Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15951 |
Resumo: | A epistemologia, enquanto campo de estudo do desenvolvimento científico, encontra-se representada por diferentes filósofos da ciência, cada qual com seu próprio sistema de explicação para o desenvolvimento científico. Apesar da diversidade de opiniões emitidas por esses filósofos e do embate que muitas vezes travam entre si, o diálogo entre eles é possível e frutífero — desde que se faça uso de metodologias próprias e que levem em conta os contextos e as buscas de cada um. Dessa forma, com base nas contribuições de diferentes epistemólogos, o presente trabalho busca identificar a compreensão de aspectos-chave das ciências junto a estudantes de cinco cursos de graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser considerada qualitativa, tendo em vista que a coleta de dados se deu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Uma vez realizadas, as entrevistas foram analisadas por meio de um processo de análise textual discursiva, a qual classificou os diferentes posicionamentos dos estudantes em três temáticas principais: i) a forma como compreendem a ciência em suas áreas; ii) o papel que as pesquisas quantitativas tem em suas áreas; e iii) a possibilidade de realização de pesquisas qualitativas em cada campo. Cada uma dessas temáticas foi discutida a partir de referenciais epistemológicos. Como resultado, foi possível identificar diferentes entendimentos sobre o fazer científico, tanto entre os cursos, quanto dentro de cada curso. Também se percebeu que a estatística e os dados quantitativos têm um papel relevante para a maior parte das áreas, mesmo que seus usos e funções nem sempre sejam de total domínio dos estudantes. Por fim, verificou-se que, apesar de um número considerável de estudantes considerar possível a realização de pesquisas qualitativas dentro de suas áreas, poucos souberam dizer como esse tipo de pesquisa poderia ser instrumentalizada ou se elas seriam facilmente aceitas por suas áreas. |
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Concepções sobre pesquisas quantitativas, qualitativas e construção da ciência entre estudantes de graduação da UERGS7.08.00.00-6 Educação/ 7.08.00.00-6 Educação 7.08.01.00-2 Fundamentos da EducaçãoEpistemologia; Filosofia da ciência; Formação discente; Ensino superiorA epistemologia, enquanto campo de estudo do desenvolvimento científico, encontra-se representada por diferentes filósofos da ciência, cada qual com seu próprio sistema de explicação para o desenvolvimento científico. Apesar da diversidade de opiniões emitidas por esses filósofos e do embate que muitas vezes travam entre si, o diálogo entre eles é possível e frutífero — desde que se faça uso de metodologias próprias e que levem em conta os contextos e as buscas de cada um. Dessa forma, com base nas contribuições de diferentes epistemólogos, o presente trabalho busca identificar a compreensão de aspectos-chave das ciências junto a estudantes de cinco cursos de graduação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Em termos metodológicos, a pesquisa pode ser considerada qualitativa, tendo em vista que a coleta de dados se deu por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Uma vez realizadas, as entrevistas foram analisadas por meio de um processo de análise textual discursiva, a qual classificou os diferentes posicionamentos dos estudantes em três temáticas principais: i) a forma como compreendem a ciência em suas áreas; ii) o papel que as pesquisas quantitativas tem em suas áreas; e iii) a possibilidade de realização de pesquisas qualitativas em cada campo. Cada uma dessas temáticas foi discutida a partir de referenciais epistemológicos. Como resultado, foi possível identificar diferentes entendimentos sobre o fazer científico, tanto entre os cursos, quanto dentro de cada curso. Também se percebeu que a estatística e os dados quantitativos têm um papel relevante para a maior parte das áreas, mesmo que seus usos e funções nem sempre sejam de total domínio dos estudantes. Por fim, verificou-se que, apesar de um número considerável de estudantes considerar possível a realização de pesquisas qualitativas dentro de suas áreas, poucos souberam dizer como esse tipo de pesquisa poderia ser instrumentalizada ou se elas seriam facilmente aceitas por suas áreas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Braunstein, Guilherme KundeDel Pino, José Claudio2023-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1595110.3895/rbect.v16n1.15951Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15951/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/15951/pdf_1https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/15951/2786https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/15951/2787Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T20:45:14Zoai:periodicos.utfpr:article/15951Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-01-05T20:45:14Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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