Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi buscar informações que promovem uma articulação sólida e contínua entre a Universidade, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEC-PB) e a Escola, no sentido de repensar a Formação Continuada de Professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública de João Pessoa na Paraíba, de modo a atender as necessidades e expectativas dos professores, visando uma melhoria na prática pedagógica. Foi realizada uma investigação do pensamento docente e do seu comportamento em relação a qualidade da educação no ensino de química com suas práticas educativas e, a partir de então, se evidenciou uma proposta de trabalho, com eixo central na formação continuada de professores de química, que contribua para com a academia no sentido de superar a disciplinaridade e promover a articulação dos conteúdos entre si com o contexto dos escolares sem expressar uma abordagem ingênua e superficial mas que seja um recurso instrucional frutífero para construção e contextualização do conhecimento. |
id |
UTFPR-7_8c74f22dfd8eab4ef54f48c68e0fe6f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/789 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em QuímicaO objetivo desta pesquisa foi buscar informações que promovem uma articulação sólida e contínua entre a Universidade, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEC-PB) e a Escola, no sentido de repensar a Formação Continuada de Professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública de João Pessoa na Paraíba, de modo a atender as necessidades e expectativas dos professores, visando uma melhoria na prática pedagógica. Foi realizada uma investigação do pensamento docente e do seu comportamento em relação a qualidade da educação no ensino de química com suas práticas educativas e, a partir de então, se evidenciou uma proposta de trabalho, com eixo central na formação continuada de professores de química, que contribua para com a academia no sentido de superar a disciplinaridade e promover a articulação dos conteúdos entre si com o contexto dos escolares sem expressar uma abordagem ingênua e superficial mas que seja um recurso instrucional frutífero para construção e contextualização do conhecimento.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Andrade, Carlos Alberto de Carvalho2011-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/78910.3895/S1982-873X2010000300005Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789/607Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/789Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química |
title |
Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química |
spellingShingle |
Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química Andrade, Carlos Alberto de Carvalho |
title_short |
Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química |
title_full |
Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química |
title_fullStr |
Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química |
title_full_unstemmed |
Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química |
title_sort |
Formação continuada e prática educativa superando dilemas e desafios da formação inicial e de atuação docente em Química |
author |
Andrade, Carlos Alberto de Carvalho |
author_facet |
Andrade, Carlos Alberto de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Carlos Alberto de Carvalho |
description |
O objetivo desta pesquisa foi buscar informações que promovem uma articulação sólida e contínua entre a Universidade, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEC-PB) e a Escola, no sentido de repensar a Formação Continuada de Professores de Química do Ensino Médio da Rede Pública de João Pessoa na Paraíba, de modo a atender as necessidades e expectativas dos professores, visando uma melhoria na prática pedagógica. Foi realizada uma investigação do pensamento docente e do seu comportamento em relação a qualidade da educação no ensino de química com suas práticas educativas e, a partir de então, se evidenciou uma proposta de trabalho, com eixo central na formação continuada de professores de química, que contribua para com a academia no sentido de superar a disciplinaridade e promover a articulação dos conteúdos entre si com o contexto dos escolares sem expressar uma abordagem ingênua e superficial mas que seja um recurso instrucional frutífero para construção e contextualização do conhecimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789 10.3895/S1982-873X2010000300005 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2010000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/789/607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871347187712 |