Estudo de Representações Sociais sobre Física Quântica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilger, Thaís Rafaela
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Moreira, Marco Antonio, da Silveira, Fernando Lang
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/454
Resumo: Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma investigação sobre possíveis representações sociais compartilhadas por diferentes grupos sociais, como estudantes do Ensino Médio, por exemplo. O objetivo é, utilizando análise multidimensional, identificar e caracterizar possíveis representações sociais a partir dos dados obtidos com o uso de testes de associação escrita e numérica de conceitos (TAEC e TANC). A compreensão dessas representações pode auxiliar no processo de aprendizagem significativa da Física Quântica, bem como em avaliar a influência dos meios de divulgação que propagam conceitos científicos – ou quase científicos – sobre as idéias dos indivíduos a respeito deste tema.
id UTFPR-7_8cab87ed9df6460633ec3e8f2eb8e8cc
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/454
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Estudo de Representações Sociais sobre Física Quântica.Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma investigação sobre possíveis representações sociais compartilhadas por diferentes grupos sociais, como estudantes do Ensino Médio, por exemplo. O objetivo é, utilizando análise multidimensional, identificar e caracterizar possíveis representações sociais a partir dos dados obtidos com o uso de testes de associação escrita e numérica de conceitos (TAEC e TANC). A compreensão dessas representações pode auxiliar no processo de aprendizagem significativa da Física Quântica, bem como em avaliar a influência dos meios de divulgação que propagam conceitos científicos – ou quase científicos – sobre as idéias dos indivíduos a respeito deste tema.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/45410.3895/S1982-873X2009000200001Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/454/335Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHilger, Thaís RafaelaMoreira, Marco Antonioda Silveira, Fernando Lang2022-09-29T18:40:34Zoai:periodicos.utfpr:article/454Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:34Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de Representações Sociais sobre Física Quântica.
title Estudo de Representações Sociais sobre Física Quântica.
spellingShingle Estudo de Representações Sociais sobre Física Quântica.
Hilger, Thaís Rafaela
title_short Estudo de Representações Sociais sobre Física Quântica.
title_full Estudo de Representações Sociais sobre Física Quântica.
title_fullStr Estudo de Representações Sociais sobre Física Quântica.
title_full_unstemmed Estudo de Representações Sociais sobre Física Quântica.
title_sort Estudo de Representações Sociais sobre Física Quântica.
author Hilger, Thaís Rafaela
author_facet Hilger, Thaís Rafaela
Moreira, Marco Antonio
da Silveira, Fernando Lang
author_role author
author2 Moreira, Marco Antonio
da Silveira, Fernando Lang
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hilger, Thaís Rafaela
Moreira, Marco Antonio
da Silveira, Fernando Lang
description Este trabalho apresenta resultados preliminares de uma investigação sobre possíveis representações sociais compartilhadas por diferentes grupos sociais, como estudantes do Ensino Médio, por exemplo. O objetivo é, utilizando análise multidimensional, identificar e caracterizar possíveis representações sociais a partir dos dados obtidos com o uso de testes de associação escrita e numérica de conceitos (TAEC e TANC). A compreensão dessas representações pode auxiliar no processo de aprendizagem significativa da Física Quântica, bem como em avaliar a influência dos meios de divulgação que propagam conceitos científicos – ou quase científicos – sobre as idéias dos indivíduos a respeito deste tema.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/454
10.3895/S1982-873X2009000200001
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/454
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/454/335
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871881961472