PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492 |
Resumo: | Estamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: “A trupe da magia” e “O ciclo da água”, em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.Palavras-chave: divulgação; ciência; arte. |
id |
UFPR-4_9426c59672bd667f6b5d0b008d013a92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/16492 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALLATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA ATRAVÉS DO TEATRO PARA COMUNICAR A CIÊNCIA A TODOSEducaçãoEspecíficos de Educação7.08.00.00-6 EducaçãoEstamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: “A trupe da magia” e “O ciclo da água”, em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.Palavras-chave: divulgação; ciência; arte. We are living the first decade of the XXI century without begin successfully socialized the knowledge. To remedy this problem, the scientific divulgation appears as a way to communicate the science, beyond the formal educational space. On this perspective, this work has the goal of showing that we can teach and disseminate the science in a more engaging, interactive and pleasant way making use of the theater. Thus we report two experiments in this object of research which occurred during the years 2004 and 2005 in some events of scientific divulgation: “The troupe of magic” and “The cycle of water”. We conclude that the theater can be the point of departure to attract the interest, disseminating information and popularize the knowledge of science, by playful activities enabling a better “reading of the world” and consequently decreasing the scientific illiteracy that still exists in our country. In although the complexity that this type of work demands, considering the social and didactic aspects involved in scientific divulgation, we believe that our results are rewarding.Key-words: divulgation; science; art.UFPR2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-262Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-262Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-2621984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492/11003https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492/31085Silveira, Alessandro Frederico daAtaíde, Ana Raquel Pereira deFreire, Morgana Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:03:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/16492Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:03:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ADAPTAÇÃO METODOLÓGICA ATRAVÉS DO TEATRO PARA COMUNICAR A CIÊNCIA A TODOS |
title |
PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL |
spellingShingle |
PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL Silveira, Alessandro Frederico da Educação Específicos de Educação 7.08.00.00-6 Educação |
title_short |
PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL |
title_full |
PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL |
title_fullStr |
PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL |
title_full_unstemmed |
PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL |
title_sort |
PLAYFUL ACTIVITIES IN THE TEACHING OF SCIENCE: A METHODOLOGICAL ADAPTATION THROUGH THE THEATER FOR COMMUNICATING SCIENCE TO ALL |
author |
Silveira, Alessandro Frederico da |
author_facet |
Silveira, Alessandro Frederico da Ataíde, Ana Raquel Pereira de Freire, Morgana Farias |
author_role |
author |
author2 |
Ataíde, Ana Raquel Pereira de Freire, Morgana Farias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Alessandro Frederico da Ataíde, Ana Raquel Pereira de Freire, Morgana Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Específicos de Educação 7.08.00.00-6 Educação |
topic |
Educação Específicos de Educação 7.08.00.00-6 Educação |
description |
Estamos vivendo a primeira década do século XXI sem que tenhamos conseguido socializar o conhecimento. Para suprir esse desequilíbrio, surge a divulgação científica, uma maneira de comunicar a ciência, além do espaço formal da educação. Nesta perspectiva este trabalho tem como objetivo apresentar que por meio do teatro, é possível ensinar e divulgar a ciência de forma mais envolvente, interativa e prazerosa. Assim trazemos um relato de duas experiências com este objeto de pesquisa ao longo dos anos de 2004 e 2005: “A trupe da magia” e “O ciclo da água”, em alguns eventos de divulgação científica. Concluímos que o teatro pode ser o ponto de partida para despertar o interesse, divulgar informações e popularizar de forma lúdica o conhecimento das ciências, possibilitando uma melhor “leitura de mundo” e consequentemente diminuindo o analfabetismo científico ainda existente em nosso país. Embora sejamos conscientes da complexidade que este tipo de trabalho demanda, considerando os aspectos sociais e didáticos envolvidos na divulgação científica, acreditamos que os resultados são compensadores.Palavras-chave: divulgação; ciência; arte. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492/11003 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16492/31085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-262 Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-262 Educar em Revista; v. 25, n. 34 (2009); p. 251-262 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711895506124800 |