O problema dos teoremas-em-ação sobre a força de atrito na disciplina de física geral para graduação
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1167 |
Resumo: | São apresentados neste artigo, resultados de um estudo sobre erros cometidos por alunos de engenharias da UFRGS, em provas de Física Geral. Algumas pesquisas já antecipavam a dificuldade dos alunos em relação à direção e sentido da força de atrito, principalmente o estático. Com vistas a estas dificuldades, uma questão de prova foi escolhida para ser aqui discutida e serão tratados alguns possíveis teoremas-em-ação utilizados pelos estudantes para tentar resolver esta questão envolvendo o atrito entre superfícies. De acordo com a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o sujeito tenta resolver as situações a ele apresentadas utilizando esquemas compostos por uma série de elementos, entre eles os teoremas-em-ação. Quando um teorema-em-ação não está correto pode levar a erros sistemáticos em problemas, como o caso aqui discutido. Um vasto repertório de esquemas é criado a partir do contato com diferentes situações, tornando o sujeito mais preparado para agir diante de dificuldades. |
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O problema dos teoremas-em-ação sobre a força de atrito na disciplina de física geral para graduaçãoSão apresentados neste artigo, resultados de um estudo sobre erros cometidos por alunos de engenharias da UFRGS, em provas de Física Geral. Algumas pesquisas já antecipavam a dificuldade dos alunos em relação à direção e sentido da força de atrito, principalmente o estático. Com vistas a estas dificuldades, uma questão de prova foi escolhida para ser aqui discutida e serão tratados alguns possíveis teoremas-em-ação utilizados pelos estudantes para tentar resolver esta questão envolvendo o atrito entre superfícies. De acordo com a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o sujeito tenta resolver as situações a ele apresentadas utilizando esquemas compostos por uma série de elementos, entre eles os teoremas-em-ação. Quando um teorema-em-ação não está correto pode levar a erros sistemáticos em problemas, como o caso aqui discutido. Um vasto repertório de esquemas é criado a partir do contato com diferentes situações, tornando o sujeito mais preparado para agir diante de dificuldades.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Hilger, Thaís RafaelaOliveira, Ângelo Mozart Medeiros de2012-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/116710.3895/S1982-873X2012000100004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1167/791Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:39Zoai:periodicos.utfpr:article/1167Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:39Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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