Educação ambiental no contexto da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Anelize Queiroz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Maria Andrêsa da, Miguel, Kassiana da Silva, Lima, Daniela Macedo de, Cutchma, Taís Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6068
Resumo: Os problemas ambientais ocasionados no ambiente pelas diversas ações humanas somados à falta de conhecimento sobre a temática ambiental e os processos educativos vêm sendo objeto de diversas discussões desde os anos de 1960 e 1970. Com suas origens em lutas e conquistas de movimentos ambientalistas, fora dos âmbitos educacionais, essa discussão avançou de maneira fragilizada no que diz respeito às questões teóricometodológicas, podendo ser observadas limitações no que diz respeito a propostas de Educação Ambiental (EA) em uma perspectiva crítica. Neste contexto, em que tais limitações são observadas, se faz necessário que a EA seja abordada numa ótica que busque romper com práticas reducionistas, pontuais e pragmáticas. Não podemos nos tornar reféns de ações que objetivam somente separar resíduos, plantar árvores e economizar recursos. Precisamos avançar em discussões que levem até os nossos alunos a compreensão de uma EA crítica que questiona o atual modelo de relação sociedadenatureza. Diante disso, este trabalho objetivou investigar o conhecimento conceitual sobre EA de 22 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, de um Colégio Estadual do município de Dois Vizinhos, Sudoeste do Estado do Paraná, por meio da aplicação de questionários e a realização de vivências socioambientais em uma trilha ecológica do município. Para tanto, foram realizadas perguntas sobre conceitos relacionados à EA e, posteriormente, realizou-se práticas na trilha ecológica Jirau Alto, que fica nas proximidades do colégio. Em seguida, esses dados foram analisados e observou-se uma visão conservacionista e pragmática de EA pela maioria dos estudantes (13), que posteriormente foram trabalhadas por meio de oficinas desenvolvidas pelos licenciandos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/BIOLOGIA e do Grupo de Pesquisas de Educação Ambiental – GPEEA/UTFPR do Câmpus de Dois Vizinhos, Paraná.
id UTFPR-7_8676787e9bb4b2a9a8a2dfc14a8ec3aa
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6068
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação ambiental no contexto da educação básicaEnvironmental education in the context of basic education7.08.00.00-6 EDUCAÇÃOEducação ambiental; Educação básica; Processos educativosEnvironmental education; Basic education; Educational processesOs problemas ambientais ocasionados no ambiente pelas diversas ações humanas somados à falta de conhecimento sobre a temática ambiental e os processos educativos vêm sendo objeto de diversas discussões desde os anos de 1960 e 1970. Com suas origens em lutas e conquistas de movimentos ambientalistas, fora dos âmbitos educacionais, essa discussão avançou de maneira fragilizada no que diz respeito às questões teóricometodológicas, podendo ser observadas limitações no que diz respeito a propostas de Educação Ambiental (EA) em uma perspectiva crítica. Neste contexto, em que tais limitações são observadas, se faz necessário que a EA seja abordada numa ótica que busque romper com práticas reducionistas, pontuais e pragmáticas. Não podemos nos tornar reféns de ações que objetivam somente separar resíduos, plantar árvores e economizar recursos. Precisamos avançar em discussões que levem até os nossos alunos a compreensão de uma EA crítica que questiona o atual modelo de relação sociedadenatureza. Diante disso, este trabalho objetivou investigar o conhecimento conceitual sobre EA de 22 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, de um Colégio Estadual do município de Dois Vizinhos, Sudoeste do Estado do Paraná, por meio da aplicação de questionários e a realização de vivências socioambientais em uma trilha ecológica do município. Para tanto, foram realizadas perguntas sobre conceitos relacionados à EA e, posteriormente, realizou-se práticas na trilha ecológica Jirau Alto, que fica nas proximidades do colégio. Em seguida, esses dados foram analisados e observou-se uma visão conservacionista e pragmática de EA pela maioria dos estudantes (13), que posteriormente foram trabalhadas por meio de oficinas desenvolvidas pelos licenciandos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/BIOLOGIA e do Grupo de Pesquisas de Educação Ambiental – GPEEA/UTFPR do Câmpus de Dois Vizinhos, Paraná.Environmental crisis created by the various human actions combined with the lack of knowledge about this subject has been the subject of several discussions since the 1960s and 1970s, when it ceased to be a subject of environmental groups and became part of the agenda of various sectors of the Society, including schools. By having its origins in struggles and achievements in outside educational spheres groups, this discussion has advanced fragile way with regard to theoretical and methodological issues, and limitations of Environmental Education and its educational processes can be observed to date. In the current context it is necessary that EE is addressed in schools in a perspective that seeks to break away from reductionist, timely and pragmatic practices that aim only to separate waste, plant trees and conserve natural resources. more needs to be done in discussions that lead to our students to understand a more critical and transformative Environmental Education. In view of this, the study aimed to investigate the conceptual knowledge about Environmental Education of 22 students of sixth grade of Elementary School, from a State College of Dois Vizinhos town, Southwest of the State of Paraná, through the application of questionnaires and socioenvironmental experiences. For that, questions were asked about concepts related to Environmental Education and, later, practices were carried out on an ecological trail that is close to the college. Afterwards, these data were analyzed in a qualitative way, revealing a conservationist view on Environmental Education by most of the students (13), who were later worked through workshops carried out by students linked to PIBID/BIOLOGIA.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação AraucáriaAmaral, Anelize QueirozSilva, Maria Andrêsa daMiguel, Kassiana da SilvaLima, Daniela Macedo deCutchma, Taís Regina2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/606810.3895/rbect.v11n3.6068Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)1982-873X10.3895/rbect.v11n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6068/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:46:21Zoai:periodicos.utfpr:article/6068Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:46:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental no contexto da educação básica
Environmental education in the context of basic education
title Educação ambiental no contexto da educação básica
spellingShingle Educação ambiental no contexto da educação básica
Amaral, Anelize Queiroz
7.08.00.00-6 EDUCAÇÃO
Educação ambiental; Educação básica; Processos educativos
Environmental education; Basic education; Educational processes
title_short Educação ambiental no contexto da educação básica
title_full Educação ambiental no contexto da educação básica
title_fullStr Educação ambiental no contexto da educação básica
title_full_unstemmed Educação ambiental no contexto da educação básica
title_sort Educação ambiental no contexto da educação básica
author Amaral, Anelize Queiroz
author_facet Amaral, Anelize Queiroz
Silva, Maria Andrêsa da
Miguel, Kassiana da Silva
Lima, Daniela Macedo de
Cutchma, Taís Regina
author_role author
author2 Silva, Maria Andrêsa da
Miguel, Kassiana da Silva
Lima, Daniela Macedo de
Cutchma, Taís Regina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Araucária

dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Anelize Queiroz
Silva, Maria Andrêsa da
Miguel, Kassiana da Silva
Lima, Daniela Macedo de
Cutchma, Taís Regina
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.00.00-6 EDUCAÇÃO
Educação ambiental; Educação básica; Processos educativos
Environmental education; Basic education; Educational processes
topic 7.08.00.00-6 EDUCAÇÃO
Educação ambiental; Educação básica; Processos educativos
Environmental education; Basic education; Educational processes
description Os problemas ambientais ocasionados no ambiente pelas diversas ações humanas somados à falta de conhecimento sobre a temática ambiental e os processos educativos vêm sendo objeto de diversas discussões desde os anos de 1960 e 1970. Com suas origens em lutas e conquistas de movimentos ambientalistas, fora dos âmbitos educacionais, essa discussão avançou de maneira fragilizada no que diz respeito às questões teóricometodológicas, podendo ser observadas limitações no que diz respeito a propostas de Educação Ambiental (EA) em uma perspectiva crítica. Neste contexto, em que tais limitações são observadas, se faz necessário que a EA seja abordada numa ótica que busque romper com práticas reducionistas, pontuais e pragmáticas. Não podemos nos tornar reféns de ações que objetivam somente separar resíduos, plantar árvores e economizar recursos. Precisamos avançar em discussões que levem até os nossos alunos a compreensão de uma EA crítica que questiona o atual modelo de relação sociedadenatureza. Diante disso, este trabalho objetivou investigar o conhecimento conceitual sobre EA de 22 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, de um Colégio Estadual do município de Dois Vizinhos, Sudoeste do Estado do Paraná, por meio da aplicação de questionários e a realização de vivências socioambientais em uma trilha ecológica do município. Para tanto, foram realizadas perguntas sobre conceitos relacionados à EA e, posteriormente, realizou-se práticas na trilha ecológica Jirau Alto, que fica nas proximidades do colégio. Em seguida, esses dados foram analisados e observou-se uma visão conservacionista e pragmática de EA pela maioria dos estudantes (13), que posteriormente foram trabalhadas por meio de oficinas desenvolvidas pelos licenciandos do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/BIOLOGIA e do Grupo de Pesquisas de Educação Ambiental – GPEEA/UTFPR do Câmpus de Dois Vizinhos, Paraná.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6068
10.3895/rbect.v11n3.6068
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6068
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v11n3.6068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/6068/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 11, n. 3 (2018)
1982-873X
10.3895/rbect.v11n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872094822400