Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Staffa da Costa, João Francisco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: do Rosário Lima, Valderez Marina, Biembengut, Maria Salett
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944
Resumo: Neste estudo, são apresentados resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção espacial de uma pessoa com cegueira, bem como sua compreensão por meio de suas expressões. Para tanto, essa pessoa, estudante de um curso de Geografia, aceitou contribuir para tal, o que permitiu acompanhar as atividades que lhe foram propostas. Portanto, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Na coleta de dados, foram utilizados cinco modelos físicos de escala, em que dados referentes às percepções táteis do participante foram gravados em áudio e transcritos na sequência. Na análise, fez-se o ‘enlace’ entre os dados de campo e a teoria perceptiva obtida. Como resultado foi possível identificar que a percepção dos conhecimentos relacionados a ‘relevo’, ‘hidrografia’ e ‘cartografia’, desse estudante com cegueira, perpassava as três fases da Modelagem, isto é, as fases da percepção-apreensão; compreensão-explicação; e significação-expressão. A identificação sobre como se dá o processo mental dos seres humanos, em especial o do colaborador desta pesquisa (devido à cegueira), pode contribuir para que os professores que atuam na Educação Básica saibam como auxiliar seus estudantes no aprimoramento de seus conhecimentos e, mais que tudo, na busca de seus interesses profissionais.
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