Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justus, José Fabiano Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Francisco, Antonio Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941
Resumo: O presente artigo tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, predominantemente qualitativa e com resquícios de pesquisa bibliográfica. O público alvo foi de alunos da terceira série do curso Técnico em Farmácia de uma instituição particular de ensino em Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa utilizou um método ancorado em dois meios de ensino: a aula com exposição pelo professor e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Detetive da Saúde. Os dados, obtidos através de entrevistas, evidenciaram as percepções dos sujeitos da pesquisa quanto ao meio de ensino utilizado. As principais percepções assinalam que o jogo desenvolvido facilita a aprendizagem, possibilita maior envolvimento, permite distração, necessita de conhecimentos prévios e possibilita revisão de conteúdos.
id UTFPR-7_aadfbab0daea8e6a800bbbeed3d1cfaa
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/941
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúdeO presente artigo tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, predominantemente qualitativa e com resquícios de pesquisa bibliográfica. O público alvo foi de alunos da terceira série do curso Técnico em Farmácia de uma instituição particular de ensino em Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa utilizou um método ancorado em dois meios de ensino: a aula com exposição pelo professor e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Detetive da Saúde. Os dados, obtidos através de entrevistas, evidenciaram as percepções dos sujeitos da pesquisa quanto ao meio de ensino utilizado. As principais percepções assinalam que o jogo desenvolvido facilita a aprendizagem, possibilita maior envolvimento, permite distração, necessita de conhecimentos prévios e possibilita revisão de conteúdos.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Justus, José Fabiano CostaFrancisco, Antonio Carlos de2012-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/94110.3895/S1982-873X2012000100007Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)1982-873X10.3895/S1982-873X20120001reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941/794Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:39Zoai:periodicos.utfpr:article/941Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:39Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
title Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
spellingShingle Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
Justus, José Fabiano Costa
title_short Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
title_full Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
title_fullStr Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
title_full_unstemmed Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
title_sort Detetive da saúde: a contribuição de um jogo de tabuleiro para o ensino e a aprendizagem na área da saúde
author Justus, José Fabiano Costa
author_facet Justus, José Fabiano Costa
Francisco, Antonio Carlos de
author_role author
author2 Francisco, Antonio Carlos de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Justus, José Fabiano Costa
Francisco, Antonio Carlos de
description O presente artigo tem por objetivo identificar as contribuições de um método de ensino, centrado numa abordagem lúdica de educação, para o ensino e a aprendizagem de discentes de um curso profissionalizante da área da saúde. A pesquisa se caracteriza como aplicada, exploratória, interpretativa, predominantemente qualitativa e com resquícios de pesquisa bibliográfica. O público alvo foi de alunos da terceira série do curso Técnico em Farmácia de uma instituição particular de ensino em Ponta Grossa, no Paraná. A pesquisa utilizou um método ancorado em dois meios de ensino: a aula com exposição pelo professor e o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro intitulado Detetive da Saúde. Os dados, obtidos através de entrevistas, evidenciaram as percepções dos sujeitos da pesquisa quanto ao meio de ensino utilizado. As principais percepções assinalam que o jogo desenvolvido facilita a aprendizagem, possibilita maior envolvimento, permite distração, necessita de conhecimentos prévios e possibilita revisão de conteúdos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941
10.3895/S1982-873X2012000100007
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2012000100007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/941/794
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 5, n. 1 (2012)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20120001
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870136082432