Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Roberta Dall Agnese
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Almeida, Caroline Medeiros Martins, Lopes, Paulo Tadeu Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2030
Resumo: Este trabalho buscou avaliar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a partir das percepções dos alunos, como componente on-line e complementar da disciplina de Ciências no nono ano de uma escola pública. A metodologia enquadra-se no paradigma qualitativo, conduzida pela abordagem do estudo de caso e utilizando-se de questionários para a coleta de dados. As questões fechadas foram analisadas através da estatística descritiva e as questões abertas segundo a técnica da análise de conteúdo. Nos resultados é apresentado o perfil da turma e uma avaliação detalhada das percepções dos alunos. De um modo geral, pode-se concluir que o AVA contribuiu para a aprendizagem e cumpriu as expectativas pedagógicas que fundamentaram sua elaboração, dentre elas:  oportunizar materiais de melhor qualidade visual aos alunos; estimular a aprendizagem em diferentes contextos; respeitar e valorizar o ritmo de aprendizagem de cada aluno e  aumentar o tempo de dedicação dos alunos ao estudo de Ciências.
id UTFPR-7_62c0e89ad1dc6f8e85b76638ee441245
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2030
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunosEste trabalho buscou avaliar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a partir das percepções dos alunos, como componente on-line e complementar da disciplina de Ciências no nono ano de uma escola pública. A metodologia enquadra-se no paradigma qualitativo, conduzida pela abordagem do estudo de caso e utilizando-se de questionários para a coleta de dados. As questões fechadas foram analisadas através da estatística descritiva e as questões abertas segundo a técnica da análise de conteúdo. Nos resultados é apresentado o perfil da turma e uma avaliação detalhada das percepções dos alunos. De um modo geral, pode-se concluir que o AVA contribuiu para a aprendizagem e cumpriu as expectativas pedagógicas que fundamentaram sua elaboração, dentre elas:  oportunizar materiais de melhor qualidade visual aos alunos; estimular a aprendizagem em diferentes contextos; respeitar e valorizar o ritmo de aprendizagem de cada aluno e  aumentar o tempo de dedicação dos alunos ao estudo de Ciências.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Costa, Roberta Dall Agnesede Almeida, Caroline Medeiros MartinsLopes, Paulo Tadeu Campos2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/203010.3895/rbect.v8n1.2030Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2030/1986Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/2030Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunos
title Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunos
spellingShingle Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunos
da Costa, Roberta Dall Agnese
title_short Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunos
title_full Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunos
title_fullStr Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunos
title_full_unstemmed Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunos
title_sort Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunos
author da Costa, Roberta Dall Agnese
author_facet da Costa, Roberta Dall Agnese
de Almeida, Caroline Medeiros Martins
Lopes, Paulo Tadeu Campos
author_role author
author2 de Almeida, Caroline Medeiros Martins
Lopes, Paulo Tadeu Campos
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Roberta Dall Agnese
de Almeida, Caroline Medeiros Martins
Lopes, Paulo Tadeu Campos
description Este trabalho buscou avaliar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a partir das percepções dos alunos, como componente on-line e complementar da disciplina de Ciências no nono ano de uma escola pública. A metodologia enquadra-se no paradigma qualitativo, conduzida pela abordagem do estudo de caso e utilizando-se de questionários para a coleta de dados. As questões fechadas foram analisadas através da estatística descritiva e as questões abertas segundo a técnica da análise de conteúdo. Nos resultados é apresentado o perfil da turma e uma avaliação detalhada das percepções dos alunos. De um modo geral, pode-se concluir que o AVA contribuiu para a aprendizagem e cumpriu as expectativas pedagógicas que fundamentaram sua elaboração, dentre elas:  oportunizar materiais de melhor qualidade visual aos alunos; estimular a aprendizagem em diferentes contextos; respeitar e valorizar o ritmo de aprendizagem de cada aluno e  aumentar o tempo de dedicação dos alunos ao estudo de Ciências.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2030
10.3895/rbect.v8n1.2030
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2030
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n1.2030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2030/1986
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870191656960