Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lohmann, Lara Amélia Dreon
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Venturi, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343
Resumo: Abelhas são insetos extremamente importantes para a manutenção da vida no planeta, e oferecem inúmeras possibilidades didáticas no Ensino de Ciências. Ao levar em conta a importância ecológica e educacional desta temática, o objetivo deste estudo é analisar como o conteúdo relacionado às abelhas vem sendo abordado em livros didáticos da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II, disponíveis online , no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020). A metodologia caracteriza se como uma pesquisa qualitativa que apresenta elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi realizada por meio de extratos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, submetidos à análise de conteúdo e avaliados com critérios estabelecidos previamente. Após análise dos dados, observamos que a temática foi pouco explorada pelos livros. Quando exploradas, uma relação utilitarista e antropocêntrica foi predominante. Aspectos medicinais dos produtos apícolas, culturais e históricos sequer foram mencionados. Em sí ntese, vários aspectos ambientais e funções ecológicas importantes deixaram de ser apresentadas nos livros didáticos avaliados, o que pode trazer prejuízos à aprendizagem, especialmente em que pese o desenvolvimento da Educação Ambiental e da aprendizagem no Ensino de Ciências.
id UTFPR-7_956d300930294fb7d39199f2bf1eeb7c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14343
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamentalEnsino de CiênciasLivros Didáticos de Ciências; Abelhas; PNLDAbelhas são insetos extremamente importantes para a manutenção da vida no planeta, e oferecem inúmeras possibilidades didáticas no Ensino de Ciências. Ao levar em conta a importância ecológica e educacional desta temática, o objetivo deste estudo é analisar como o conteúdo relacionado às abelhas vem sendo abordado em livros didáticos da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II, disponíveis online , no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020). A metodologia caracteriza se como uma pesquisa qualitativa que apresenta elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi realizada por meio de extratos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, submetidos à análise de conteúdo e avaliados com critérios estabelecidos previamente. Após análise dos dados, observamos que a temática foi pouco explorada pelos livros. Quando exploradas, uma relação utilitarista e antropocêntrica foi predominante. Aspectos medicinais dos produtos apícolas, culturais e históricos sequer foram mencionados. Em sí ntese, vários aspectos ambientais e funções ecológicas importantes deixaram de ser apresentadas nos livros didáticos avaliados, o que pode trazer prejuízos à aprendizagem, especialmente em que pese o desenvolvimento da Educação Ambiental e da aprendizagem no Ensino de Ciências.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lohmann, Lara Amélia DreonVenturi, Tiago2022-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1434310.3895/rbect.v15n2.14343Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 20221982-873X10.3895/rbect.v15n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343/pdf_1Direitos autorais 2022 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:44:21Zoai:periodicos.utfpr:article/14343Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:44:21Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental
title Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental
Lohmann, Lara Amélia Dreon
Ensino de Ciências
Livros Didáticos de Ciências; Abelhas; PNLD
title_short Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental
title_full Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental
title_sort Abelhas na educação em ciências: o que trazem os livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental
author Lohmann, Lara Amélia Dreon
author_facet Lohmann, Lara Amélia Dreon
Venturi, Tiago
author_role author
author2 Venturi, Tiago
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lohmann, Lara Amélia Dreon
Venturi, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Livros Didáticos de Ciências; Abelhas; PNLD
topic Ensino de Ciências
Livros Didáticos de Ciências; Abelhas; PNLD
description Abelhas são insetos extremamente importantes para a manutenção da vida no planeta, e oferecem inúmeras possibilidades didáticas no Ensino de Ciências. Ao levar em conta a importância ecológica e educacional desta temática, o objetivo deste estudo é analisar como o conteúdo relacionado às abelhas vem sendo abordado em livros didáticos da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II, disponíveis online , no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2020). A metodologia caracteriza se como uma pesquisa qualitativa que apresenta elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi realizada por meio de extratos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, submetidos à análise de conteúdo e avaliados com critérios estabelecidos previamente. Após análise dos dados, observamos que a temática foi pouco explorada pelos livros. Quando exploradas, uma relação utilitarista e antropocêntrica foi predominante. Aspectos medicinais dos produtos apícolas, culturais e históricos sequer foram mencionados. Em sí ntese, vários aspectos ambientais e funções ecológicas importantes deixaram de ser apresentadas nos livros didáticos avaliados, o que pode trazer prejuízos à aprendizagem, especialmente em que pese o desenvolvimento da Educação Ambiental e da aprendizagem no Ensino de Ciências.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343
10.3895/rbect.v15n2.14343
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v15n2.14343
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14343/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 15, n. 2 (2022): Publicação em Fluxo Contínuo 2022
1982-873X
10.3895/rbect.v15n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1800223789933395968