Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Regis Vinícius Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barbosa, Giseli Letícia Santos, Faria, Flávia Duarte, Suart, Rita de Cássia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8692
Resumo: Muito se discute sobre aprimorar a formação docente, tal como o Processo de Reflexão Orientada (PRO), que possibilita aos professores em formação e atuantes, mediados por um professor mais experiente, reflexão e autoanálise de suas práticas. Nesse contexto é notável o uso de diários de campo como instrumento de constante reflexão. Assim, foram analisados dois diários de campo em que os licenciandos bolsistas do PIBID Química-UFLA (Programa de Iniciação de Bolsas a Docência), escreveram suas reflexões, sobre encontros de PRO vivenciados, gravados em vídeo. Com isso, os bolsistas avaliaram, individualmente e depois em grupo, os diários, objetivando categorizarem a finalidade do uso do diário sobre os encontros refletidos, de acordo com Zabalza (2004). Deste modo, os dois diários investigados foram classificados como mistos, onde apresentam organização de aulas, descrição de atividades, dilemas e reflexões, que favoreceram momentos de críticas, discussões e autoanálises, sendo fundamentais para aprimorar a formação inicial de professores.
id UTFPR-7_92f16849370bb5839c12b9d3c781dc9f
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/8692
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientadaThe use of a reflective diary during the elaboration of a sequence of classes to favor a reflexive formation of teachers of chemistry in a context of process of oriented reflectionTeorias da InstruçãoProcesso de Reflexão Orientada; Diário de Campo; Formação Reflexiva de ProfessoresOriented Reflection Process; Field journal; Reflective Teacher Training; Sequence of classesMuito se discute sobre aprimorar a formação docente, tal como o Processo de Reflexão Orientada (PRO), que possibilita aos professores em formação e atuantes, mediados por um professor mais experiente, reflexão e autoanálise de suas práticas. Nesse contexto é notável o uso de diários de campo como instrumento de constante reflexão. Assim, foram analisados dois diários de campo em que os licenciandos bolsistas do PIBID Química-UFLA (Programa de Iniciação de Bolsas a Docência), escreveram suas reflexões, sobre encontros de PRO vivenciados, gravados em vídeo. Com isso, os bolsistas avaliaram, individualmente e depois em grupo, os diários, objetivando categorizarem a finalidade do uso do diário sobre os encontros refletidos, de acordo com Zabalza (2004). Deste modo, os dois diários investigados foram classificados como mistos, onde apresentam organização de aulas, descrição de atividades, dilemas e reflexões, que favoreceram momentos de críticas, discussões e autoanálises, sendo fundamentais para aprimorar a formação inicial de professores.Discussions about improving teacher education are been done, such as the Oriented Reflection Process (PRO), which may enable teachers in training and in acting, mediated by a more experienced teacher, to reflect and self-analyze their practices. In this context the use of field diary as an instrument of constant reflection is notable. Thus, two reflexive field diaries wrote by pre-service teachers, participants in PIBID-Química, were analyzed. The students reflected about themes and discussions experienced in formative meetings. Thus, the pre-service teachers evaluated individually and in a group their diaries, aiming to categorize the purpose of the use of the diaries on the reflexive meetings, according to Zabalza (2004). In this way, the two diaries analised were classified as mixed, since they present class organization, description of activities, dilemmas and reflections, that fomented moments of criticism, discussions and self-analyzes, being fundamental to improve initial teacher training.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESUFLAPIBID - QuímicaAbreu, Regis Vinícius AlvesBarbosa, Giseli Letícia SantosFaria, Flávia DuarteSuart, Rita de Cássia2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/869210.3895/rbect.v13n1.8692Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)1982-873X10.3895/rbect.v13n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8692/pdfDireitos autorais 2020 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:51Zoai:periodicos.utfpr:article/8692Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:51Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada
The use of a reflective diary during the elaboration of a sequence of classes to favor a reflexive formation of teachers of chemistry in a context of process of oriented reflection
title Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada
spellingShingle Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada
Abreu, Regis Vinícius Alves
Teorias da Instrução
Processo de Reflexão Orientada; Diário de Campo; Formação Reflexiva de Professores
Oriented Reflection Process; Field journal; Reflective Teacher Training; Sequence of classes
title_short Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada
title_full Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada
title_fullStr Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada
title_full_unstemmed Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada
title_sort Favorecendo a formação reflexiva de professores por meio do uso de diários reflexivos em um processo de reflexão orientada
author Abreu, Regis Vinícius Alves
author_facet Abreu, Regis Vinícius Alves
Barbosa, Giseli Letícia Santos
Faria, Flávia Duarte
Suart, Rita de Cássia
author_role author
author2 Barbosa, Giseli Letícia Santos
Faria, Flávia Duarte
Suart, Rita de Cássia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
UFLA
PIBID - Química

dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Regis Vinícius Alves
Barbosa, Giseli Letícia Santos
Faria, Flávia Duarte
Suart, Rita de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv Teorias da Instrução
Processo de Reflexão Orientada; Diário de Campo; Formação Reflexiva de Professores
Oriented Reflection Process; Field journal; Reflective Teacher Training; Sequence of classes
topic Teorias da Instrução
Processo de Reflexão Orientada; Diário de Campo; Formação Reflexiva de Professores
Oriented Reflection Process; Field journal; Reflective Teacher Training; Sequence of classes
description Muito se discute sobre aprimorar a formação docente, tal como o Processo de Reflexão Orientada (PRO), que possibilita aos professores em formação e atuantes, mediados por um professor mais experiente, reflexão e autoanálise de suas práticas. Nesse contexto é notável o uso de diários de campo como instrumento de constante reflexão. Assim, foram analisados dois diários de campo em que os licenciandos bolsistas do PIBID Química-UFLA (Programa de Iniciação de Bolsas a Docência), escreveram suas reflexões, sobre encontros de PRO vivenciados, gravados em vídeo. Com isso, os bolsistas avaliaram, individualmente e depois em grupo, os diários, objetivando categorizarem a finalidade do uso do diário sobre os encontros refletidos, de acordo com Zabalza (2004). Deste modo, os dois diários investigados foram classificados como mistos, onde apresentam organização de aulas, descrição de atividades, dilemas e reflexões, que favoreceram momentos de críticas, discussões e autoanálises, sendo fundamentais para aprimorar a formação inicial de professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8692
10.3895/rbect.v13n1.8692
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8692
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v13n1.8692
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8692/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 13, n. 1 (2020)
1982-873X
10.3895/rbect.v13n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870604795904