Uma proposta à luz do conhecimento científico e habilidade didática necessária ao professor para o ensino de geometria não euclidiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Wanderley Pivatto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schuhmacher, Elcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1290
Resumo: O presente artigo trata das questões de ensino, mais especificamente em nível médio. O trabalho está dividido em dois momentos. Com o objetivo de contribuir para o ensino de Geometria não Euclidiana e para mostrar a necessidade de uma relação direta entre conhecimento cientifico e habilidade didática é trazida no primeiro momento algumas discussões a respeito da competência disciplinar e da habilidade didática que precisa fazer parte no dia a dia do professor. A parte final, por sua vez, refere-se à apresentação por meio de mapa conceitual de uma proposta de ensino de Geometria não Euclidiana atribuindo competências e habilidades necessárias para inserir este tema no ambiente escolar. Buscou-se da mesma maneira, apontar alguns elementos que dificultam o processo de abordagem de uma geometria alternativa, uma vez que os mesmos implicam diretamente sobre a relação ensino e aprendizagem.
id UTFPR-7_bf436e04d0a9b0f32998a3b6bfd4bf33
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1290
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Uma proposta à luz do conhecimento científico e habilidade didática necessária ao professor para o ensino de geometria não euclidianaO presente artigo trata das questões de ensino, mais especificamente em nível médio. O trabalho está dividido em dois momentos. Com o objetivo de contribuir para o ensino de Geometria não Euclidiana e para mostrar a necessidade de uma relação direta entre conhecimento cientifico e habilidade didática é trazida no primeiro momento algumas discussões a respeito da competência disciplinar e da habilidade didática que precisa fazer parte no dia a dia do professor. A parte final, por sua vez, refere-se à apresentação por meio de mapa conceitual de uma proposta de ensino de Geometria não Euclidiana atribuindo competências e habilidades necessárias para inserir este tema no ambiente escolar. Buscou-se da mesma maneira, apontar alguns elementos que dificultam o processo de abordagem de uma geometria alternativa, uma vez que os mesmos implicam diretamente sobre a relação ensino e aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Brum, Wanderley PivattoSchuhmacher, Elcio2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/129010.3895/S1982-873X2014000300002Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)1982-873X10.3895/S1982-873X20140003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1290/1854Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T16:31:49Zoai:periodicos.utfpr:article/1290Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-01-29T16:31:49Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta à luz do conhecimento científico e habilidade didática necessária ao professor para o ensino de geometria não euclidiana
title Uma proposta à luz do conhecimento científico e habilidade didática necessária ao professor para o ensino de geometria não euclidiana
spellingShingle Uma proposta à luz do conhecimento científico e habilidade didática necessária ao professor para o ensino de geometria não euclidiana
Brum, Wanderley Pivatto
title_short Uma proposta à luz do conhecimento científico e habilidade didática necessária ao professor para o ensino de geometria não euclidiana
title_full Uma proposta à luz do conhecimento científico e habilidade didática necessária ao professor para o ensino de geometria não euclidiana
title_fullStr Uma proposta à luz do conhecimento científico e habilidade didática necessária ao professor para o ensino de geometria não euclidiana
title_full_unstemmed Uma proposta à luz do conhecimento científico e habilidade didática necessária ao professor para o ensino de geometria não euclidiana
title_sort Uma proposta à luz do conhecimento científico e habilidade didática necessária ao professor para o ensino de geometria não euclidiana
author Brum, Wanderley Pivatto
author_facet Brum, Wanderley Pivatto
Schuhmacher, Elcio
author_role author
author2 Schuhmacher, Elcio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Wanderley Pivatto
Schuhmacher, Elcio
description O presente artigo trata das questões de ensino, mais especificamente em nível médio. O trabalho está dividido em dois momentos. Com o objetivo de contribuir para o ensino de Geometria não Euclidiana e para mostrar a necessidade de uma relação direta entre conhecimento cientifico e habilidade didática é trazida no primeiro momento algumas discussões a respeito da competência disciplinar e da habilidade didática que precisa fazer parte no dia a dia do professor. A parte final, por sua vez, refere-se à apresentação por meio de mapa conceitual de uma proposta de ensino de Geometria não Euclidiana atribuindo competências e habilidades necessárias para inserir este tema no ambiente escolar. Buscou-se da mesma maneira, apontar alguns elementos que dificultam o processo de abordagem de uma geometria alternativa, uma vez que os mesmos implicam diretamente sobre a relação ensino e aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1290
10.3895/S1982-873X2014000300002
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1290
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2014000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1290/1854
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 7, n. 3 (2014)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20140003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871302098944