Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miquelin, Awdry Feisser
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Saavedra Filho, Nestor Cortez, Conceição, Sam Adam Hoffmann
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599
Resumo: A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados como ferramentas educativas se bem selecionados. Este trabalho faz uma reflexão teórica entre algumas interfaces de discussões sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) baseadas principalmente em Postman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Esta trilogia apresenta diversos conceitos estudados por grandes teóricos da área CTS de maneira inerente entre os meandros da trama e que podem ser discutidos e potencializados com a mesma. Concluímos que esta obra pode ser utilizada por professores como forma de problematizar e enriquecer conceitos CTS para estudantes de diferentes níveis.
id UTFPR-7_a358098e4940b3c3ba55b9ff35f6c6f6
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1599
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados como ferramentas educativas se bem selecionados. Este trabalho faz uma reflexão teórica entre algumas interfaces de discussões sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) baseadas principalmente em Postman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Esta trilogia apresenta diversos conceitos estudados por grandes teóricos da área CTS de maneira inerente entre os meandros da trama e que podem ser discutidos e potencializados com a mesma. Concluímos que esta obra pode ser utilizada por professores como forma de problematizar e enriquecer conceitos CTS para estudantes de diferentes níveis. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Miquelin, Awdry FeisserSaavedra Filho, Nestor CortezConceição, Sam Adam Hoffmann2014-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/159910.3895/S1982-873X2014000100004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599/1222Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-06-02T23:43:10Zoai:periodicos.utfpr:article/1599Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2014-06-02T23:43:10Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
title Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
spellingShingle Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
Miquelin, Awdry Feisser
title_short Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
title_full Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
title_fullStr Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
title_full_unstemmed Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
title_sort Mediação da trilogia “fundação” como possível parâmetro de análise para ensino de relações ciência, tecnologia e sociedade
author Miquelin, Awdry Feisser
author_facet Miquelin, Awdry Feisser
Saavedra Filho, Nestor Cortez
Conceição, Sam Adam Hoffmann
author_role author
author2 Saavedra Filho, Nestor Cortez
Conceição, Sam Adam Hoffmann
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miquelin, Awdry Feisser
Saavedra Filho, Nestor Cortez
Conceição, Sam Adam Hoffmann
description A potencialização do Ensino de Ciências com literatura é algo rico e já proposto a décadas por autores como Zanetic e outros. Dentro da literatura livros de ficção científica podem conter informações técnicas sobre conteúdos trabalhados nas aulas de ciências naturais. Desta maneira podem ser usados como ferramentas educativas se bem selecionados. Este trabalho faz uma reflexão teórica entre algumas interfaces de discussões sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) baseadas principalmente em Postman e a trilogia Fundação de Isaac Asimov. Esta trilogia apresenta diversos conceitos estudados por grandes teóricos da área CTS de maneira inerente entre os meandros da trama e que podem ser discutidos e potencializados com a mesma. Concluímos que esta obra pode ser utilizada por professores como forma de problematizar e enriquecer conceitos CTS para estudantes de diferentes níveis.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599
10.3895/S1982-873X2014000100004
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1599/1222
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 1 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870071070720