Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599 |
Resumo: | A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados como ferramentas educativas se bem selecionados. Este trabalho faz uma reflexão teórica entre algumas interfaces de discussões sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) baseadas principalmente em Postman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Esta trilogia apresenta diversos conceitos estudados por grandes teóricos da área CTS de maneira inerente entre os meandros da trama e que podem ser discutidos e potencializados com a mesma. Concluímos que esta obra pode ser utilizada por professores como forma de problematizar e enriquecer conceitos CTS para estudantes de diferentes níveis. |
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Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados como ferramentas educativas se bem selecionados. Este trabalho faz uma reflexão teórica entre algumas interfaces de discussões sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) baseadas principalmente em Postman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Esta trilogia apresenta diversos conceitos estudados por grandes teóricos da área CTS de maneira inerente entre os meandros da trama e que podem ser discutidos e potencializados com a mesma. Concluímos que esta obra pode ser utilizada por professores como forma de problematizar e enriquecer conceitos CTS para estudantes de diferentes níveis. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Miquelin, Awdry FeisserSaavedra Filho, Nestor CortezConceição, Sam Adam Hoffmann2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/159910.3895/S1982-873X2014000100004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599/1222Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T23:43:10Zoai:periodicos.utfpr:article/1599Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-06-02T23:43:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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