Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Delmina
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Morais, Ana Maria, Neves, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/15631
Resumo: O estudo centra-se no 1° ciclo do Ensino Básico e parte de resultados de investigação que haviam sugerido que uma prática pedagógica mista é promotora de uma aprendizagem de sucesso aos níveis científico, social e afectivo. Teoricamente, a investigação baseia-se no construtivismo social de Vygotsky e na teoria do discurso pedagógico de Benstein. De um ponto de vista metodológico, tem em consideração a relação dialética entre o teórico e o empírico enquanto traduzindo a influência mútua entre as linguagens interna e externa e descrição e os dados empíricos. Com o presente estudo pretende-se avançar na análise e intervenção, para explorar a interacção das características da prática pedagógica cruciais para a aprendizagem científica. No artigo discute-se de que forma algumas características da prática pedagógica, evidenciadas por estudos anteriores, constituem factores limitantes de outras e qual a importância relativa das várias características. Discute-se também em que medida o nível de exigência conceptual, em termos de conhecimentos e de competências científicas – o que da aprendizagem, pode ser um factor limitante de características adequadas da prática pedagógica - o como da aprendizagem.
id RCAP_169b811aab71644595ef5c7a47a1cc09
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógicaScientific development in the first years of schooling: study of specific sociological characteristics of pedagogic practicePrática pedagógicaAprendizagem científica1° ciclo do Ensino BásicoO estudo centra-se no 1° ciclo do Ensino Básico e parte de resultados de investigação que haviam sugerido que uma prática pedagógica mista é promotora de uma aprendizagem de sucesso aos níveis científico, social e afectivo. Teoricamente, a investigação baseia-se no construtivismo social de Vygotsky e na teoria do discurso pedagógico de Benstein. De um ponto de vista metodológico, tem em consideração a relação dialética entre o teórico e o empírico enquanto traduzindo a influência mútua entre as linguagens interna e externa e descrição e os dados empíricos. Com o presente estudo pretende-se avançar na análise e intervenção, para explorar a interacção das características da prática pedagógica cruciais para a aprendizagem científica. No artigo discute-se de que forma algumas características da prática pedagógica, evidenciadas por estudos anteriores, constituem factores limitantes de outras e qual a importância relativa das várias características. Discute-se também em que medida o nível de exigência conceptual, em termos de conhecimentos e de competências científicas – o que da aprendizagem, pode ser um factor limitante de características adequadas da prática pedagógica - o como da aprendizagem.The study focuses on primary school and starts from the results of previous research which have indicated a mixed pedagogy for successful learning at the scientific, social and affective levels. Theoretically, the research is based on Vygotsky's socia1 constructivism and Bernstein's theory of pedagogic discourse. Methodologically, it considers a dialectical relation between the theoretical and the empirical whereby the internal and external languages of description and the empirical results are mutually influenced. The study goes deeper into analysis and intervention to indicate the interplay of the characteristics of pedagogic practices crucial for learning.As autoras agradecem a Fundação Calouste Gulbenkian, ao Instituto de Inovação Educacional e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia o apoio financeiro que tornou possível a investigação.Universidade de Lisboa, Faculdade de CiênciasBiblioteca Digital do IPBPires, DelminaMorais, Ana MariaNeves, Isabel2018-02-08T11:08:54Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15631porPires, Delmina; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel (2004). Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica. Revista de Educação em Educação. ISSN 0871-3928. XII:2, p. 129-1570871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:36:07Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:02.454310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica
Scientific development in the first years of schooling: study of specific sociological characteristics of pedagogic practice
title Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica
spellingShingle Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica
Pires, Delmina
Prática pedagógica
Aprendizagem científica
1° ciclo do Ensino Básico
title_short Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica
title_full Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica
title_fullStr Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica
title_full_unstemmed Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica
title_sort Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica
author Pires, Delmina
author_facet Pires, Delmina
Morais, Ana Maria
Neves, Isabel
author_role author
author2 Morais, Ana Maria
Neves, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Delmina
Morais, Ana Maria
Neves, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Aprendizagem científica
1° ciclo do Ensino Básico
topic Prática pedagógica
Aprendizagem científica
1° ciclo do Ensino Básico
description O estudo centra-se no 1° ciclo do Ensino Básico e parte de resultados de investigação que haviam sugerido que uma prática pedagógica mista é promotora de uma aprendizagem de sucesso aos níveis científico, social e afectivo. Teoricamente, a investigação baseia-se no construtivismo social de Vygotsky e na teoria do discurso pedagógico de Benstein. De um ponto de vista metodológico, tem em consideração a relação dialética entre o teórico e o empírico enquanto traduzindo a influência mútua entre as linguagens interna e externa e descrição e os dados empíricos. Com o presente estudo pretende-se avançar na análise e intervenção, para explorar a interacção das características da prática pedagógica cruciais para a aprendizagem científica. No artigo discute-se de que forma algumas características da prática pedagógica, evidenciadas por estudos anteriores, constituem factores limitantes de outras e qual a importância relativa das várias características. Discute-se também em que medida o nível de exigência conceptual, em termos de conhecimentos e de competências científicas – o que da aprendizagem, pode ser um factor limitante de características adequadas da prática pedagógica - o como da aprendizagem.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2018-02-08T11:08:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/15631
url http://hdl.handle.net/10198/15631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Delmina; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel (2004). Desenvolvimento científico nos primeiros anos de escolaridade: estudo de características sociológicas específicas da prática pedagógica. Revista de Educação em Educação. ISSN 0871-3928. XII:2, p. 129-157
0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135298397929472