Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/860 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se relato parcial de uma investigação sobre o uso de jogos como recurso para o ensino e a aprendizagem de equações, sistemas de equações e inequações de 1º grau. O trabalho desenvolveu-se com uma turma de 24 alunos de uma 6º série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de caráter qualitativo e nela empregaram-se, como instrumentos, um teste e observações de sala de aula. Apresenta-se a análise dos erros cometidos pelos alunos e o relato sobre a construção e aplicação de um jogo para superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de equações. Sugere-se a reaplicação da experiência por professores de Ensino Fundamental, em outras turmas ou com outros conteúdos, proporcionando subsídios para o uso da análise de erros e de jogos. |
id |
UTFPR-7_8a402862b9c6409ff444cbe8631bba2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/860 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino FundamentalNeste artigo, apresenta-se relato parcial de uma investigação sobre o uso de jogos como recurso para o ensino e a aprendizagem de equações, sistemas de equações e inequações de 1º grau. O trabalho desenvolveu-se com uma turma de 24 alunos de uma 6º série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de caráter qualitativo e nela empregaram-se, como instrumentos, um teste e observações de sala de aula. Apresenta-se a análise dos erros cometidos pelos alunos e o relato sobre a construção e aplicação de um jogo para superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de equações. Sugere-se a reaplicação da experiência por professores de Ensino Fundamental, em outras turmas ou com outros conteúdos, proporcionando subsídios para o uso da análise de erros e de jogos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Uberti, AngelitaCury, Helena Noronha2011-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/86010.3895/S1982-873X2011000200001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011)1982-873X10.3895/S1982-873X20110002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/860/696Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:37Zoai:periodicos.utfpr:article/860Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:37Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental |
title |
Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental Uberti, Angelita |
title_short |
Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental |
title_full |
Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental |
title_sort |
Uso de jogos e análise de erros em resoluções de equações: uma experiência com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental |
author |
Uberti, Angelita |
author_facet |
Uberti, Angelita Cury, Helena Noronha |
author_role |
author |
author2 |
Cury, Helena Noronha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uberti, Angelita Cury, Helena Noronha |
description |
Neste artigo, apresenta-se relato parcial de uma investigação sobre o uso de jogos como recurso para o ensino e a aprendizagem de equações, sistemas de equações e inequações de 1º grau. O trabalho desenvolveu-se com uma turma de 24 alunos de uma 6º série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa é de caráter qualitativo e nela empregaram-se, como instrumentos, um teste e observações de sala de aula. Apresenta-se a análise dos erros cometidos pelos alunos e o relato sobre a construção e aplicação de um jogo para superação das dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de equações. Sugere-se a reaplicação da experiência por professores de Ensino Fundamental, em outras turmas ou com outros conteúdos, proporcionando subsídios para o uso da análise de erros e de jogos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/860 10.3895/S1982-873X2011000200001 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/860 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2011000200001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/860/696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 4, n. 2 (2011) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20110002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870106722304 |