Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Mondini, Marta Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Saavedra Filho, Nestor Cortez, Merkle, Luiz Ernesto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047
Resumo: Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade por meio do estudo de caso que discute a implantação de políticas públicas educacionais para o trabalho com as tecnologias nas escolas municipais de Curitiba, numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Realizou-se um levantamento das principais iniciativas políticas por meio da estratégia de análise documental e para ampliar as discussões, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação a fim de compreender como se deram as implantações no contexto escolar. As análises apontam para um entendimento determinista sobre tecnologia nas políticas implantadas na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, que se reflete em decisões políticas verticalizadas e numa formação de professores e professoras centrada no conhecimento instrumental. 
id UTFPR-7_b8d515020f65c71edf50a59b40351cac
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4047
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e SociedadeEducação; Sociologia da EducaçãoEducação, Ciência, Tecnologia e Sociedade; Determinismo Tecnológico; Políticas Públicas Educacionais; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade por meio do estudo de caso que discute a implantação de políticas públicas educacionais para o trabalho com as tecnologias nas escolas municipais de Curitiba, numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Realizou-se um levantamento das principais iniciativas políticas por meio da estratégia de análise documental e para ampliar as discussões, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação a fim de compreender como se deram as implantações no contexto escolar. As análises apontam para um entendimento determinista sobre tecnologia nas políticas implantadas na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, que se reflete em decisões políticas verticalizadas e numa formação de professores e professoras centrada no conhecimento instrumental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima Mondini, Marta SilvaSaavedra Filho, Nestor CortezMerkle, Luiz Ernesto2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/404710.3895/rbect.v9n3.4047Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/4047Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
title Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
spellingShingle Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
Lima Mondini, Marta Silva
Educação; Sociologia da Educação
Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade; Determinismo Tecnológico; Políticas Públicas Educacionais; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
title_short Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_full Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_fullStr Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_full_unstemmed Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
title_sort Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
author Lima Mondini, Marta Silva
author_facet Lima Mondini, Marta Silva
Saavedra Filho, Nestor Cortez
Merkle, Luiz Ernesto
author_role author
author2 Saavedra Filho, Nestor Cortez
Merkle, Luiz Ernesto
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Mondini, Marta Silva
Saavedra Filho, Nestor Cortez
Merkle, Luiz Ernesto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Sociologia da Educação
Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade; Determinismo Tecnológico; Políticas Públicas Educacionais; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
topic Educação; Sociologia da Educação
Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade; Determinismo Tecnológico; Políticas Públicas Educacionais; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
description Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade por meio do estudo de caso que discute a implantação de políticas públicas educacionais para o trabalho com as tecnologias nas escolas municipais de Curitiba, numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Realizou-se um levantamento das principais iniciativas políticas por meio da estratégia de análise documental e para ampliar as discussões, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação a fim de compreender como se deram as implantações no contexto escolar. As análises apontam para um entendimento determinista sobre tecnologia nas políticas implantadas na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, que se reflete em decisões políticas verticalizadas e numa formação de professores e professoras centrada no conhecimento instrumental. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047
10.3895/rbect.v9n3.4047
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n3.4047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871880912896