A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Letícia Bispo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Bárbara Luisa Soares dos Reis, Pitanga, Ângelo Francklin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7511
Resumo: As questões ambientais podem ser abordadas em sala de aula através de temas, e dentre eles, podemos destacar as abordagens sobre a utilização dos plásticos, em que verifica-se o consumo excessivo e consequentemente a produção de lixo. Assim, diante do tema, este artigo tem como objetivo analisar as visões de alunos do 3º ano de Ensino Médio, a partir de um projeto de intervenção didática, tendo os plásticos como tema gerador num enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para fundamentação teórica, buscou-se as referências sobre Educação Ambiental e, fez-se uma abordagem sobre os 8R’s e o consumo de plásticos. Metodologicamente, tem-se uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa-ação. Como produto do processo analítico, duas categorias, foram selecionadas: Visões de Educação Ambiental Conservadora e Educação Ambiental Crítica.
id UTFPR-7_6e236c9771a0badfd69c53e94371e841
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7511
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médioThe use of drawings as analysis tool visions of environmental High School students7.08.00.00-6Plásticos; Educação ambiental; Ciência, Tecnologia e Sociedade.Plastics; Environmental views; Environmental education; Analysis of drawingsAs questões ambientais podem ser abordadas em sala de aula através de temas, e dentre eles, podemos destacar as abordagens sobre a utilização dos plásticos, em que verifica-se o consumo excessivo e consequentemente a produção de lixo. Assim, diante do tema, este artigo tem como objetivo analisar as visões de alunos do 3º ano de Ensino Médio, a partir de um projeto de intervenção didática, tendo os plásticos como tema gerador num enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para fundamentação teórica, buscou-se as referências sobre Educação Ambiental e, fez-se uma abordagem sobre os 8R’s e o consumo de plásticos. Metodologicamente, tem-se uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa-ação. Como produto do processo analítico, duas categorias, foram selecionadas: Visões de Educação Ambiental Conservadora e Educação Ambiental Crítica.Environmental issues can be addressed in the classroom through themes, and among them, we highlight the discussions about the use of plastics, excessive consumption and consequently the production of garbage. Thus, in view of the theme, this article aims to analyze the visions of students of the 3rd year of high school, in chemistry classes, from a didactic intervention project, with plastics as the generating theme. For theoretical reasons, references were made on Critical Environmental Education and an approach was taken on the 8R's and the consumption of plastics. Methodologically, we have a qualitative research, an action research. As a product of the analytical process, two categories were selected: Visions of Conservative Environmental Education and Critical Environmental Education. The results point to the prevalence of conservative vision associated with Recycling. They point to a recursive conception, with individualistic, sensitive and affectionate elements of human action towards the environment.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Rocha, Letícia BispoSantos, Bárbara Luisa Soares dos ReisPitanga, Ângelo Francklin2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/751110.3895/rbect.v12n1.7511Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7511/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T21:48:50Zoai:periodicos.utfpr:article/7511Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T21:48:50Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio
The use of drawings as analysis tool visions of environmental High School students
title A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio
spellingShingle A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio
da Rocha, Letícia Bispo
7.08.00.00-6
Plásticos; Educação ambiental; Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Plastics; Environmental views; Environmental education; Analysis of drawings
title_short A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio
title_full A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio
title_fullStr A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio
title_full_unstemmed A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio
title_sort A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio
author da Rocha, Letícia Bispo
author_facet da Rocha, Letícia Bispo
Santos, Bárbara Luisa Soares dos Reis
Pitanga, Ângelo Francklin
author_role author
author2 Santos, Bárbara Luisa Soares dos Reis
Pitanga, Ângelo Francklin
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha, Letícia Bispo
Santos, Bárbara Luisa Soares dos Reis
Pitanga, Ângelo Francklin
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6
Plásticos; Educação ambiental; Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Plastics; Environmental views; Environmental education; Analysis of drawings
topic 7.08.00.00-6
Plásticos; Educação ambiental; Ciência, Tecnologia e Sociedade.
Plastics; Environmental views; Environmental education; Analysis of drawings
description As questões ambientais podem ser abordadas em sala de aula através de temas, e dentre eles, podemos destacar as abordagens sobre a utilização dos plásticos, em que verifica-se o consumo excessivo e consequentemente a produção de lixo. Assim, diante do tema, este artigo tem como objetivo analisar as visões de alunos do 3º ano de Ensino Médio, a partir de um projeto de intervenção didática, tendo os plásticos como tema gerador num enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para fundamentação teórica, buscou-se as referências sobre Educação Ambiental e, fez-se uma abordagem sobre os 8R’s e o consumo de plásticos. Metodologicamente, tem-se uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa-ação. Como produto do processo analítico, duas categorias, foram selecionadas: Visões de Educação Ambiental Conservadora e Educação Ambiental Crítica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7511
10.3895/rbect.v12n1.7511
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7511
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n1.7511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7511/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871888252928