Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693 |
Resumo: | Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básicos de Estatística, em uma turma de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. A base metodológica utilizada foi a pesquisa aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Estatística, explorando os dados e informações advindas dos estudantes. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo os conhecimentos voltados à Estatística. |
id |
UTFPR-7_6c4ebc6157e6a3e0647af2a5bd71e1d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/5693 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas consideraçõeseducação; ensino-aprendizagemEducação Estatística;Ensino de Estatística;Ensino e aprendizagem.Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básicos de Estatística, em uma turma de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. A base metodológica utilizada foi a pesquisa aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Estatística, explorando os dados e informações advindas dos estudantes. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo os conhecimentos voltados à Estatística.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fernandes, Rúbia Juliana GomesDamin, WillianJúnior, Guataçara dos Santos2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/569310.3895/rbect.v10n1.5693Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/5693Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
title |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
spellingShingle |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações Fernandes, Rúbia Juliana Gomes educação; ensino-aprendizagem Educação Estatística;Ensino de Estatística;Ensino e aprendizagem. |
title_short |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
title_full |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
title_fullStr |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
title_full_unstemmed |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
title_sort |
Atividades de estatística para o 8º ano do ensino fundamental: algumas considerações |
author |
Fernandes, Rúbia Juliana Gomes |
author_facet |
Fernandes, Rúbia Juliana Gomes Damin, Willian Júnior, Guataçara dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Damin, Willian Júnior, Guataçara dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Rúbia Juliana Gomes Damin, Willian Júnior, Guataçara dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; ensino-aprendizagem Educação Estatística;Ensino de Estatística;Ensino e aprendizagem. |
topic |
educação; ensino-aprendizagem Educação Estatística;Ensino de Estatística;Ensino e aprendizagem. |
description |
Apresentam-se, neste artigo, resultados de uma investigação que analisou as contribuições de uma atividade dirigida para o ensino de Estatística, nos anos finais do ensino fundamental. Com o intuito de alcançar tal objetivo foram sistematizadas atividades dirigidas, enfocando alguns conteúdos básicos de Estatística, em uma turma de alunos do oitavo ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino de Curitiba. A base metodológica utilizada foi a pesquisa aplicada, descritiva e os resultados foram analisados na perspectiva qualitativa. Neste estudo, tratou-se de questões pertinentes ao ensino da Estatística, explorando os dados e informações advindas dos estudantes. Constatou-se, durante o trabalho, interesse e predisposição dos alunos para os conteúdos sistematizados. Ao analisar os resultados do desempenho dos alunos durante a execução dessa proposta pedagógica, percebeu-se um avanço quanto à aquisição dos conteúdos envolvendo os conhecimentos voltados à Estatística. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693 10.3895/rbect.v10n1.5693 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n1.5693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5693/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 1 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870598504448 |