A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7511 |
Resumo: | As questões ambientais podem ser abordadas em sala de aula através de temas, e dentre eles, podemos destacar as abordagens sobre a utilização dos plásticos, em que verifica-se o consumo excessivo e consequentemente a produção de lixo. Assim, diante do tema, este artigo tem como objetivo analisar as visões de alunos do 3º ano de Ensino Médio, a partir de um projeto de intervenção didática, tendo os plásticos como tema gerador num enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para fundamentação teórica, buscou-se as referências sobre Educação Ambiental e, fez-se uma abordagem sobre os 8R’s e o consumo de plásticos. Metodologicamente, tem-se uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa-ação. Como produto do processo analítico, duas categorias, foram selecionadas: Visões de Educação Ambiental Conservadora e Educação Ambiental Crítica. |
id |
UTFPR-7_6e236c9771a0badfd69c53e94371e841 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7511 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médioThe use of drawings as analysis tool visions of environmental High School students7.08.00.00-6Plásticos; Educação ambiental; Ciência, Tecnologia e Sociedade.Plastics; Environmental views; Environmental education; Analysis of drawingsAs questões ambientais podem ser abordadas em sala de aula através de temas, e dentre eles, podemos destacar as abordagens sobre a utilização dos plásticos, em que verifica-se o consumo excessivo e consequentemente a produção de lixo. Assim, diante do tema, este artigo tem como objetivo analisar as visões de alunos do 3º ano de Ensino Médio, a partir de um projeto de intervenção didática, tendo os plásticos como tema gerador num enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para fundamentação teórica, buscou-se as referências sobre Educação Ambiental e, fez-se uma abordagem sobre os 8R’s e o consumo de plásticos. Metodologicamente, tem-se uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa-ação. Como produto do processo analítico, duas categorias, foram selecionadas: Visões de Educação Ambiental Conservadora e Educação Ambiental Crítica.Environmental issues can be addressed in the classroom through themes, and among them, we highlight the discussions about the use of plastics, excessive consumption and consequently the production of garbage. Thus, in view of the theme, this article aims to analyze the visions of students of the 3rd year of high school, in chemistry classes, from a didactic intervention project, with plastics as the generating theme. For theoretical reasons, references were made on Critical Environmental Education and an approach was taken on the 8R's and the consumption of plastics. Methodologically, we have a qualitative research, an action research. As a product of the analytical process, two categories were selected: Visions of Conservative Environmental Education and Critical Environmental Education. The results point to the prevalence of conservative vision associated with Recycling. They point to a recursive conception, with individualistic, sensitive and affectionate elements of human action towards the environment.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Rocha, Letícia BispoSantos, Bárbara Luisa Soares dos ReisPitanga, Ângelo Francklin2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/751110.3895/rbect.v12n1.7511Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7511/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T21:48:50Zoai:periodicos.utfpr:article/7511Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T21:48:50Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio The use of drawings as analysis tool visions of environmental High School students |
title |
A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio |
spellingShingle |
A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio da Rocha, Letícia Bispo 7.08.00.00-6 Plásticos; Educação ambiental; Ciência, Tecnologia e Sociedade. Plastics; Environmental views; Environmental education; Analysis of drawings |
title_short |
A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio |
title_full |
A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio |
title_fullStr |
A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio |
title_sort |
A utilização de desenhos como instrumento de análise de visões ambientais de alunos do ensino médio |
author |
da Rocha, Letícia Bispo |
author_facet |
da Rocha, Letícia Bispo Santos, Bárbara Luisa Soares dos Reis Pitanga, Ângelo Francklin |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Bárbara Luisa Soares dos Reis Pitanga, Ângelo Francklin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rocha, Letícia Bispo Santos, Bárbara Luisa Soares dos Reis Pitanga, Ângelo Francklin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.08.00.00-6 Plásticos; Educação ambiental; Ciência, Tecnologia e Sociedade. Plastics; Environmental views; Environmental education; Analysis of drawings |
topic |
7.08.00.00-6 Plásticos; Educação ambiental; Ciência, Tecnologia e Sociedade. Plastics; Environmental views; Environmental education; Analysis of drawings |
description |
As questões ambientais podem ser abordadas em sala de aula através de temas, e dentre eles, podemos destacar as abordagens sobre a utilização dos plásticos, em que verifica-se o consumo excessivo e consequentemente a produção de lixo. Assim, diante do tema, este artigo tem como objetivo analisar as visões de alunos do 3º ano de Ensino Médio, a partir de um projeto de intervenção didática, tendo os plásticos como tema gerador num enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para fundamentação teórica, buscou-se as referências sobre Educação Ambiental e, fez-se uma abordagem sobre os 8R’s e o consumo de plásticos. Metodologicamente, tem-se uma pesquisa qualitativa e uma pesquisa-ação. Como produto do processo analítico, duas categorias, foram selecionadas: Visões de Educação Ambiental Conservadora e Educação Ambiental Crítica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7511 10.3895/rbect.v12n1.7511 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7511 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n1.7511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7511/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871888252928 |