Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7321 |
Resumo: | Atualmente muitos produtos educacionais, elaborados por pesquisadores dos Mestrados Profissionais, precisam de uma validação. Este artigo apresenta resultados da análise de um produto educacional (PE), mediante uma formação continuada para professores da Educação Básica, que contemplou o ensino de Ciências interdisciplinar na perspectiva Histórico-Crítica, em que esses docentes realizaram uma avaliação do PE, relacionando-a com suas experiências didático-pedagógicas. O objetivo deste trabalho é divulgar a construção do parâmetro de avaliação para produtos educacionais, elaborado a partir de uma linguagem didática com interface na prática docente, mediante a dimensão Concepção Didático-Pedagógica, técnica e mediação Pedagógica. O embasamento teórico-metodológico é pautado em Moran (2009); Coll e Monereo (2010); Gasparin (2012); Libâneo (2013) e Oliveira (2013). Na prática pedagógica, verificam-se as limitações ou sucesso do (PE). No parâmetro de avaliação, a soma da pontuação estabelecida por cada professor tem o designo de indicar se o PE obteve o objetivo proposto. |
id |
UTFPR-7_84dd6c3ac3754d55d3655c813b9c7f08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/7321 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionaisAnalysis of a proposal of science teaching through an evaluation parameter for educational productsCiênciasParâmetro de avaliação. Produto educacional. Ensino de Ciências.Evaluation parameter; Educational product; Science teachingAtualmente muitos produtos educacionais, elaborados por pesquisadores dos Mestrados Profissionais, precisam de uma validação. Este artigo apresenta resultados da análise de um produto educacional (PE), mediante uma formação continuada para professores da Educação Básica, que contemplou o ensino de Ciências interdisciplinar na perspectiva Histórico-Crítica, em que esses docentes realizaram uma avaliação do PE, relacionando-a com suas experiências didático-pedagógicas. O objetivo deste trabalho é divulgar a construção do parâmetro de avaliação para produtos educacionais, elaborado a partir de uma linguagem didática com interface na prática docente, mediante a dimensão Concepção Didático-Pedagógica, técnica e mediação Pedagógica. O embasamento teórico-metodológico é pautado em Moran (2009); Coll e Monereo (2010); Gasparin (2012); Libâneo (2013) e Oliveira (2013). Na prática pedagógica, verificam-se as limitações ou sucesso do (PE). No parâmetro de avaliação, a soma da pontuação estabelecida por cada professor tem o designo de indicar se o PE obteve o objetivo proposto.Currently many educational products, developed by researchers of the Professional Master Degree, need a validation. This article presents the analysis’ results of an educational product (EP), through a continuous training for teachers of the Basics Education, that contemplated the Interdisciplinary Science Teaching in the Historical-Critical perspective, in which the teachers carried out the evaluation of the EP, relating it to their didacticpedagogical experiences. The objective of this paper is to divulge the construction of the evaluation parameter for educational products, developed from a didactic language with interface in the teaching practice, through the dimension Didactic-Pedagogical Conception, technique and Pedagogical mediation. The theoretical-methodological basis is based on Moran (2009); Gasparin (2012); Libâneo (2013) and Oliveira (2013). In the pedagogical practice, the limitations or success of the (PE) are verified. In the evaluation parameter, the sum of the score established by each teacher has the purpose of indicating if the EP obtained the suggested objective.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Schurch, Giselle PalermoRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/732110.3895/rbect.v12n3.7321Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7321/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:46Zoai:periodicos.utfpr:article/7321Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:46Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais Analysis of a proposal of science teaching through an evaluation parameter for educational products |
title |
Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais |
spellingShingle |
Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais Schurch, Giselle Palermo Ciências Parâmetro de avaliação. Produto educacional. Ensino de Ciências. Evaluation parameter; Educational product; Science teaching |
title_short |
Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais |
title_full |
Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais |
title_fullStr |
Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais |
title_full_unstemmed |
Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais |
title_sort |
Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais |
author |
Schurch, Giselle Palermo |
author_facet |
Schurch, Giselle Palermo Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schurch, Giselle Palermo Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Parâmetro de avaliação. Produto educacional. Ensino de Ciências. Evaluation parameter; Educational product; Science teaching |
topic |
Ciências Parâmetro de avaliação. Produto educacional. Ensino de Ciências. Evaluation parameter; Educational product; Science teaching |
description |
Atualmente muitos produtos educacionais, elaborados por pesquisadores dos Mestrados Profissionais, precisam de uma validação. Este artigo apresenta resultados da análise de um produto educacional (PE), mediante uma formação continuada para professores da Educação Básica, que contemplou o ensino de Ciências interdisciplinar na perspectiva Histórico-Crítica, em que esses docentes realizaram uma avaliação do PE, relacionando-a com suas experiências didático-pedagógicas. O objetivo deste trabalho é divulgar a construção do parâmetro de avaliação para produtos educacionais, elaborado a partir de uma linguagem didática com interface na prática docente, mediante a dimensão Concepção Didático-Pedagógica, técnica e mediação Pedagógica. O embasamento teórico-metodológico é pautado em Moran (2009); Coll e Monereo (2010); Gasparin (2012); Libâneo (2013) e Oliveira (2013). Na prática pedagógica, verificam-se as limitações ou sucesso do (PE). No parâmetro de avaliação, a soma da pontuação estabelecida por cada professor tem o designo de indicar se o PE obteve o objetivo proposto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7321 10.3895/rbect.v12n3.7321 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7321 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n3.7321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7321/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870619475968 |