Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade por meio do estudo de caso que discute a implantação de políticas públicas educacionais para o trabalho com as tecnologias nas escolas municipais de Curitiba, numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Realizou-se um levantamento das principais iniciativas políticas por meio da estratégia de análise documental e para ampliar as discussões, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação a fim de compreender como se deram as implantações no contexto escolar. As análises apontam para um entendimento determinista sobre tecnologia nas políticas implantadas na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, que se reflete em decisões políticas verticalizadas e numa formação de professores e professoras centrada no conhecimento instrumental. |
id |
UTFPR-7_b8d515020f65c71edf50a59b40351cac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4047 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e SociedadeEducação; Sociologia da EducaçãoEducação, Ciência, Tecnologia e Sociedade; Determinismo Tecnológico; Políticas Públicas Educacionais; Rede Municipal de Ensino de Curitiba.Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade por meio do estudo de caso que discute a implantação de políticas públicas educacionais para o trabalho com as tecnologias nas escolas municipais de Curitiba, numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Realizou-se um levantamento das principais iniciativas políticas por meio da estratégia de análise documental e para ampliar as discussões, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação a fim de compreender como se deram as implantações no contexto escolar. As análises apontam para um entendimento determinista sobre tecnologia nas políticas implantadas na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, que se reflete em decisões políticas verticalizadas e numa formação de professores e professoras centrada no conhecimento instrumental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Lima Mondini, Marta SilvaSaavedra Filho, Nestor CortezMerkle, Luiz Ernesto2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/404710.3895/rbect.v9n3.4047Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/4047Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title |
Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade |
spellingShingle |
Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade Lima Mondini, Marta Silva Educação; Sociologia da Educação Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade; Determinismo Tecnológico; Políticas Públicas Educacionais; Rede Municipal de Ensino de Curitiba. |
title_short |
Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_full |
Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_fullStr |
Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_full_unstemmed |
Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade |
title_sort |
Educação e Tecnologia: reflexões para uma compreensão crítica numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade |
author |
Lima Mondini, Marta Silva |
author_facet |
Lima Mondini, Marta Silva Saavedra Filho, Nestor Cortez Merkle, Luiz Ernesto |
author_role |
author |
author2 |
Saavedra Filho, Nestor Cortez Merkle, Luiz Ernesto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Mondini, Marta Silva Saavedra Filho, Nestor Cortez Merkle, Luiz Ernesto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Sociologia da Educação Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade; Determinismo Tecnológico; Políticas Públicas Educacionais; Rede Municipal de Ensino de Curitiba. |
topic |
Educação; Sociologia da Educação Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade; Determinismo Tecnológico; Políticas Públicas Educacionais; Rede Municipal de Ensino de Curitiba. |
description |
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade por meio do estudo de caso que discute a implantação de políticas públicas educacionais para o trabalho com as tecnologias nas escolas municipais de Curitiba, numa perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Realizou-se um levantamento das principais iniciativas políticas por meio da estratégia de análise documental e para ampliar as discussões, foram realizadas entrevistas com profissionais da educação a fim de compreender como se deram as implantações no contexto escolar. As análises apontam para um entendimento determinista sobre tecnologia nas políticas implantadas na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, que se reflete em decisões políticas verticalizadas e numa formação de professores e professoras centrada no conhecimento instrumental. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047 10.3895/rbect.v9n3.4047 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v9n3.4047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4047/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016) 1982-873X 10.3895/rbect.v9n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871880912896 |