O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Juscelino Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Luiz Fernando Dias, Silveira, Adriana Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112
Resumo: O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação é uma realidade cada vez mais presente nos diversos espaços onde ocorrem processos de ensino e de aprendizagem. OBJETIVO: Esta pesquisa objetivou avaliar uma intervenção pedagógica estruturada na aplicação de TDICs como estímulo à criação de uma cultura autônoma de aprendizagem com os estudantes do 2º ano do curso técnico em meio ambiente. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, realizada em 2020 com 74 alunos do ensino médio integrado. Foi desenvolvida a partir de uma situação problema verificada no cotidiano da sala de aula na disciplina de Saneamento e Saúde Pública e na vivência dos alunos. Partindo de uma compreensão freireana da educação e da aprendizagem, foi proposto que, em grupos, fossem pesquisadas doenças relacionadas à ausência de saneamento básico, tendo como informações comuns: definição das doenças, dados estatísticos de prevalência, morbidade, ciclo da doença e profilaxia. Os dados dos grupos foram apresentados utilizando uma TDIC: blog, podcast, histórias em quadrinhos, infográficos estáticos e dinâmicos e vídeos. Após a atividade, os alunos realizaram uma avaliação da intervenção por meio do Google Forms. RESULTADOS: Houve ampla aprovação dos alunos com relação a atividade proposta, apenas 14,3% que foram indiferentes ao processo. O aprendizado construído ao longo do desenvolvimento da intervenção pedagógica, conforme apontado pela maioria dos participantes, sobretudo no que se refere ao envolvimento na atividade e a utilização da TDICs contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, particularmente com relação a forma de estudar os conteúdos, de trabalhar em grupo e de desenvolver um trabalho de forma autônoma, a partir do uso de tecnologias digitais, que muitos deles não tinham conhecimento algum. CONCLUSÕES: O uso de TDICs no ambiente escolar são importantes aliadas na busca de mecanismos de ensino e de aprendizagem mais autônomo, em que os alunos são protagonistas do seu aprendizado, assumindo um papel singular de criticidade, criatividade, colaboração e entusiasmo/motivação à realização das atividades pedagógicas. A aplicação das TDICs possui um espaço gigantesco no ambiente da sala de aula, que ainda merece ser ocupado, mesmo que aos poucos, com cautela e com mudança de paradigma, sobretudo no que concerne à sua forma de utilização e a sua maneira de apresentação para os alunos e professores. Contudo, não se deve negligenciar a importância da mediação do professor no uso dessas TDICs.
id UTFPR-7_94c347ca2985738111372c719a8d787d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14112
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus IbatibaEducaçãoIntervenção pedagógica. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias educacionais.O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação é uma realidade cada vez mais presente nos diversos espaços onde ocorrem processos de ensino e de aprendizagem. OBJETIVO: Esta pesquisa objetivou avaliar uma intervenção pedagógica estruturada na aplicação de TDICs como estímulo à criação de uma cultura autônoma de aprendizagem com os estudantes do 2º ano do curso técnico em meio ambiente. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, realizada em 2020 com 74 alunos do ensino médio integrado. Foi desenvolvida a partir de uma situação problema verificada no cotidiano da sala de aula na disciplina de Saneamento e Saúde Pública e na vivência dos alunos. Partindo de uma compreensão freireana da educação e da aprendizagem, foi proposto que, em grupos, fossem pesquisadas doenças relacionadas à ausência de saneamento básico, tendo como informações comuns: definição das doenças, dados estatísticos de prevalência, morbidade, ciclo da doença e profilaxia. Os dados dos grupos foram apresentados utilizando uma TDIC: blog, podcast, histórias em quadrinhos, infográficos estáticos e dinâmicos e vídeos. Após a atividade, os alunos realizaram uma avaliação da intervenção por meio do Google Forms. RESULTADOS: Houve ampla aprovação dos alunos com relação a atividade proposta, apenas 14,3% que foram indiferentes ao processo. O aprendizado construído ao longo do desenvolvimento da intervenção pedagógica, conforme apontado pela maioria dos participantes, sobretudo no que se refere ao envolvimento na atividade e a utilização da TDICs contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, particularmente com relação a forma de estudar os conteúdos, de trabalhar em grupo e de desenvolver um trabalho de forma autônoma, a partir do uso de tecnologias digitais, que muitos deles não tinham conhecimento algum. CONCLUSÕES: O uso de TDICs no ambiente escolar são importantes aliadas na busca de mecanismos de ensino e de aprendizagem mais autônomo, em que os alunos são protagonistas do seu aprendizado, assumindo um papel singular de criticidade, criatividade, colaboração e entusiasmo/motivação à realização das atividades pedagógicas. A aplicação das TDICs possui um espaço gigantesco no ambiente da sala de aula, que ainda merece ser ocupado, mesmo que aos poucos, com cautela e com mudança de paradigma, sobretudo no que concerne à sua forma de utilização e a sua maneira de apresentação para os alunos e professores. Contudo, não se deve negligenciar a importância da mediação do professor no uso dessas TDICs.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Henriques, Juscelino AlvesFerreira, Luiz Fernando DiasSilveira, Adriana Gomes2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1411210.3895/rbect.v16n1.14112Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14112/2209Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/14112Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba
title O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba
spellingShingle O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba
Henriques, Juscelino Alves
Educação
Intervenção pedagógica. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias educacionais.
title_short O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba
title_full O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba
title_fullStr O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba
title_full_unstemmed O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba
title_sort O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba
author Henriques, Juscelino Alves
author_facet Henriques, Juscelino Alves
Ferreira, Luiz Fernando Dias
Silveira, Adriana Gomes
author_role author
author2 Ferreira, Luiz Fernando Dias
Silveira, Adriana Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Juscelino Alves
Ferreira, Luiz Fernando Dias
Silveira, Adriana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Intervenção pedagógica. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias educacionais.
topic Educação
Intervenção pedagógica. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias educacionais.
description O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação é uma realidade cada vez mais presente nos diversos espaços onde ocorrem processos de ensino e de aprendizagem. OBJETIVO: Esta pesquisa objetivou avaliar uma intervenção pedagógica estruturada na aplicação de TDICs como estímulo à criação de uma cultura autônoma de aprendizagem com os estudantes do 2º ano do curso técnico em meio ambiente. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, realizada em 2020 com 74 alunos do ensino médio integrado. Foi desenvolvida a partir de uma situação problema verificada no cotidiano da sala de aula na disciplina de Saneamento e Saúde Pública e na vivência dos alunos. Partindo de uma compreensão freireana da educação e da aprendizagem, foi proposto que, em grupos, fossem pesquisadas doenças relacionadas à ausência de saneamento básico, tendo como informações comuns: definição das doenças, dados estatísticos de prevalência, morbidade, ciclo da doença e profilaxia. Os dados dos grupos foram apresentados utilizando uma TDIC: blog, podcast, histórias em quadrinhos, infográficos estáticos e dinâmicos e vídeos. Após a atividade, os alunos realizaram uma avaliação da intervenção por meio do Google Forms. RESULTADOS: Houve ampla aprovação dos alunos com relação a atividade proposta, apenas 14,3% que foram indiferentes ao processo. O aprendizado construído ao longo do desenvolvimento da intervenção pedagógica, conforme apontado pela maioria dos participantes, sobretudo no que se refere ao envolvimento na atividade e a utilização da TDICs contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, particularmente com relação a forma de estudar os conteúdos, de trabalhar em grupo e de desenvolver um trabalho de forma autônoma, a partir do uso de tecnologias digitais, que muitos deles não tinham conhecimento algum. CONCLUSÕES: O uso de TDICs no ambiente escolar são importantes aliadas na busca de mecanismos de ensino e de aprendizagem mais autônomo, em que os alunos são protagonistas do seu aprendizado, assumindo um papel singular de criticidade, criatividade, colaboração e entusiasmo/motivação à realização das atividades pedagógicas. A aplicação das TDICs possui um espaço gigantesco no ambiente da sala de aula, que ainda merece ser ocupado, mesmo que aos poucos, com cautela e com mudança de paradigma, sobretudo no que concerne à sua forma de utilização e a sua maneira de apresentação para os alunos e professores. Contudo, não se deve negligenciar a importância da mediação do professor no uso dessas TDICs.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112
10.3895/rbect.v16n1.14112
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v16n1.14112
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112/pdf_1
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14112/2209
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023
1982-873X
10.3895/rbect.v16n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223789899841536