A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Campos da Silva, Patrícia do Socorro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: dos Santos, Sonia Barbosa, Rôças, Giselle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3669
Resumo: Clubes de Ciências estreitam a relação entre ciência e estudantes, a partir de atividades que viabilizem a experiência e contato com a ciência e cientistas. Este trabalho explora a compreensão destes alunos sobre a ciência, cientista e o trabalho científico antes e após as ações. Entre os resultados, verificamos uma possível redução do estereótipo acerca do trabalho científico e do cientista e uma visão mais ampla sobre a ciência. Concluímos que a aproximação com a ciência é um dos instrumentos para o enfrentamento de paradigmas, auxiliando na compreensão do papel social, político e ético da Ciência na sociedade. A partir desta vivência propomos a divulgação científica com atividades como ciclo de palestras, visita a laboratórios de pesquisas e discussões acerca da ciência e do trabalho científico. Em nossa experiência, tais ações auxiliaram na compreensão por parte dos alunos, de que a ciência é feita por nós e nos pertence.
id UTFPR-7_c02164fa294aff7dfcd479c94c1325ea
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/3669
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciênciasClubes de Ciências estreitam a relação entre ciência e estudantes, a partir de atividades que viabilizem a experiência e contato com a ciência e cientistas. Este trabalho explora a compreensão destes alunos sobre a ciência, cientista e o trabalho científico antes e após as ações. Entre os resultados, verificamos uma possível redução do estereótipo acerca do trabalho científico e do cientista e uma visão mais ampla sobre a ciência. Concluímos que a aproximação com a ciência é um dos instrumentos para o enfrentamento de paradigmas, auxiliando na compreensão do papel social, político e ético da Ciência na sociedade. A partir desta vivência propomos a divulgação científica com atividades como ciclo de palestras, visita a laboratórios de pesquisas e discussões acerca da ciência e do trabalho científico. Em nossa experiência, tais ações auxiliaram na compreensão por parte dos alunos, de que a ciência é feita por nós e nos pertence.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia, Secretara Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.de Campos da Silva, Patrícia do Socorrodos Santos, Sonia BarbosaRôças, Giselle2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/366910.3895/rbect.v9n3.3669Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)1982-873X10.3895/rbect.v9n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3669/pdfDireitos autorais 2017 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T18:39:23Zoai:periodicos.utfpr:article/3669Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2017-03-06T18:39:23Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências
title A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências
spellingShingle A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências
de Campos da Silva, Patrícia do Socorro
title_short A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências
title_full A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências
title_fullStr A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências
title_full_unstemmed A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências
title_sort A visão sobre a ciência e cientistas: explorando concepções em um clube de ciências
author de Campos da Silva, Patrícia do Socorro
author_facet de Campos da Silva, Patrícia do Socorro
dos Santos, Sonia Barbosa
Rôças, Giselle
author_role author
author2 dos Santos, Sonia Barbosa
Rôças, Giselle
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Escola Municipal Telêmaco Gonçalves Maia, Secretara Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv de Campos da Silva, Patrícia do Socorro
dos Santos, Sonia Barbosa
Rôças, Giselle
dc.subject.none.fl_str_mv
description Clubes de Ciências estreitam a relação entre ciência e estudantes, a partir de atividades que viabilizem a experiência e contato com a ciência e cientistas. Este trabalho explora a compreensão destes alunos sobre a ciência, cientista e o trabalho científico antes e após as ações. Entre os resultados, verificamos uma possível redução do estereótipo acerca do trabalho científico e do cientista e uma visão mais ampla sobre a ciência. Concluímos que a aproximação com a ciência é um dos instrumentos para o enfrentamento de paradigmas, auxiliando na compreensão do papel social, político e ético da Ciência na sociedade. A partir desta vivência propomos a divulgação científica com atividades como ciclo de palestras, visita a laboratórios de pesquisas e discussões acerca da ciência e do trabalho científico. Em nossa experiência, tais ações auxiliaram na compreensão por parte dos alunos, de que a ciência é feita por nós e nos pertence.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3669
10.3895/rbect.v9n3.3669
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3669
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v9n3.3669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3669/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 9, n. 3 (2016)
1982-873X
10.3895/rbect.v9n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871782346752