Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2983 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema o Ensino de Física para alunos surdos, especificamente a criação de sinais para conceitos de Física. A partir de uma sequência didática, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, preparamos um grupo de instrutores surdos que elaboraram os sinais para os conceitos de força, aceleração e massa. Também verificamos a aceitação dos novos sinais ao utilizá-los com alguns alunos que frequentavam o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)-MS e realizamos uma investigação aplicando os novos sinais na discussão das Leis de Newton com esses alunos. Obtivemos os dados por meio de filmagens e gravações de áudio, os quais foram transcritos e analisados usando a Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram a aceitação dos novos sinais propostos e que o uso desses sinais articulados com aulas interativas e mediadas pelo professor pesquisador contribuíram para a diferenciação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos para os alunos com surdez investigados. |
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Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e ForçaO presente trabalho tem como tema o Ensino de Física para alunos surdos, especificamente a criação de sinais para conceitos de Física. A partir de uma sequência didática, fundamentada na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, preparamos um grupo de instrutores surdos que elaboraram os sinais para os conceitos de força, aceleração e massa. Também verificamos a aceitação dos novos sinais ao utilizá-los com alguns alunos que frequentavam o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)-MS e realizamos uma investigação aplicando os novos sinais na discussão das Leis de Newton com esses alunos. Obtivemos os dados por meio de filmagens e gravações de áudio, os quais foram transcritos e analisados usando a Análise Microgenética, fundamentada na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky. Os resultados evidenciaram a aceitação dos novos sinais propostos e que o uso desses sinais articulados com aulas interativas e mediadas pelo professor pesquisador contribuíram para a diferenciação entre os conceitos cotidianos e os conceitos científicos para os alunos com surdez investigados.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Vargas, Jaqueline SantosGobara, Shirley Takeco2015-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/298310.3895/rbect.v8n2.2983Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 2 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2983/2064Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-08-03T14:14:31Zoai:periodicos.utfpr:article/2983Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-08-03T14:14:31Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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