Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uberti, Angelita
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cury, Helena Noronha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/860
Resumo: Neste artigo, apresenta-se relato parcial de uma investigação sobre o uso de jogos como recurso para o ensino e a aprendizagem de equações, sistemas de equações e inequações de 1º grau. O trabalho desenvolveu-se com uma turma de 24 alunos de uma 6º série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de caráter qualitativo e nela empregaram-se, como instrumentos, um teste e observações de sala de aula.  Apresenta-se a análise dos erros cometidos pelos alunos e o relato sobre a construção e aplicação de um jogo para superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de equações. Sugere-se a reaplicação da experiência por professores de Ensino Fundamental, em outras turmas ou com outros conteúdos, proporcionando subsídios para o uso da análise de erros e de jogos.
id UTFPR-7_8a402862b9c6409ff444cbe8631bba2a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/860
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino FundamentalNeste artigo, apresenta-se relato parcial de uma investigação sobre o uso de jogos como recurso para o ensino e a aprendizagem de equações, sistemas de equações e inequações de 1º grau. O trabalho desenvolveu-se com uma turma de 24 alunos de uma 6º série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de caráter qualitativo e nela empregaram-se, como instrumentos, um teste e observações de sala de aula.  Apresenta-se a análise dos erros cometidos pelos alunos e o relato sobre a construção e aplicação de um jogo para superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de equações. Sugere-se a reaplicação da experiência por professores de Ensino Fundamental, em outras turmas ou com outros conteúdos, proporcionando subsídios para o uso da análise de erros e de jogos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Uberti, AngelitaCury, Helena Noronha2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/86010.3895/S1982-873X2011000200001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/860/696Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:37Zoai:periodicos.utfpr:article/860Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:37Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental
title Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental
spellingShingle Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental
Uberti, Angelita
title_short Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental
title_full Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental
title_fullStr Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental
title_sort Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental
author Uberti, Angelita
author_facet Uberti, Angelita
Cury, Helena Noronha
author_role author
author2 Cury, Helena Noronha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Uberti, Angelita
Cury, Helena Noronha
description Neste artigo, apresenta-se relato parcial de uma investigação sobre o uso de jogos como recurso para o ensino e a aprendizagem de equações, sistemas de equações e inequações de 1º grau. O trabalho desenvolveu-se com uma turma de 24 alunos de uma 6º série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de caráter qualitativo e nela empregaram-se, como instrumentos, um teste e observações de sala de aula.  Apresenta-se a análise dos erros cometidos pelos alunos e o relato sobre a construção e aplicação de um jogo para superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de equações. Sugere-se a reaplicação da experiência por professores de Ensino Fundamental, em outras turmas ou com outros conteúdos, proporcionando subsídios para o uso da análise de erros e de jogos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-01
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/860
10.3895/S1982-873X2011000200001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/860
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2011000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/860/696
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20110002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870106722304