Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Carlos Alberto de Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi buscar informações que promovem uma articulação sólida e contínua entre a Universidade, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEC-PB) e a Escola, no sentido de repensar a Formação Continuada de Professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública de João Pessoa na Paraíba, de modo a atender as necessidades e expectativas dos professores, visando uma melhoria na prática pedagógica. Foi realizada uma investigação do pensamento docente e do seu comportamento em relação a qualidade da educação no ensino de química com suas práticas educativas e, a partir de então, se evidenciou uma proposta de trabalho, com eixo central na formação continuada de professores de química, que contribua para com a academia no sentido de superar a disciplinaridade e promover a articulação dos conteúdos entre si com o contexto dos escolares sem expressar uma abordagem ingênua e superficial mas que seja um recurso instrucional frutífero para construção e contextualização do conhecimento.
id UTFPR-7_8c74f22dfd8eab4ef54f48c68e0fe6f4
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/789
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em QuímicaO objetivo desta pesquisa foi buscar informações que promovem uma articulação sólida e contínua entre a Universidade, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEC-PB) e a Escola, no sentido de repensar a Formação Continuada de Professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública de João Pessoa na Paraíba, de modo a atender as necessidades e expectativas dos professores, visando uma melhoria na prática pedagógica. Foi realizada uma investigação do pensamento docente e do seu comportamento em relação a qualidade da educação no ensino de química com suas práticas educativas e, a partir de então, se evidenciou uma proposta de trabalho, com eixo central na formação continuada de professores de química, que contribua para com a academia no sentido de superar a disciplinaridade e promover a articulação dos conteúdos entre si com o contexto dos escolares sem expressar uma abordagem ingênua e superficial mas que seja um recurso instrucional frutífero para construção e contextualização do conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Andrade, Carlos Alberto de Carvalho2011-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/78910.3895/S1982-873X2010000300005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789/607Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/789Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química
title Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química
spellingShingle Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química
Andrade, Carlos Alberto de Carvalho
title_short Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química
title_full Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química
title_fullStr Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química
title_full_unstemmed Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química
title_sort Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química
author Andrade, Carlos Alberto de Carvalho
author_facet Andrade, Carlos Alberto de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Carlos Alberto de Carvalho
description O objetivo desta pesquisa foi buscar informações que promovem uma articulação sólida e contínua entre a Universidade, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEC-PB) e a Escola, no sentido de repensar a Formação Continuada de Professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública de João Pessoa na Paraíba, de modo a atender as necessidades e expectativas dos professores, visando uma melhoria na prática pedagógica. Foi realizada uma investigação do pensamento docente e do seu comportamento em relação a qualidade da educação no ensino de química com suas práticas educativas e, a partir de então, se evidenciou uma proposta de trabalho, com eixo central na formação continuada de professores de química, que contribua para com a academia no sentido de superar a disciplinaridade e promover a articulação dos conteúdos entre si com o contexto dos escolares sem expressar uma abordagem ingênua e superficial mas que seja um recurso instrucional frutífero para construção e contextualização do conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789
10.3895/S1982-873X2010000300005
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789/607
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871347187712