Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo-Oliveira, Renata
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Daniela Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2767
Resumo: Esse texto aborda o desenvolvimento de uma ação na disciplina de Estágio Supervisionado em Biologia na tentativa de compreender o que poderia estimular futuros professores a planejarem aulas interativas na temática da Botânica para o Ensino Médio, tendo como base um roteiro confeccionado a partir do modelo de design pedagógico e dos recursos didáticos botânicos que estavam dispostos em quatro estações sobre as bancadas do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio da metodologia da observação discreta. As estações provocaram comportamentos e interesses distintos nos licenciandos, levando-os a se dirigirem primeiramente às estações com o material vivo ou fresco. Foi possível observar dificuldades em todos os grupos, independentemente do tipo do material, para a elaboração dos planejamentos de aula. A partir dos dados discutimos a proposta de provocação relacionada à criatividade e autonomia do professor.
id UTFPR-7_7573931e5c5d0c8600e9b612247cc7b6
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2767
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Planejando aulas de botânica a partir de uma provocaçãoEsse texto aborda o desenvolvimento de uma ação na disciplina de Estágio Supervisionado em Biologia na tentativa de compreender o que poderia estimular futuros professores a planejarem aulas interativas na temática da Botânica para o Ensino Médio, tendo como base um roteiro confeccionado a partir do modelo de design pedagógico e dos recursos didáticos botânicos que estavam dispostos em quatro estações sobre as bancadas do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio da metodologia da observação discreta. As estações provocaram comportamentos e interesses distintos nos licenciandos, levando-os a se dirigirem primeiramente às estações com o material vivo ou fresco. Foi possível observar dificuldades em todos os grupos, independentemente do tipo do material, para a elaboração dos planejamentos de aula. A partir dos dados discutimos a proposta de provocação relacionada à criatividade e autonomia do professor.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carmo-Oliveira, RenataCarvalho, Daniela Franco2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/276710.3895/rbect.v8n4.2767Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n4reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2767/2527Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-19T10:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/2767Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2016-01-19T10:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação
title Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação
spellingShingle Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação
Carmo-Oliveira, Renata
title_short Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação
title_full Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação
title_fullStr Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação
title_full_unstemmed Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação
title_sort Planejando aulas de botânica a partir de uma provocação
author Carmo-Oliveira, Renata
author_facet Carmo-Oliveira, Renata
Carvalho, Daniela Franco
author_role author
author2 Carvalho, Daniela Franco
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo-Oliveira, Renata
Carvalho, Daniela Franco
description Esse texto aborda o desenvolvimento de uma ação na disciplina de Estágio Supervisionado em Biologia na tentativa de compreender o que poderia estimular futuros professores a planejarem aulas interativas na temática da Botânica para o Ensino Médio, tendo como base um roteiro confeccionado a partir do modelo de design pedagógico e dos recursos didáticos botânicos que estavam dispostos em quatro estações sobre as bancadas do Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia. A coleta de dados ocorreu por meio da metodologia da observação discreta. As estações provocaram comportamentos e interesses distintos nos licenciandos, levando-os a se dirigirem primeiramente às estações com o material vivo ou fresco. Foi possível observar dificuldades em todos os grupos, independentemente do tipo do material, para a elaboração dos planejamentos de aula. A partir dos dados discutimos a proposta de provocação relacionada à criatividade e autonomia do professor.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2767
10.3895/rbect.v8n4.2767
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2767
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n4.2767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2767/2527
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 4 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n4
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870529298432