A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, Thaís
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Laudelino, Marilda Adlong, Tenório, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274
Resumo: Foi investigada a dinâmica de utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso a distância de graduação em Engenharia de uma instituição pública de São Paulo. Cinquenta alunos do primeiro semestre participaram da pesquisa. Quase todos acessavam o AVA, baseado no sistema Canvas, semanalmente. As percepções dos alunos foram conhecidas por meio de questionário. Dúvidas e dificuldades manifestadas em encontros presenciais e virtuais também foram registradas. As dificuldades iniciais de manipulação do AVA puderam ser dirimidas ou mitigadas no decorrer do semestre. Os calouros tinham à disposição diversos recursos. Os preferidos para trabalhar conteúdos eram textos complementares e videoaulas, e para comunicação, videoconferência e e-mail. Não obstante, foi sugerido que houvesse listas de questões com respostas on-line e retorno das correções de exercícios. Para os participantes da pesquisa, o AVA facilitava o acesso à informação e fornecia flexibilidade, mas carecia da possibilidade de comunicação imediata com tutores nos momentos desejados.Palavras-chave: Educação a distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Aluno. The View of E-Learning Undergraduate Students on the Virtual Learning EnvironmentAbstractThe utilization dynamics of the virtual learning environment (VLE) employed of graduation engineering course of a public institution in São Paulo State was investigated. Fifty students on the first semester of the course have participated on the research. Almost all of them accessed weekly VLE based on Canvas learning management system. Doubts and difficulties expressed by the students during face to face and virtual meetings were also recorded. Initial difficulties related to the VLE use could be solved or mitigated during the semester. Many learning resources were made available to students in the VLE. According to the students opinion, complementary literature, video lessons and e-mail were the preferred type studying material. Yet, it was suggested the use of worksheets with answers available online and feedbacks to the correction. To them, the VLE facilitates access to information and provides flexible studying schedules. However, the lack of on-demand live communication with tutors was considered a drawback.Keywords: Distance learning; Virtual Learning Environment; Student.
id CECIERJ_5f49ae2f7eea0b877e3e3e8ca29c601e
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/274
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância Foi investigada a dinâmica de utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso a distância de graduação em Engenharia de uma instituição pública de São Paulo. Cinquenta alunos do primeiro semestre participaram da pesquisa. Quase todos acessavam o AVA, baseado no sistema Canvas, semanalmente. As percepções dos alunos foram conhecidas por meio de questionário. Dúvidas e dificuldades manifestadas em encontros presenciais e virtuais também foram registradas. As dificuldades iniciais de manipulação do AVA puderam ser dirimidas ou mitigadas no decorrer do semestre. Os calouros tinham à disposição diversos recursos. Os preferidos para trabalhar conteúdos eram textos complementares e videoaulas, e para comunicação, videoconferência e e-mail. Não obstante, foi sugerido que houvesse listas de questões com respostas on-line e retorno das correções de exercícios. Para os participantes da pesquisa, o AVA facilitava o acesso à informação e fornecia flexibilidade, mas carecia da possibilidade de comunicação imediata com tutores nos momentos desejados.Palavras-chave: Educação a distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Aluno. The View of E-Learning Undergraduate Students on the Virtual Learning EnvironmentAbstractThe utilization dynamics of the virtual learning environment (VLE) employed of graduation engineering course of a public institution in São Paulo State was investigated. Fifty students on the first semester of the course have participated on the research. Almost all of them accessed weekly VLE based on Canvas learning management system. Doubts and difficulties expressed by the students during face to face and virtual meetings were also recorded. Initial difficulties related to the VLE use could be solved or mitigated during the semester. Many learning resources were made available to students in the VLE. According to the students opinion, complementary literature, video lessons and e-mail were the preferred type studying material. Yet, it was suggested the use of worksheets with answers available online and feedbacks to the correction. To them, the VLE facilitates access to information and provides flexible studying schedules. However, the lack of on-demand live communication with tutors was considered a drawback.Keywords: Distance learning; Virtual Learning Environment; Student.Fundação Cecierj2015-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/27410.18264/eadf.v5i3.274EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/147https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/477https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/478https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/479https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/480https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/481https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/482https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/483https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/484https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/485https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/486https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/487https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/488https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/489https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/490Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, ThaísLaudelino, Marilda AdlongTenório, André2020-01-18T11:14:50ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
title A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
spellingShingle A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
Tenório, Thaís
title_short A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
title_full A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
title_fullStr A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
title_full_unstemmed A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
title_sort A Importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem em um Curso de Graduação com Base nas Percepções de Alunos a Distância
author Tenório, Thaís
author_facet Tenório, Thaís
Laudelino, Marilda Adlong
Tenório, André
author_role author
author2 Laudelino, Marilda Adlong
Tenório, André
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, Thaís
Laudelino, Marilda Adlong
Tenório, André
description Foi investigada a dinâmica de utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de um curso a distância de graduação em Engenharia de uma instituição pública de São Paulo. Cinquenta alunos do primeiro semestre participaram da pesquisa. Quase todos acessavam o AVA, baseado no sistema Canvas, semanalmente. As percepções dos alunos foram conhecidas por meio de questionário. Dúvidas e dificuldades manifestadas em encontros presenciais e virtuais também foram registradas. As dificuldades iniciais de manipulação do AVA puderam ser dirimidas ou mitigadas no decorrer do semestre. Os calouros tinham à disposição diversos recursos. Os preferidos para trabalhar conteúdos eram textos complementares e videoaulas, e para comunicação, videoconferência e e-mail. Não obstante, foi sugerido que houvesse listas de questões com respostas on-line e retorno das correções de exercícios. Para os participantes da pesquisa, o AVA facilitava o acesso à informação e fornecia flexibilidade, mas carecia da possibilidade de comunicação imediata com tutores nos momentos desejados.Palavras-chave: Educação a distância; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Aluno. The View of E-Learning Undergraduate Students on the Virtual Learning EnvironmentAbstractThe utilization dynamics of the virtual learning environment (VLE) employed of graduation engineering course of a public institution in São Paulo State was investigated. Fifty students on the first semester of the course have participated on the research. Almost all of them accessed weekly VLE based on Canvas learning management system. Doubts and difficulties expressed by the students during face to face and virtual meetings were also recorded. Initial difficulties related to the VLE use could be solved or mitigated during the semester. Many learning resources were made available to students in the VLE. According to the students opinion, complementary literature, video lessons and e-mail were the preferred type studying material. Yet, it was suggested the use of worksheets with answers available online and feedbacks to the correction. To them, the VLE facilitates access to information and provides flexible studying schedules. However, the lack of on-demand live communication with tutors was considered a drawback.Keywords: Distance learning; Virtual Learning Environment; Student.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274
10.18264/eadf.v5i3.274
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i3.274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/147
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/477
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/478
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/479
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/480
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/481
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/482
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/483
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/484
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/485
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/486
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/487
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/488
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/489
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/274/490
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 3 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 3 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 3 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567521390592