O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112 |
Resumo: | O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação é uma realidade cada vez mais presente nos diversos espaços onde ocorrem processos de ensino e de aprendizagem. OBJETIVO: Esta pesquisa objetivou avaliar uma intervenção pedagógica estruturada na aplicação de TDICs como estímulo à criação de uma cultura autônoma de aprendizagem com os estudantes do 2º ano do curso técnico em meio ambiente. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, realizada em 2020 com 74 alunos do ensino médio integrado. Foi desenvolvida a partir de uma situação problema verificada no cotidiano da sala de aula na disciplina de Saneamento e Saúde Pública e na vivência dos alunos. Partindo de uma compreensão freireana da educação e da aprendizagem, foi proposto que, em grupos, fossem pesquisadas doenças relacionadas à ausência de saneamento básico, tendo como informações comuns: definição das doenças, dados estatísticos de prevalência, morbidade, ciclo da doença e profilaxia. Os dados dos grupos foram apresentados utilizando uma TDIC: blog, podcast, histórias em quadrinhos, infográficos estáticos e dinâmicos e vídeos. Após a atividade, os alunos realizaram uma avaliação da intervenção por meio do Google Forms. RESULTADOS: Houve ampla aprovação dos alunos com relação a atividade proposta, apenas 14,3% que foram indiferentes ao processo. O aprendizado construído ao longo do desenvolvimento da intervenção pedagógica, conforme apontado pela maioria dos participantes, sobretudo no que se refere ao envolvimento na atividade e a utilização da TDICs contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, particularmente com relação a forma de estudar os conteúdos, de trabalhar em grupo e de desenvolver um trabalho de forma autônoma, a partir do uso de tecnologias digitais, que muitos deles não tinham conhecimento algum. CONCLUSÕES: O uso de TDICs no ambiente escolar são importantes aliadas na busca de mecanismos de ensino e de aprendizagem mais autônomo, em que os alunos são protagonistas do seu aprendizado, assumindo um papel singular de criticidade, criatividade, colaboração e entusiasmo/motivação à realização das atividades pedagógicas. A aplicação das TDICs possui um espaço gigantesco no ambiente da sala de aula, que ainda merece ser ocupado, mesmo que aos poucos, com cautela e com mudança de paradigma, sobretudo no que concerne à sua forma de utilização e a sua maneira de apresentação para os alunos e professores. Contudo, não se deve negligenciar a importância da mediação do professor no uso dessas TDICs. |
id |
UTFPR-7_94c347ca2985738111372c719a8d787d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14112 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus IbatibaEducaçãoIntervenção pedagógica. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias educacionais.O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação é uma realidade cada vez mais presente nos diversos espaços onde ocorrem processos de ensino e de aprendizagem. OBJETIVO: Esta pesquisa objetivou avaliar uma intervenção pedagógica estruturada na aplicação de TDICs como estímulo à criação de uma cultura autônoma de aprendizagem com os estudantes do 2º ano do curso técnico em meio ambiente. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, realizada em 2020 com 74 alunos do ensino médio integrado. Foi desenvolvida a partir de uma situação problema verificada no cotidiano da sala de aula na disciplina de Saneamento e Saúde Pública e na vivência dos alunos. Partindo de uma compreensão freireana da educação e da aprendizagem, foi proposto que, em grupos, fossem pesquisadas doenças relacionadas à ausência de saneamento básico, tendo como informações comuns: definição das doenças, dados estatísticos de prevalência, morbidade, ciclo da doença e profilaxia. Os dados dos grupos foram apresentados utilizando uma TDIC: blog, podcast, histórias em quadrinhos, infográficos estáticos e dinâmicos e vídeos. Após a atividade, os alunos realizaram uma avaliação da intervenção por meio do Google Forms. RESULTADOS: Houve ampla aprovação dos alunos com relação a atividade proposta, apenas 14,3% que foram indiferentes ao processo. O aprendizado construído ao longo do desenvolvimento da intervenção pedagógica, conforme apontado pela maioria dos participantes, sobretudo no que se refere ao envolvimento na atividade e a utilização da TDICs contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, particularmente com relação a forma de estudar os conteúdos, de trabalhar em grupo e de desenvolver um trabalho de forma autônoma, a partir do uso de tecnologias digitais, que muitos deles não tinham conhecimento algum. CONCLUSÕES: O uso de TDICs no ambiente escolar são importantes aliadas na busca de mecanismos de ensino e de aprendizagem mais autônomo, em que os alunos são protagonistas do seu aprendizado, assumindo um papel singular de criticidade, criatividade, colaboração e entusiasmo/motivação à realização das atividades pedagógicas. A aplicação das TDICs possui um espaço gigantesco no ambiente da sala de aula, que ainda merece ser ocupado, mesmo que aos poucos, com cautela e com mudança de paradigma, sobretudo no que concerne à sua forma de utilização e a sua maneira de apresentação para os alunos e professores. Contudo, não se deve negligenciar a importância da mediação do professor no uso dessas TDICs.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Henriques, Juscelino AlvesFerreira, Luiz Fernando DiasSilveira, Adriana Gomes2023-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1411210.3895/rbect.v16n1.14112Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14112/2209Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/14112Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba |
title |
O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba |
spellingShingle |
O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba Henriques, Juscelino Alves Educação Intervenção pedagógica. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias educacionais. |
title_short |
O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba |
title_full |
O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba |
title_fullStr |
O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba |
title_full_unstemmed |
O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba |
title_sort |
O uso de tecnologias educacionais: percepções dos alunos das turmas de segundo ano do curso técnico em meio ambiente do IFES campus Ibatiba |
author |
Henriques, Juscelino Alves |
author_facet |
Henriques, Juscelino Alves Ferreira, Luiz Fernando Dias Silveira, Adriana Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Luiz Fernando Dias Silveira, Adriana Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Juscelino Alves Ferreira, Luiz Fernando Dias Silveira, Adriana Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Intervenção pedagógica. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias educacionais. |
topic |
Educação Intervenção pedagógica. Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação. Tecnologias educacionais. |
description |
O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação é uma realidade cada vez mais presente nos diversos espaços onde ocorrem processos de ensino e de aprendizagem. OBJETIVO: Esta pesquisa objetivou avaliar uma intervenção pedagógica estruturada na aplicação de TDICs como estímulo à criação de uma cultura autônoma de aprendizagem com os estudantes do 2º ano do curso técnico em meio ambiente. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, realizada em 2020 com 74 alunos do ensino médio integrado. Foi desenvolvida a partir de uma situação problema verificada no cotidiano da sala de aula na disciplina de Saneamento e Saúde Pública e na vivência dos alunos. Partindo de uma compreensão freireana da educação e da aprendizagem, foi proposto que, em grupos, fossem pesquisadas doenças relacionadas à ausência de saneamento básico, tendo como informações comuns: definição das doenças, dados estatísticos de prevalência, morbidade, ciclo da doença e profilaxia. Os dados dos grupos foram apresentados utilizando uma TDIC: blog, podcast, histórias em quadrinhos, infográficos estáticos e dinâmicos e vídeos. Após a atividade, os alunos realizaram uma avaliação da intervenção por meio do Google Forms. RESULTADOS: Houve ampla aprovação dos alunos com relação a atividade proposta, apenas 14,3% que foram indiferentes ao processo. O aprendizado construído ao longo do desenvolvimento da intervenção pedagógica, conforme apontado pela maioria dos participantes, sobretudo no que se refere ao envolvimento na atividade e a utilização da TDICs contribuiu para o desenvolvimento dos alunos, particularmente com relação a forma de estudar os conteúdos, de trabalhar em grupo e de desenvolver um trabalho de forma autônoma, a partir do uso de tecnologias digitais, que muitos deles não tinham conhecimento algum. CONCLUSÕES: O uso de TDICs no ambiente escolar são importantes aliadas na busca de mecanismos de ensino e de aprendizagem mais autônomo, em que os alunos são protagonistas do seu aprendizado, assumindo um papel singular de criticidade, criatividade, colaboração e entusiasmo/motivação à realização das atividades pedagógicas. A aplicação das TDICs possui um espaço gigantesco no ambiente da sala de aula, que ainda merece ser ocupado, mesmo que aos poucos, com cautela e com mudança de paradigma, sobretudo no que concerne à sua forma de utilização e a sua maneira de apresentação para os alunos e professores. Contudo, não se deve negligenciar a importância da mediação do professor no uso dessas TDICs. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112 10.3895/rbect.v16n1.14112 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v16n1.14112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14112/pdf_1 https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/14112/2209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023 1982-873X 10.3895/rbect.v16n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223789899841536 |