Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1554 |
Resumo: | O teorema da função implícita se apresenta como assunto contemplado na abordagem tradicional dos compêndios de Cálculo no Brasil. Nesse artigo se descreve, de modo particular, duas etapas previstas pela Engenharia Didática – ED. Assim, apresentam-se as fases de análise prévias e construção das situações/análises a priori. Enfatizam-se atividades descritas/estruturadas com apoio da tecnologia. A mediação afetada pela exploração adequada de softwares possibilita evitar determinados elementos que atuam como entraves a um entendimento conceitual amplo, inerente ao TFI. Desse modo, com a indicação e estruturação de situações-problema, se imprime maior ênfase na visualização e entendimento de propriedades qualitativas (gráfico-geométricas), e não apenas de natureza algorítmicas. Por fim, com os elementos questionados nos livros didáticos de Cálculo, proporciona-se a descrição de fatores atinentes à mediação didática do TFI, que assinalam caracteres que detém a possibilidade de controlar/prever as ações dos estudantes, bem como, promover um sentido amplo para a compreensão do teorema. |
id |
UTFPR-7_682a1db3dc5c614e373f891eca03e457 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1554 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a prioriO teorema da função implícita se apresenta como assunto contemplado na abordagem tradicional dos compêndios de Cálculo no Brasil. Nesse artigo se descreve, de modo particular, duas etapas previstas pela Engenharia Didática – ED. Assim, apresentam-se as fases de análise prévias e construção das situações/análises a priori. Enfatizam-se atividades descritas/estruturadas com apoio da tecnologia. A mediação afetada pela exploração adequada de softwares possibilita evitar determinados elementos que atuam como entraves a um entendimento conceitual amplo, inerente ao TFI. Desse modo, com a indicação e estruturação de situações-problema, se imprime maior ênfase na visualização e entendimento de propriedades qualitativas (gráfico-geométricas), e não apenas de natureza algorítmicas. Por fim, com os elementos questionados nos livros didáticos de Cálculo, proporciona-se a descrição de fatores atinentes à mediação didática do TFI, que assinalam caracteres que detém a possibilidade de controlar/prever as ações dos estudantes, bem como, promover um sentido amplo para a compreensão do teorema. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)IFCEAlves, Francisco Regis Vieira2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/155410.3895/S1982-873X2014000300010Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1554/1935Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T16:38:12Zoai:periodicos.utfpr:article/1554Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-01-29T16:38:12Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
title |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
spellingShingle |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori Alves, Francisco Regis Vieira |
title_short |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
title_full |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
title_fullStr |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
title_full_unstemmed |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
title_sort |
Engenharia Didática para o Teorema da Função Implícita: análises preliminares e a priori |
author |
Alves, Francisco Regis Vieira |
author_facet |
Alves, Francisco Regis Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IFCE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francisco Regis Vieira |
description |
O teorema da função implícita se apresenta como assunto contemplado na abordagem tradicional dos compêndios de Cálculo no Brasil. Nesse artigo se descreve, de modo particular, duas etapas previstas pela Engenharia Didática – ED. Assim, apresentam-se as fases de análise prévias e construção das situações/análises a priori. Enfatizam-se atividades descritas/estruturadas com apoio da tecnologia. A mediação afetada pela exploração adequada de softwares possibilita evitar determinados elementos que atuam como entraves a um entendimento conceitual amplo, inerente ao TFI. Desse modo, com a indicação e estruturação de situações-problema, se imprime maior ênfase na visualização e entendimento de propriedades qualitativas (gráfico-geométricas), e não apenas de natureza algorítmicas. Por fim, com os elementos questionados nos livros didáticos de Cálculo, proporciona-se a descrição de fatores atinentes à mediação didática do TFI, que assinalam caracteres que detém a possibilidade de controlar/prever as ações dos estudantes, bem como, promover um sentido amplo para a compreensão do teorema. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1554 10.3895/S1982-873X2014000300010 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1554 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2014000300010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1554/1935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20140003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870015496192 |