Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schurch, Giselle Palermo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7321
Resumo: Atualmente muitos produtos educacionais, elaborados por pesquisadores dos Mestrados Profissionais, precisam de uma validação. Este artigo apresenta resultados da análise de um produto educacional (PE), mediante uma formação continuada para professores da Educação Básica, que contemplou o ensino de Ciências interdisciplinar na perspectiva Histórico-Crítica, em que esses docentes realizaram uma avaliação do PE, relacionando-a com suas experiências didático-pedagógicas. O objetivo deste trabalho é divulgar a construção do parâmetro de avaliação para produtos educacionais, elaborado a partir de uma linguagem didática com interface na prática docente, mediante a dimensão Concepção Didático-Pedagógica, técnica e mediação Pedagógica. O embasamento teórico-metodológico é pautado em Moran (2009); Coll e Monereo (2010); Gasparin (2012); Libâneo (2013) e Oliveira (2013). Na prática pedagógica, verificam-se as limitações ou sucesso do (PE). No parâmetro de avaliação, a soma da pontuação estabelecida por cada professor tem o designo de indicar se o PE obteve o objetivo proposto.
id UTFPR-7_84dd6c3ac3754d55d3655c813b9c7f08
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7321
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionaisAnalysis of a proposal of science teaching through an evaluation parameter for educational productsCiênciasParâmetro de avaliação. Produto educacional. Ensino de Ciências.Evaluation parameter; Educational product; Science teachingAtualmente muitos produtos educacionais, elaborados por pesquisadores dos Mestrados Profissionais, precisam de uma validação. Este artigo apresenta resultados da análise de um produto educacional (PE), mediante uma formação continuada para professores da Educação Básica, que contemplou o ensino de Ciências interdisciplinar na perspectiva Histórico-Crítica, em que esses docentes realizaram uma avaliação do PE, relacionando-a com suas experiências didático-pedagógicas. O objetivo deste trabalho é divulgar a construção do parâmetro de avaliação para produtos educacionais, elaborado a partir de uma linguagem didática com interface na prática docente, mediante a dimensão Concepção Didático-Pedagógica, técnica e mediação Pedagógica. O embasamento teórico-metodológico é pautado em Moran (2009); Coll e Monereo (2010); Gasparin (2012); Libâneo (2013) e Oliveira (2013). Na prática pedagógica, verificam-se as limitações ou sucesso do (PE). No parâmetro de avaliação, a soma da pontuação estabelecida por cada professor tem o designo de indicar se o PE obteve o objetivo proposto.Currently many educational products, developed by researchers of the Professional Master Degree, need a validation. This article presents the analysis’ results of an educational product (EP), through a continuous training for teachers of the Basics Education, that contemplated the Interdisciplinary Science Teaching in the Historical-Critical perspective, in which the teachers carried out the evaluation of the EP, relating it to their didacticpedagogical experiences. The objective of this paper is to divulge the construction of the evaluation parameter for educational products, developed from a didactic language with interface in the teaching practice, through the dimension Didactic-Pedagogical Conception, technique and Pedagogical mediation. The theoretical-methodological basis is based on Moran (2009); Gasparin (2012); Libâneo (2013) and Oliveira (2013). In the pedagogical practice, the limitations or success of the (PE) are verified. In the evaluation parameter, the sum of the score established by each teacher has the purpose of indicating if the EP obtained the suggested objective.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Schurch, Giselle PalermoRocha, Zenaide de Fátima Dante Correia2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/732110.3895/rbect.v12n3.7321Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7321/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:46Zoai:periodicos.utfpr:article/7321Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:46Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais
Analysis of a proposal of science teaching through an evaluation parameter for educational products
title Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais
spellingShingle Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais
Schurch, Giselle Palermo
Ciências
Parâmetro de avaliação. Produto educacional. Ensino de Ciências.
Evaluation parameter; Educational product; Science teaching
title_short Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais
title_full Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais
title_fullStr Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais
title_full_unstemmed Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais
title_sort Análise de uma proposta de ensino de ciências mediante um parâmetro de avaliação para produtos educacionais
author Schurch, Giselle Palermo
author_facet Schurch, Giselle Palermo
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
author_role author
author2 Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Schurch, Giselle Palermo
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências
Parâmetro de avaliação. Produto educacional. Ensino de Ciências.
Evaluation parameter; Educational product; Science teaching
topic Ciências
Parâmetro de avaliação. Produto educacional. Ensino de Ciências.
Evaluation parameter; Educational product; Science teaching
description Atualmente muitos produtos educacionais, elaborados por pesquisadores dos Mestrados Profissionais, precisam de uma validação. Este artigo apresenta resultados da análise de um produto educacional (PE), mediante uma formação continuada para professores da Educação Básica, que contemplou o ensino de Ciências interdisciplinar na perspectiva Histórico-Crítica, em que esses docentes realizaram uma avaliação do PE, relacionando-a com suas experiências didático-pedagógicas. O objetivo deste trabalho é divulgar a construção do parâmetro de avaliação para produtos educacionais, elaborado a partir de uma linguagem didática com interface na prática docente, mediante a dimensão Concepção Didático-Pedagógica, técnica e mediação Pedagógica. O embasamento teórico-metodológico é pautado em Moran (2009); Coll e Monereo (2010); Gasparin (2012); Libâneo (2013) e Oliveira (2013). Na prática pedagógica, verificam-se as limitações ou sucesso do (PE). No parâmetro de avaliação, a soma da pontuação estabelecida por cada professor tem o designo de indicar se o PE obteve o objetivo proposto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7321
10.3895/rbect.v12n3.7321
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7321
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v12n3.7321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7321/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)
1982-873X
10.3895/rbect.v12n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870619475968