Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944 |
Resumo: | Neste estudo, são apresentados resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção espacial de uma pessoa com cegueira, bem como sua compreensão por meio de suas expressões. Para tanto, essa pessoa, estudante de um curso de Geografia, aceitou contribuir para tal, o que permitiu acompanhar as atividades que lhe foram propostas. Portanto, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Na coleta de dados, foram utilizados cinco modelos físicos de escala, em que dados referentes às percepções táteis do participante foram gravados em áudio e transcritos na sequência. Na análise, fez-se o ‘enlace’ entre os dados de campo e a teoria perceptiva obtida. Como resultado foi possível identificar que a percepção dos conhecimentos relacionados a ‘relevo’, ‘hidrografia’ e ‘cartografia’, desse estudante com cegueira, perpassava as três fases da Modelagem, isto é, as fases da percepção-apreensão; compreensão-explicação; e significação-expressão. A identificação sobre como se dá o processo mental dos seres humanos, em especial o do colaborador desta pesquisa (devido à cegueira), pode contribuir para que os professores que atuam na Educação Básica saibam como auxiliar seus estudantes no aprimoramento de seus conhecimentos e, mais que tudo, na busca de seus interesses profissionais. |
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Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivênciasEnsinoModelagem; Cegueira; Percepção – Compreensão.Neste estudo, são apresentados resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção espacial de uma pessoa com cegueira, bem como sua compreensão por meio de suas expressões. Para tanto, essa pessoa, estudante de um curso de Geografia, aceitou contribuir para tal, o que permitiu acompanhar as atividades que lhe foram propostas. Portanto, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Na coleta de dados, foram utilizados cinco modelos físicos de escala, em que dados referentes às percepções táteis do participante foram gravados em áudio e transcritos na sequência. Na análise, fez-se o ‘enlace’ entre os dados de campo e a teoria perceptiva obtida. Como resultado foi possível identificar que a percepção dos conhecimentos relacionados a ‘relevo’, ‘hidrografia’ e ‘cartografia’, desse estudante com cegueira, perpassava as três fases da Modelagem, isto é, as fases da percepção-apreensão; compreensão-explicação; e significação-expressão. A identificação sobre como se dá o processo mental dos seres humanos, em especial o do colaborador desta pesquisa (devido à cegueira), pode contribuir para que os professores que atuam na Educação Básica saibam como auxiliar seus estudantes no aprimoramento de seus conhecimentos e, mais que tudo, na busca de seus interesses profissionais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Staffa da Costa, João Franciscodo Rosário Lima, Valderez MarinaBiembengut, Maria Salett2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1394410.3895/rbect.v16n1.13944Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16, n. 1 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-08T11:13:54Zoai:periodicos.utfpr:article/13944Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-10-08T11:13:54Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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