“As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Margarida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paixão, Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10510
Resumo: A comunidade educativa reconhece, hoje em dia, que a Ciência e a Tecnologia estão presentes em todas as dimensões da vida social. As suas repercussões fazem sentir-se em sectores como a política, a economia, a cultura e a educação, tornando essencial o papel que desempenham na tomada de decisões pessoais ou coletivas, cada vez mais importantes numa sociedade globalizada como a atual. Como consequência, torna-se imprescindível que todos os cidadãos tenham acesso a conhecimentos básicos sobre Ciência e Tecnologia e compreendam a sua influência na Sociedade, de modo a estarem aptos para participar nessas decisões. Do mesmo modo que se aceita como fundamental que todos os cidadãos usufruam de um mínimo de alfabetização literária, as exigências atuais da vida em sociedade, tornam também necessário que seja facultada, a todos os cidadãos, um mínimo de formação técnico-científica. A importância da alfabetização em Ciência e Tecnologia, bem como da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT), por estudantes e professores de todos os níveis educativos, é hoje amplamente reconhecida pelos especialistas em Educação. No entanto, diversos estudos realizados sobre este tema, revelam a existência de dificuldades na compreensão da NdCeT [1,2,3]. O Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología: Una investigación experimental y longitudinal) tem como objetivo melhorar a compreensão da NdCeT de alunos e professores de todos os níveis de ensino, através de instrumentos de intervenção educativa e de avaliação, concebidos e implementados em diferentes contextos. A Unidade didática “As Minas de S. Domingos” é um exemplo desses instrumentos, que através da utilização de um exemplo real, coloca simultaneamente questões de natureza ambiental muito relevantes na Sociedade dos nossos dias.
id RCAP_6e96fb0d8af9a7049c5852b1598b5b9f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10510
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a SociedadeCiência Tecnologia SociedadeEducação em CiênciasUnidades didácticasA comunidade educativa reconhece, hoje em dia, que a Ciência e a Tecnologia estão presentes em todas as dimensões da vida social. As suas repercussões fazem sentir-se em sectores como a política, a economia, a cultura e a educação, tornando essencial o papel que desempenham na tomada de decisões pessoais ou coletivas, cada vez mais importantes numa sociedade globalizada como a atual. Como consequência, torna-se imprescindível que todos os cidadãos tenham acesso a conhecimentos básicos sobre Ciência e Tecnologia e compreendam a sua influência na Sociedade, de modo a estarem aptos para participar nessas decisões. Do mesmo modo que se aceita como fundamental que todos os cidadãos usufruam de um mínimo de alfabetização literária, as exigências atuais da vida em sociedade, tornam também necessário que seja facultada, a todos os cidadãos, um mínimo de formação técnico-científica. A importância da alfabetização em Ciência e Tecnologia, bem como da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT), por estudantes e professores de todos os níveis educativos, é hoje amplamente reconhecida pelos especialistas em Educação. No entanto, diversos estudos realizados sobre este tema, revelam a existência de dificuldades na compreensão da NdCeT [1,2,3]. O Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología: Una investigación experimental y longitudinal) tem como objetivo melhorar a compreensão da NdCeT de alunos e professores de todos os níveis de ensino, através de instrumentos de intervenção educativa e de avaliação, concebidos e implementados em diferentes contextos. A Unidade didática “As Minas de S. Domingos” é um exemplo desses instrumentos, que através da utilização de um exemplo real, coloca simultaneamente questões de natureza ambiental muito relevantes na Sociedade dos nossos dias.Universidade de Évora2014-02-04T10:07:18Z2014-02-042013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/10510http://hdl.handle.net/10174/10510porFigueiredo, M. & Paixão, F., “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, Livro de Resumos Jornadas do Departamento de Química, pp 33, Évora, 2013978-989-8550-12-5QUI-Artigos em Livros de Actas/Proceedingsmtf@uevora.ptmfpaixao@ese.ipcb.ptFigueiredo, MargaridaPaixão, Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:26Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:22.729608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
title “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
spellingShingle “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
Figueiredo, Margarida
Ciência Tecnologia Sociedade
Educação em Ciências
Unidades didácticas
title_short “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
title_full “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
title_fullStr “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
title_full_unstemmed “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
title_sort “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade
author Figueiredo, Margarida
author_facet Figueiredo, Margarida
Paixão, Fátima
author_role author
author2 Paixão, Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Margarida
Paixão, Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência Tecnologia Sociedade
Educação em Ciências
Unidades didácticas
topic Ciência Tecnologia Sociedade
Educação em Ciências
Unidades didácticas
description A comunidade educativa reconhece, hoje em dia, que a Ciência e a Tecnologia estão presentes em todas as dimensões da vida social. As suas repercussões fazem sentir-se em sectores como a política, a economia, a cultura e a educação, tornando essencial o papel que desempenham na tomada de decisões pessoais ou coletivas, cada vez mais importantes numa sociedade globalizada como a atual. Como consequência, torna-se imprescindível que todos os cidadãos tenham acesso a conhecimentos básicos sobre Ciência e Tecnologia e compreendam a sua influência na Sociedade, de modo a estarem aptos para participar nessas decisões. Do mesmo modo que se aceita como fundamental que todos os cidadãos usufruam de um mínimo de alfabetização literária, as exigências atuais da vida em sociedade, tornam também necessário que seja facultada, a todos os cidadãos, um mínimo de formação técnico-científica. A importância da alfabetização em Ciência e Tecnologia, bem como da compreensão da Natureza da Ciência e Tecnologia (NdCeT), por estudantes e professores de todos os níveis educativos, é hoje amplamente reconhecida pelos especialistas em Educação. No entanto, diversos estudos realizados sobre este tema, revelam a existência de dificuldades na compreensão da NdCeT [1,2,3]. O Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología: Una investigación experimental y longitudinal) tem como objetivo melhorar a compreensão da NdCeT de alunos e professores de todos os níveis de ensino, através de instrumentos de intervenção educativa e de avaliação, concebidos e implementados em diferentes contextos. A Unidade didática “As Minas de S. Domingos” é um exemplo desses instrumentos, que através da utilização de um exemplo real, coloca simultaneamente questões de natureza ambiental muito relevantes na Sociedade dos nossos dias.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-04T10:07:18Z
2014-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10510
http://hdl.handle.net/10174/10510
url http://hdl.handle.net/10174/10510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Figueiredo, M. & Paixão, F., “As Minas de São Domingos”, uma proposta didática para melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, Livro de Resumos Jornadas do Departamento de Química, pp 33, Évora, 2013
978-989-8550-12-5
QUI-Artigos em Livros de Actas/Proceedings
mtf@uevora.pt
mfpaixao@ese.ipcb.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136527955001344