O problema dos teoremas-em-ação sobre a força de atrito na disciplina de física geral para graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hilger, Thaís Rafaela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Oliveira, Ângelo Mozart Medeiros de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1167
Resumo: São apresentados neste artigo, resultados de um estudo sobre erros cometidos por alunos de engenharias da UFRGS, em provas de Física Geral. Algumas pesquisas já antecipavam a dificuldade dos alunos em relação à direção e sentido da força de atrito, principalmente o estático. Com vistas a estas dificuldades, uma questão de prova foi escolhida para ser aqui discutida e serão tratados alguns possíveis teoremas-em-ação utilizados pelos estudantes para tentar resolver esta questão envolvendo o atrito entre superfícies. De acordo com a teoria dos campos conceituais de Vergnaud, o sujeito tenta resolver as situações a ele apresentadas utilizando esquemas compostos por uma série de elementos, entre eles os teoremas-em-ação. Quando um teorema-em-ação não está correto pode levar a erros sistemáticos em problemas, como o caso aqui discutido. Um vasto repertório de esquemas é criado a partir do contato com diferentes situações, tornando o sujeito mais preparado para agir diante de dificuldades.
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