo, analisaram-se 32 periódicos, sendo encontrados 36 artigos. Estes artigos foram classificados em seis dimensões que emergiram através da análise realizada. Os resultados deste trabalho apontam para uma preocupação mais latente sobre a produção de plataformas de desenvolvimento em apoio às tecnologias móveis e/ou ferramentas, do que para a compreensão fenomenológica sobre o uso dos dispositivos móveis em sala de aula.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)À FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), pelo apoio na concessão de Bolsa.Cleophas, Maria das GraçasCavalcanti, Eduardo Luiz DiasSouza, Francislê Neri deLeão, Marcelo Brito Carneiro2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/275210.3895/rbect.v8n4.2752Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n4reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752/2544Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-19T10:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/2752Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-01-19T10:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
title |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
spellingShingle |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura Cleophas, Maria das Graças |
title_short |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
title_full |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
title_fullStr |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
title_full_unstemmed |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
title_sort |
M-learning e suas Múltiplas Facetas no contexto educacional: Uma Revisão da Literatura |
author |
Cleophas, Maria das Graças |
author_facet |
Cleophas, Maria das Graças Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias Souza, Francislê Neri de Leão, Marcelo Brito Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias Souza, Francislê Neri de Leão, Marcelo Brito Carneiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
À FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), pelo apoio na concessão de Bolsa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cleophas, Maria das Graças Cavalcanti, Eduardo Luiz Dias Souza, Francislê Neri de Leão, Marcelo Brito Carneiro |
description |
Este artigo apresenta uma investigação sobre o uso dos dispositivos móveis (m-learning) no cenário brasileiro. Para tanto, inicia-se com uma discussão sobre o uso do m-learning no contexto educacional, suscitando algumas questões relevantes sobre essa temática, tais como a sua definição, vantagens e desvantagem sobre a sua integração diante do processo de ensino e aprendizagem das Ciências Naturais. Este trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura, cuja análise possui teor qualitativo. Foram utilizados como fonte de pesquisa os periódicos da área de educação. Ao todo, analisaram-se 32 periódicos, sendo encontrados 36 artigos. Estes artigos foram classificados em seis dimensões que emergiram através da análise realizada. Os resultados deste trabalho apontam para uma preocupação mais latente sobre a produção de plataformas de desenvolvimento em apoio às tecnologias móveis e/ou ferramentas, do que para a compreensão fenomenológica sobre o uso dos dispositivos móveis em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752 10.3895/rbect.v8n4.2752 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n4.2752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2752/2544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n4 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713869656883200 |