A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
DOI: | 10.3895/S1982-873X2013000200004 |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1008 |
Resumo: | O presente trabalho teve por objetivo observar aulas de biologia com enfoque CTS utilizando a técnica da controvérsia controlada, buscando verificar se os alunos obtiveram maior senso crítico a respeito do tema controverso proposto. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa e a observação in loco da técnica da controvérsia controlada em turmas de Ensino Médio de uma escola pública. A pesquisa de campo revelou que a maioria dos alunos alcançou uma percepção mais crítica no âmbito social, econômico e científico da temática após as atividades. As análises decorrentes dos resultados do trabalho apontam para a necessidade de abordagens didáticas inovadoras, que deem conta da complexidade do atual momento histórico, em que o desenvolvimento científico e tecnológico está cada vez mais presente na sociedade. |
id |
UTFPR-7_b1577f9a1aa656294c3bc7129dd4deda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1008 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
spelling |
A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologiaO presente trabalho teve por objetivo observar aulas de biologia com enfoque CTS utilizando a técnica da controvérsia controlada, buscando verificar se os alunos obtiveram maior senso crítico a respeito do tema controverso proposto. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa e a observação in loco da técnica da controvérsia controlada em turmas de Ensino Médio de uma escola pública. A pesquisa de campo revelou que a maioria dos alunos alcançou uma percepção mais crítica no âmbito social, econômico e científico da temática após as atividades. As análises decorrentes dos resultados do trabalho apontam para a necessidade de abordagens didáticas inovadoras, que deem conta da complexidade do atual momento histórico, em que o desenvolvimento científico e tecnológico está cada vez mais presente na sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Zani, Liliane BaldanPaiva, Claudia LougonDuarte, Ian DrumondJonis-Silva, Mirian do Amaral2013-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/100810.3895/S1982-873X2013000200004Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1008/1052Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:43Zoai:periodicos.utfpr:article/1008Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:43Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia |
title |
A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia |
spellingShingle |
A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia Zani, Liliane Baldan Zani, Liliane Baldan |
title_short |
A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia |
title_full |
A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia |
title_fullStr |
A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia |
title_full_unstemmed |
A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia |
title_sort |
A técnica da controvérsia controlada sob a perspectiva do enfoque CTS: uma contribuição para o ensino de biologia |
author |
Zani, Liliane Baldan |
author_facet |
Zani, Liliane Baldan Zani, Liliane Baldan Paiva, Claudia Lougon Duarte, Ian Drumond Jonis-Silva, Mirian do Amaral Paiva, Claudia Lougon Duarte, Ian Drumond Jonis-Silva, Mirian do Amaral |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Claudia Lougon Duarte, Ian Drumond Jonis-Silva, Mirian do Amaral |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zani, Liliane Baldan Paiva, Claudia Lougon Duarte, Ian Drumond Jonis-Silva, Mirian do Amaral |
description |
O presente trabalho teve por objetivo observar aulas de biologia com enfoque CTS utilizando a técnica da controvérsia controlada, buscando verificar se os alunos obtiveram maior senso crítico a respeito do tema controverso proposto. Utilizou-se como método a pesquisa qualitativa e a observação in loco da técnica da controvérsia controlada em turmas de Ensino Médio de uma escola pública. A pesquisa de campo revelou que a maioria dos alunos alcançou uma percepção mais crítica no âmbito social, econômico e científico da temática após as atividades. As análises decorrentes dos resultados do trabalho apontam para a necessidade de abordagens didáticas inovadoras, que deem conta da complexidade do atual momento histórico, em que o desenvolvimento científico e tecnológico está cada vez mais presente na sociedade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1008 10.3895/S1982-873X2013000200004 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1008 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2013000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1008/1052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1822183216084156416 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.3895/S1982-873X2013000200004 |