Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Herman do Lago
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801
Resumo: Identificando a abordagem de números binários em livros didáticos de computação e de matemática do Ensino Fundamental, objetiva-se comparar essa abordagem a partir de praxeologia e de seus critérios de avaliação (elementos da Teoria Antropológico do Didático). Primeiro se faz a comparação por meio de elementos praxeológicos: tipos de tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Depois se faz a comparação por meio de critérios de avaliação praxeológica: critério de razão de ser, critério de relevância, critério de identificação, critério prático-técnico, critério tecnológico-teórico e critério de relação com outros saberes. Conclui-se que a abordagem de números binários no livro didático de computação analisado é mais ampla e aprofundada do que nos livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental avaliados pelo PNLD 2014. Há, contudo, alguns elementos em comuns.
id UTFPR-7_715fb2c50e1670216a5efe354674971b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/5801
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparaçãoBinary numbers in mathematics and computation textbooks: a comparationEducação; Educação MatemáticaNúmeros binários; Livro didático de matemática; Livro didático de computação.Binary numbers; Mathematics textbook; Computation textbookIdentificando a abordagem de números binários em livros didáticos de computação e de matemática do Ensino Fundamental, objetiva-se comparar essa abordagem a partir de praxeologia e de seus critérios de avaliação (elementos da Teoria Antropológico do Didático). Primeiro se faz a comparação por meio de elementos praxeológicos: tipos de tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Depois se faz a comparação por meio de critérios de avaliação praxeológica: critério de razão de ser, critério de relevância, critério de identificação, critério prático-técnico, critério tecnológico-teórico e critério de relação com outros saberes. Conclui-se que a abordagem de números binários no livro didático de computação analisado é mais ampla e aprofundada do que nos livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental avaliados pelo PNLD 2014. Há, contudo, alguns elementos em comuns.It is Based on the identification of approach of binary numbers in computation and mathematics textbooks at Elementary School, its objective is to compare this approach based on the praxeology and its criteria of evaluation (elements of the Anthropological Theory of the Didactic). At first, the comparation is made through praxeological elements: types of task, technique, technology and theory. Then, the comparation is made through praxeological evaluation criteria: criterion of reas on of being, criterion of relevance, criterion of identification, practical-technical criterion, technological-theoretical criterion and criterion of relation with other knowledge. It realizes that the approach of binary numbers in computation textbook is broader and deeper than in all mathematics textbooks in Elementary School evaluated by PNLD 2014.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Mendes, Herman do Lago2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/580110.3895/rbect.v11n1.5801Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-28T20:03:52Zoai:periodicos.utfpr:article/5801Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-28T20:03:52Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
Binary numbers in mathematics and computation textbooks: a comparation
title Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
spellingShingle Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
Mendes, Herman do Lago
Educação; Educação Matemática
Números binários; Livro didático de matemática; Livro didático de computação.
Binary numbers; Mathematics textbook; Computation textbook
title_short Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
title_full Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
title_fullStr Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
title_full_unstemmed Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
title_sort Números binários em livros didáticos de matemática e de computação: uma comparação
author Mendes, Herman do Lago
author_facet Mendes, Herman do Lago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Herman do Lago
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Matemática
Números binários; Livro didático de matemática; Livro didático de computação.
Binary numbers; Mathematics textbook; Computation textbook
topic Educação; Educação Matemática
Números binários; Livro didático de matemática; Livro didático de computação.
Binary numbers; Mathematics textbook; Computation textbook
description Identificando a abordagem de números binários em livros didáticos de computação e de matemática do Ensino Fundamental, objetiva-se comparar essa abordagem a partir de praxeologia e de seus critérios de avaliação (elementos da Teoria Antropológico do Didático). Primeiro se faz a comparação por meio de elementos praxeológicos: tipos de tarefa, técnica, tecnologia e teoria. Depois se faz a comparação por meio de critérios de avaliação praxeológica: critério de razão de ser, critério de relevância, critério de identificação, critério prático-técnico, critério tecnológico-teórico e critério de relação com outros saberes. Conclui-se que a abordagem de números binários no livro didático de computação analisado é mais ampla e aprofundada do que nos livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental avaliados pelo PNLD 2014. Há, contudo, alguns elementos em comuns.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801
10.3895/rbect.v11n1.5801
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n1.5801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5801/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 1 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870187462656