Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Staffa da Costa, João Francisco
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: do Rosário Lima, Valderez Marina, Biembengut, Maria Salett
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944
Resumo: Neste estudo, são apresentados resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção espacial de uma pessoa com cegueira, bem como sua compreensão por meio de suas expressões. Para tanto, essa pessoa, estudante de um curso de Geografia, aceitou contribuir para tal, o que permitiu acompanhar as atividades que lhe foram propostas. Portanto, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Na coleta de dados, foram utilizados cinco modelos físicos de escala, em que dados referentes às percepções táteis do participante foram gravados em áudio e transcritos na sequência. Na análise, fez-se o ‘enlace’ entre os dados de campo e a teoria perceptiva obtida. Como resultado foi possível identificar que a percepção dos conhecimentos relacionados a ‘relevo’, ‘hidrografia’ e ‘cartografia’, desse estudante com cegueira, perpassava as três fases da Modelagem, isto é, as fases da percepção-apreensão; compreensão-explicação; e significação-expressão. A identificação sobre como se dá o processo mental dos seres humanos, em especial o do colaborador desta pesquisa (devido à cegueira), pode contribuir para que os professores que atuam na Educação Básica saibam como auxiliar seus estudantes no aprimoramento de seus conhecimentos e, mais que tudo, na busca de seus interesses profissionais.
id UTFPR-7_6f363934e24dd7686e6e8c1ad01c712c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13944
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivênciasEnsinoModelagem; Cegueira; Percepção – Compreensão.Neste estudo, são apresentados resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção espacial de uma pessoa com cegueira, bem como sua compreensão por meio de suas expressões. Para tanto, essa pessoa, estudante de um curso de Geografia, aceitou contribuir para tal, o que permitiu acompanhar as atividades que lhe foram propostas. Portanto, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Na coleta de dados, foram utilizados cinco modelos físicos de escala, em que dados referentes às percepções táteis do participante foram gravados em áudio e transcritos na sequência. Na análise, fez-se o ‘enlace’ entre os dados de campo e a teoria perceptiva obtida. Como resultado foi possível identificar que a percepção dos conhecimentos relacionados a ‘relevo’, ‘hidrografia’ e ‘cartografia’, desse estudante com cegueira, perpassava as três fases da Modelagem, isto é, as fases da percepção-apreensão; compreensão-explicação; e significação-expressão. A identificação sobre como se dá o processo mental dos seres humanos, em especial o do colaborador desta pesquisa (devido à cegueira), pode contribuir para que os professores que atuam na Educação Básica saibam como auxiliar seus estudantes no aprimoramento de seus conhecimentos e, mais que tudo, na busca de seus interesses profissionais.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Staffa da Costa, João Franciscodo Rosário Lima, Valderez MarinaBiembengut, Maria Salett2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1394410.3895/rbect.v16n1.13944Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16, n. 1 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-08T11:13:54Zoai:periodicos.utfpr:article/13944Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-10-08T11:13:54Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências
title Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências
spellingShingle Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências
Staffa da Costa, João Francisco
Ensino
Modelagem; Cegueira; Percepção – Compreensão.
title_short Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências
title_full Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências
title_fullStr Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências
title_full_unstemmed Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências
title_sort Percepção espacial de uma pessoa com cegueira: das interações e das vivências
author Staffa da Costa, João Francisco
author_facet Staffa da Costa, João Francisco
do Rosário Lima, Valderez Marina
Biembengut, Maria Salett
author_role author
author2 do Rosário Lima, Valderez Marina
Biembengut, Maria Salett
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Staffa da Costa, João Francisco
do Rosário Lima, Valderez Marina
Biembengut, Maria Salett
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Modelagem; Cegueira; Percepção – Compreensão.
topic Ensino
Modelagem; Cegueira; Percepção – Compreensão.
description Neste estudo, são apresentados resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a percepção espacial de uma pessoa com cegueira, bem como sua compreensão por meio de suas expressões. Para tanto, essa pessoa, estudante de um curso de Geografia, aceitou contribuir para tal, o que permitiu acompanhar as atividades que lhe foram propostas. Portanto, tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso. Na coleta de dados, foram utilizados cinco modelos físicos de escala, em que dados referentes às percepções táteis do participante foram gravados em áudio e transcritos na sequência. Na análise, fez-se o ‘enlace’ entre os dados de campo e a teoria perceptiva obtida. Como resultado foi possível identificar que a percepção dos conhecimentos relacionados a ‘relevo’, ‘hidrografia’ e ‘cartografia’, desse estudante com cegueira, perpassava as três fases da Modelagem, isto é, as fases da percepção-apreensão; compreensão-explicação; e significação-expressão. A identificação sobre como se dá o processo mental dos seres humanos, em especial o do colaborador desta pesquisa (devido à cegueira), pode contribuir para que os professores que atuam na Educação Básica saibam como auxiliar seus estudantes no aprimoramento de seus conhecimentos e, mais que tudo, na busca de seus interesses profissionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944
10.3895/rbect.v16n1.13944
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v16n1.13944
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/13944/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16, n. 1 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023
1982-873X
10.3895/rbect.v16n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701815479074816