PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Alessandro Frederico da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Ataíde, Ana Raquel Pereira de, Freire, Morgana Farias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492
Resumo: Estamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: “A trupe da magia” e “O ciclo da água”, em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.Palavras-chave: divulgação; ciência; arte.  
id UFPR-4_9426c59672bd667f6b5d0b008d013a92
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/16492
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALLATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA ATRAVÉS DO TEATRO PARA COMUNICAR A CIÊNCIA A TODOSEducaçãoEspecíficos de Educação7.08.00.00-6 EducaçãoEstamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: “A trupe da magia” e “O ciclo da água”, em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.Palavras-chave: divulgação; ciência; arte.  We are living the first decade of the XXI century without begin successfully socialized the knowledge. To remedy this problem, the scientific divulgation appears as a way to communicate the science, beyond the formal educational space. On this perspective, this work has the goal of showing that we can teach and disseminate the science in a more engaging, interactive and pleasant way making use of the theater. Thus we report two experiments in this object of research which occurred during the years 2004 and 2005 in some events of scientific divulgation: “The troupe of magic” and “The cycle of water”. We conclude that the theater can be the point of departure to attract the interest, disseminating information and popularize the knowledge of science, by playful activities enabling a better “reading of the world” and consequently decreasing the scientific illiteracy that still exists in our country. In although the complexity that this type of work demands, considering the social and didactic aspects involved in scientific divulgation, we believe that our results are rewarding.Key-words: divulgation; science; art.UFPR2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-262Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-262Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-2621984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492/11003https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492/31085Silveira, Alessandro Frederico daAtaíde, Ana Raquel Pereira deFreire, Morgana Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:03:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/16492Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:03:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA ATRAVÉS DO TEATRO PARA COMUNICAR A CIÊNCIA A TODOS
title PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL
spellingShingle PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL
Silveira, Alessandro Frederico da
Educação
Específicos de Educação
7.08.00.00-6 Educação
title_short PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL
title_full PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL
title_fullStr PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL
title_full_unstemmed PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL
title_sort PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL
author Silveira, Alessandro Frederico da
author_facet Silveira, Alessandro Frederico da
Ataíde, Ana Raquel Pereira de
Freire, Morgana Farias
author_role author
author2 Ataíde, Ana Raquel Pereira de
Freire, Morgana Farias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Alessandro Frederico da
Ataíde, Ana Raquel Pereira de
Freire, Morgana Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Específicos de Educação
7.08.00.00-6 Educação
topic Educação
Específicos de Educação
7.08.00.00-6 Educação
description Estamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: “A trupe da magia” e “O ciclo da água”, em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.Palavras-chave: divulgação; ciência; arte.  
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492/11003
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492/31085
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-262
Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-262
Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-262
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895506124800