Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/15631 |
Resumo: | O estudo centra-se no 1° ciclo do Ensino Básico e parte de resultados de investigação que haviam sugerido que uma prática pedagógica mista é promotora de uma aprendizagem de sucesso aos níveis científico, social e afectivo. Teoricamente, a investigação baseia-se no construtivismo social de Vygotsky e na teoria do discurso pedagógico de Benstein. De um ponto de vista metodológico, tem em consideração a relação dialética entre o teórico e o empírico enquanto traduzindo a influência mútua entre as linguagens interna e externa e descrição e os dados empíricos. Com o presente estudo pretende-se avançar na análise e intervenção, para explorar a interacção das características da prática pedagógica cruciais para a aprendizagem científica. No artigo discute-se de que forma algumas características da prática pedagógica, evidenciadas por estudos anteriores, constituem factores limitantes de outras e qual a importância relativa das várias características. Discute-se também em que medida o nível de exigência conceptual, em termos de conhecimentos e de competências científicas – o que da aprendizagem, pode ser um factor limitante de características adequadas da prática pedagógica - o como da aprendizagem. |
id |
RCAP_169b811aab71644595ef5c7a47a1cc09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15631 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógicaScientific development in the first years of schooling: study of specific sociological characteristics of pedagogic practicePrática pedagógicaAprendizagem científica1° ciclo do Ensino BásicoO estudo centra-se no 1° ciclo do Ensino Básico e parte de resultados de investigação que haviam sugerido que uma prática pedagógica mista é promotora de uma aprendizagem de sucesso aos níveis científico, social e afectivo. Teoricamente, a investigação baseia-se no construtivismo social de Vygotsky e na teoria do discurso pedagógico de Benstein. De um ponto de vista metodológico, tem em consideração a relação dialética entre o teórico e o empírico enquanto traduzindo a influência mútua entre as linguagens interna e externa e descrição e os dados empíricos. Com o presente estudo pretende-se avançar na análise e intervenção, para explorar a interacção das características da prática pedagógica cruciais para a aprendizagem científica. No artigo discute-se de que forma algumas características da prática pedagógica, evidenciadas por estudos anteriores, constituem factores limitantes de outras e qual a importância relativa das várias características. Discute-se também em que medida o nível de exigência conceptual, em termos de conhecimentos e de competências científicas – o que da aprendizagem, pode ser um factor limitante de características adequadas da prática pedagógica - o como da aprendizagem.The study focuses on primary school and starts from the results of previous research which have indicated a mixed pedagogy for successful learning at the scientific, social and affective levels. Theoretically, the research is based on Vygotsky's socia1 constructivism and Bernstein's theory of pedagogic discourse. Methodologically, it considers a dialectical relation between the theoretical and the empirical whereby the internal and external languages of description and the empirical results are mutually influenced. The study goes deeper into analysis and intervention to indicate the interplay of the characteristics of pedagogic practices crucial for learning.As autoras agradecem a Fundação Calouste Gulbenkian, ao Instituto de Inovação Educacional e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia o apoio financeiro que tornou possível a investigação.Universidade de Lisboa, Faculdade de CiênciasBiblioteca Digital do IPBPires, DelminaMorais, Ana MariaNeves, Isabel2018-02-08T11:08:54Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15631porPires, Delmina; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel (2004). Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica. Revista de Educação em Educação. ISSN 0871-3928. XII:2, p. 129-1570871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:36:07Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:02.454310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica Scientific development in the first years of schooling: study of specific sociological characteristics of pedagogic practice |
title |
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica |
spellingShingle |
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica Pires, Delmina Prática pedagógica Aprendizagem científica 1° ciclo do Ensino Básico |
title_short |
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica |
title_full |
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica |
title_fullStr |
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica |
title_sort |
Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica |
author |
Pires, Delmina |
author_facet |
Pires, Delmina Morais, Ana Maria Neves, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Ana Maria Neves, Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Delmina Morais, Ana Maria Neves, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Aprendizagem científica 1° ciclo do Ensino Básico |
topic |
Prática pedagógica Aprendizagem científica 1° ciclo do Ensino Básico |
description |
O estudo centra-se no 1° ciclo do Ensino Básico e parte de resultados de investigação que haviam sugerido que uma prática pedagógica mista é promotora de uma aprendizagem de sucesso aos níveis científico, social e afectivo. Teoricamente, a investigação baseia-se no construtivismo social de Vygotsky e na teoria do discurso pedagógico de Benstein. De um ponto de vista metodológico, tem em consideração a relação dialética entre o teórico e o empírico enquanto traduzindo a influência mútua entre as linguagens interna e externa e descrição e os dados empíricos. Com o presente estudo pretende-se avançar na análise e intervenção, para explorar a interacção das características da prática pedagógica cruciais para a aprendizagem científica. No artigo discute-se de que forma algumas características da prática pedagógica, evidenciadas por estudos anteriores, constituem factores limitantes de outras e qual a importância relativa das várias características. Discute-se também em que medida o nível de exigência conceptual, em termos de conhecimentos e de competências científicas – o que da aprendizagem, pode ser um factor limitante de características adequadas da prática pedagógica - o como da aprendizagem. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-01-01T00:00:00Z 2018-02-08T11:08:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/15631 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/15631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Delmina; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel (2004). Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica. Revista de Educação em Educação. ISSN 0871-3928. XII:2, p. 129-157 0871-3928 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135298397929472 |