Física para as graduações tecnológicas em construção de edifícios: um olhar histórico (1961-1974)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fábio Aparecido da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Fusinato, Polonia Altoé
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1730
Resumo: Nesta pesquisa, buscou-se uma contribuição à educação profissional e tecnológica ao investigar a origem do componente curricular Física para os cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios do Brasil. A ausência dos conteúdos curriculares na legislação específica e a atualidade do debate sobre a formação profissional e tecnológica revelam a importância dessa temática. O objetivo é apresentar reflexões sobre a origem do componente curricular Física para esses cursos no período compreendido entre 1961 e 1974. A pesquisa histórica com abordagem documental, as legislações e entrevistas com os indivíduos envolvidos no processo de criação e início de expansão desses cursos compuseram as fontes desta pesquisa, e com vistas a apreender a função educacional do componente curricular, a planificação curricular compôs a categoria de análise. Os resultados apontam que a nomenclatura atribuída ao componente curricular e seus conteúdos de instrução não condizem com as finalidades prescritas na legislação.
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