O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sandro Lucas Reis
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897
Resumo: Práticas Científicas têm sido um tema central de recentes reformas educacionais de Ensino de Ciências dos Estados Unidos e o interesse por este tema também tem se reverberado nas pesquisas em Ensino de Ciências constituindo-se como um tópico de repercussão internacional (Europa, América do Sul, Ásia, Oceania e África). Os objetivos deste artigo são os seguintes: 1) apresentar o conceito de Práticas Científicas conforme os principais referenciais teóricos internacionais sobre o tema; 2) discutir as oito Práticas Científicas e a sua relevância para o Ensino de Ciências; e 3) estabelecer possíveis conexões entre a ideia de Práticas Científicas e as discussões expostas em documentos nacionais da área de Ciências da Natureza. Para isso, este artigo é orientado por uma pesquisa teórico-conceitual, na qual foram estudados os referenciais de Práticas Científicas objetivando identificar, conhecer e acompanhar o desenvolvimento do tema em determinada área do conhecimento. Os resultados desta pesquisa apontam as principais perspectivas de conceituação das Práticas Científicas e inserem o tema nas discussões educacionais nacionais em Ensino de Ciências; também apresentam reflexões acerca da importância das oito Práticas Científicas para a aprendizagem em Ciências e como estas podem favorecer a construção de uma visão mais contemporânea da Ciência; e, finalmente, indicam conexões entre algumas Práticas Científicas específicas e as discussões expostas em documentos nacionais. As discussões deste artigo buscam contribuir para fortalecer debates acerca do tema nacionalmente; refletir a respeito da relevância do tema para o Ensino de Ciências; e acompanhar o crescente interesse por pesquisas envolvendo as Práticas Científicas.
id UTFPR-7_b11fe6cc984288243b238b2603c7c99c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/14897
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?Ensino; aprendizagemPráticas Científicas; Ensino de Ciências; Aprendizagem.Práticas Científicas têm sido um tema central de recentes reformas educacionais de Ensino de Ciências dos Estados Unidos e o interesse por este tema também tem se reverberado nas pesquisas em Ensino de Ciências constituindo-se como um tópico de repercussão internacional (Europa, América do Sul, Ásia, Oceania e África). Os objetivos deste artigo são os seguintes: 1) apresentar o conceito de Práticas Científicas conforme os principais referenciais teóricos internacionais sobre o tema; 2) discutir as oito Práticas Científicas e a sua relevância para o Ensino de Ciências; e 3) estabelecer possíveis conexões entre a ideia de Práticas Científicas e as discussões expostas em documentos nacionais da área de Ciências da Natureza. Para isso, este artigo é orientado por uma pesquisa teórico-conceitual, na qual foram estudados os referenciais de Práticas Científicas objetivando identificar, conhecer e acompanhar o desenvolvimento do tema em determinada área do conhecimento. Os resultados desta pesquisa apontam as principais perspectivas de conceituação das Práticas Científicas e inserem o tema nas discussões educacionais nacionais em Ensino de Ciências; também apresentam reflexões acerca da importância das oito Práticas Científicas para a aprendizagem em Ciências e como estas podem favorecer a construção de uma visão mais contemporânea da Ciência; e, finalmente, indicam conexões entre algumas Práticas Científicas específicas e as discussões expostas em documentos nacionais. As discussões deste artigo buscam contribuir para fortalecer debates acerca do tema nacionalmente; refletir a respeito da relevância do tema para o Ensino de Ciências; e acompanhar o crescente interesse por pesquisas envolvendo as Práticas Científicas.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESCosta, Sandro Lucas ReisBroietti, Fabiele Cristiane Dias2023-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1489710.3895/rbect.v16n1.14897Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16, n. 1 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 20231982-873X10.3895/rbect.v16n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897/pdf_1Direitos autorais 2023 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-08T11:13:54Zoai:periodicos.utfpr:article/14897Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2024-10-08T11:13:54Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
title O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
spellingShingle O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
Costa, Sandro Lucas Reis
Ensino; aprendizagem
Práticas Científicas; Ensino de Ciências; Aprendizagem.
title_short O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
title_full O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
title_fullStr O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
title_full_unstemmed O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
title_sort O que são práticas científicas e por que são relevantes para o ensino de ciências?
author Costa, Sandro Lucas Reis
author_facet Costa, Sandro Lucas Reis
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
author_role author
author2 Broietti, Fabiele Cristiane Dias
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sandro Lucas Reis
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; aprendizagem
Práticas Científicas; Ensino de Ciências; Aprendizagem.
topic Ensino; aprendizagem
Práticas Científicas; Ensino de Ciências; Aprendizagem.
description Práticas Científicas têm sido um tema central de recentes reformas educacionais de Ensino de Ciências dos Estados Unidos e o interesse por este tema também tem se reverberado nas pesquisas em Ensino de Ciências constituindo-se como um tópico de repercussão internacional (Europa, América do Sul, Ásia, Oceania e África). Os objetivos deste artigo são os seguintes: 1) apresentar o conceito de Práticas Científicas conforme os principais referenciais teóricos internacionais sobre o tema; 2) discutir as oito Práticas Científicas e a sua relevância para o Ensino de Ciências; e 3) estabelecer possíveis conexões entre a ideia de Práticas Científicas e as discussões expostas em documentos nacionais da área de Ciências da Natureza. Para isso, este artigo é orientado por uma pesquisa teórico-conceitual, na qual foram estudados os referenciais de Práticas Científicas objetivando identificar, conhecer e acompanhar o desenvolvimento do tema em determinada área do conhecimento. Os resultados desta pesquisa apontam as principais perspectivas de conceituação das Práticas Científicas e inserem o tema nas discussões educacionais nacionais em Ensino de Ciências; também apresentam reflexões acerca da importância das oito Práticas Científicas para a aprendizagem em Ciências e como estas podem favorecer a construção de uma visão mais contemporânea da Ciência; e, finalmente, indicam conexões entre algumas Práticas Científicas específicas e as discussões expostas em documentos nacionais. As discussões deste artigo buscam contribuir para fortalecer debates acerca do tema nacionalmente; refletir a respeito da relevância do tema para o Ensino de Ciências; e acompanhar o crescente interesse por pesquisas envolvendo as Práticas Científicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897
10.3895/rbect.v16n1.14897
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v16n1.14897
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897/pdf
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/14897/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 16, n. 1 (2023): Publicação em Fluxo Contínuo 2023
1982-873X
10.3895/rbect.v16n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1816701813114535936