Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8692 |
Resumo: | Muito se discute sobre aprimorar a formação docente, tal como o Processo de Reflexão Orientada (PRO), que possibilita aos professores em formação e atuantes, mediados por um professor mais experiente, reflexão e autoanálise de suas práticas. Nesse contexto é notável o uso de diários de campo como instrumento de constante reflexão. Assim, foram analisados dois diários de campo em que os licenciandos bolsistas do PIBID Química-UFLA (Programa de Iniciação de Bolsas a Docência), escreveram suas reflexões, sobre encontros de PRO vivenciados, gravados em vídeo. Com isso, os bolsistas avaliaram, individualmente e depois em grupo, os diários, objetivando categorizarem a finalidade do uso do diário sobre os encontros refletidos, de acordo com Zabalza (2004). Deste modo, os dois diários investigados foram classificados como mistos, onde apresentam organização de aulas, descrição de atividades, dilemas e reflexões, que favoreceram momentos de críticas, discussões e autoanálises, sendo fundamentais para aprimorar a formação inicial de professores. |
id |
UTFPR-7_92f16849370bb5839c12b9d3c781dc9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/8692 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientadaThe use of a reflective diary during the elaboration of a sequence of classes to favor a reflexive formation of teachers of chemistry in a context of process of oriented reflectionTeorias da InstruçãoProcesso de Reflexão Orientada; Diário de Campo; Formação Reflexiva de ProfessoresOriented Reflection Process; Field journal; Reflective Teacher Training; Sequence of classesMuito se discute sobre aprimorar a formação docente, tal como o Processo de Reflexão Orientada (PRO), que possibilita aos professores em formação e atuantes, mediados por um professor mais experiente, reflexão e autoanálise de suas práticas. Nesse contexto é notável o uso de diários de campo como instrumento de constante reflexão. Assim, foram analisados dois diários de campo em que os licenciandos bolsistas do PIBID Química-UFLA (Programa de Iniciação de Bolsas a Docência), escreveram suas reflexões, sobre encontros de PRO vivenciados, gravados em vídeo. Com isso, os bolsistas avaliaram, individualmente e depois em grupo, os diários, objetivando categorizarem a finalidade do uso do diário sobre os encontros refletidos, de acordo com Zabalza (2004). Deste modo, os dois diários investigados foram classificados como mistos, onde apresentam organização de aulas, descrição de atividades, dilemas e reflexões, que favoreceram momentos de críticas, discussões e autoanálises, sendo fundamentais para aprimorar a formação inicial de professores.Discussions about improving teacher education are been done, such as the Oriented Reflection Process (PRO), which may enable teachers in training and in acting, mediated by a more experienced teacher, to reflect and self-analyze their practices. In this context the use of field diary as an instrument of constant reflection is notable. Thus, two reflexive field diaries wrote by pre-service teachers, participants in PIBID-Química, were analyzed. The students reflected about themes and discussions experienced in formative meetings. Thus, the pre-service teachers evaluated individually and in a group their diaries, aiming to categorize the purpose of the use of the diaries on the reflexive meetings, according to Zabalza (2004). In this way, the two diaries analised were classified as mixed, since they present class organization, description of activities, dilemmas and reflections, that fomented moments of criticism, discussions and self-analyzes, being fundamental to improve initial teacher training.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESUFLAPIBID - QuímicaAbreu, Regis Vinícius AlvesBarbosa, Giseli Letícia SantosFaria, Flávia DuarteSuart, Rita de Cássia2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/869210.3895/rbect.v13n1.8692Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8692/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:51Zoai:periodicos.utfpr:article/8692Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:51Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada The use of a reflective diary during the elaboration of a sequence of classes to favor a reflexive formation of teachers of chemistry in a context of process of oriented reflection |
title |
Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada |
spellingShingle |
Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada Abreu, Regis Vinícius Alves Teorias da Instrução Processo de Reflexão Orientada; Diário de Campo; Formação Reflexiva de Professores Oriented Reflection Process; Field journal; Reflective Teacher Training; Sequence of classes |
title_short |
Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada |
title_full |
Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada |
title_fullStr |
Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada |
title_full_unstemmed |
Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada |
title_sort |
Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada |
author |
Abreu, Regis Vinícius Alves |
author_facet |
Abreu, Regis Vinícius Alves Barbosa, Giseli Letícia Santos Faria, Flávia Duarte Suart, Rita de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Giseli Letícia Santos Faria, Flávia Duarte Suart, Rita de Cássia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES UFLA PIBID - Química |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu, Regis Vinícius Alves Barbosa, Giseli Letícia Santos Faria, Flávia Duarte Suart, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teorias da Instrução Processo de Reflexão Orientada; Diário de Campo; Formação Reflexiva de Professores Oriented Reflection Process; Field journal; Reflective Teacher Training; Sequence of classes |
topic |
Teorias da Instrução Processo de Reflexão Orientada; Diário de Campo; Formação Reflexiva de Professores Oriented Reflection Process; Field journal; Reflective Teacher Training; Sequence of classes |
description |
Muito se discute sobre aprimorar a formação docente, tal como o Processo de Reflexão Orientada (PRO), que possibilita aos professores em formação e atuantes, mediados por um professor mais experiente, reflexão e autoanálise de suas práticas. Nesse contexto é notável o uso de diários de campo como instrumento de constante reflexão. Assim, foram analisados dois diários de campo em que os licenciandos bolsistas do PIBID Química-UFLA (Programa de Iniciação de Bolsas a Docência), escreveram suas reflexões, sobre encontros de PRO vivenciados, gravados em vídeo. Com isso, os bolsistas avaliaram, individualmente e depois em grupo, os diários, objetivando categorizarem a finalidade do uso do diário sobre os encontros refletidos, de acordo com Zabalza (2004). Deste modo, os dois diários investigados foram classificados como mistos, onde apresentam organização de aulas, descrição de atividades, dilemas e reflexões, que favoreceram momentos de críticas, discussões e autoanálises, sendo fundamentais para aprimorar a formação inicial de professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8692 10.3895/rbect.v13n1.8692 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8692 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v13n1.8692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8692/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020) 1982-873X 10.3895/rbect.v13n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870604795904 |