Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343 |
Resumo: | Abelhas são insetos extremamente importantes para a manutenção da vida no planeta, e oferecem inúmeras possibilidades didáticas no Ensino de Ciências. Ao levar em conta a importância ecológica e educacional desta temática, o objetivo deste estudo é analisar como o conteúdo relacionado às abelhas vem sendo abordado em livros didáticos da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II, disponíveis online , no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020). A metodologia caracteriza se como uma pesquisa qualitativa que apresenta elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi realizada por meio de extratos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, submetidos à análise de conteúdo e avaliados com critérios estabelecidos previamente. Após análise dos dados, observamos que a temática foi pouco explorada pelos livros. Quando exploradas, uma relação utilitarista e antropocêntrica foi predominante. Aspectos medicinais dos produtos apícolas, culturais e históricos sequer foram mencionados. Em sí ntese, vários aspectos ambientais e funções ecológicas importantes deixaram de ser apresentadas nos livros didáticos avaliados, o que pode trazer prejuízos à aprendizagem, especialmente em que pese o desenvolvimento da Educação Ambiental e da aprendizagem no Ensino de Ciências. |
id |
UTFPR-7_956d300930294fb7d39199f2bf1eeb7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/14343 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamentalEnsino de CiênciasLivros Didáticos de Ciências; Abelhas; PNLDAbelhas são insetos extremamente importantes para a manutenção da vida no planeta, e oferecem inúmeras possibilidades didáticas no Ensino de Ciências. Ao levar em conta a importância ecológica e educacional desta temática, o objetivo deste estudo é analisar como o conteúdo relacionado às abelhas vem sendo abordado em livros didáticos da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II, disponíveis online , no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020). A metodologia caracteriza se como uma pesquisa qualitativa que apresenta elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi realizada por meio de extratos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, submetidos à análise de conteúdo e avaliados com critérios estabelecidos previamente. Após análise dos dados, observamos que a temática foi pouco explorada pelos livros. Quando exploradas, uma relação utilitarista e antropocêntrica foi predominante. Aspectos medicinais dos produtos apícolas, culturais e históricos sequer foram mencionados. Em sí ntese, vários aspectos ambientais e funções ecológicas importantes deixaram de ser apresentadas nos livros didáticos avaliados, o que pode trazer prejuízos à aprendizagem, especialmente em que pese o desenvolvimento da Educação Ambiental e da aprendizagem no Ensino de Ciências.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lohmann, Lara Amélia DreonVenturi, Tiago2022-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1434310.3895/rbect.v15n2.14343Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343/pdf_1Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/14343Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental |
title |
Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental Lohmann, Lara Amélia Dreon Ensino de Ciências Livros Didáticos de Ciências; Abelhas; PNLD |
title_short |
Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental |
author |
Lohmann, Lara Amélia Dreon |
author_facet |
Lohmann, Lara Amélia Dreon Venturi, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Venturi, Tiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lohmann, Lara Amélia Dreon Venturi, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Livros Didáticos de Ciências; Abelhas; PNLD |
topic |
Ensino de Ciências Livros Didáticos de Ciências; Abelhas; PNLD |
description |
Abelhas são insetos extremamente importantes para a manutenção da vida no planeta, e oferecem inúmeras possibilidades didáticas no Ensino de Ciências. Ao levar em conta a importância ecológica e educacional desta temática, o objetivo deste estudo é analisar como o conteúdo relacionado às abelhas vem sendo abordado em livros didáticos da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II, disponíveis online , no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020). A metodologia caracteriza se como uma pesquisa qualitativa que apresenta elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi realizada por meio de extratos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, submetidos à análise de conteúdo e avaliados com critérios estabelecidos previamente. Após análise dos dados, observamos que a temática foi pouco explorada pelos livros. Quando exploradas, uma relação utilitarista e antropocêntrica foi predominante. Aspectos medicinais dos produtos apícolas, culturais e históricos sequer foram mencionados. Em sí ntese, vários aspectos ambientais e funções ecológicas importantes deixaram de ser apresentadas nos livros didáticos avaliados, o que pode trazer prejuízos à aprendizagem, especialmente em que pese o desenvolvimento da Educação Ambiental e da aprendizagem no Ensino de Ciências. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343 10.3895/rbect.v15n2.14343 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v15n2.14343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 2022 1982-873X 10.3895/rbect.v15n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800223789933395968 |