Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passoni, Sabrina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mayer, Nadiangela, Silva, Jeremias Borges da, Brinatti, André Maurício, Silva, Silvio Luiz Rutz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788
Resumo: O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses.
id UTFPR-7_c04845d1ea91eb319c193fbce7a0c63b
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/788
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmicaO ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Passoni, SabrinaMayer, NadiangelaSilva, Jeremias Borges daBrinatti, André MaurícioSilva, Silvio Luiz Rutz da2011-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/78810.3895/S1982-873X2010000300003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788/605Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/788Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
title Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
spellingShingle Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
Passoni, Sabrina
title_short Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
title_full Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
title_fullStr Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
title_full_unstemmed Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
title_sort Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
author Passoni, Sabrina
author_facet Passoni, Sabrina
Mayer, Nadiangela
Silva, Jeremias Borges da
Brinatti, André Maurício
Silva, Silvio Luiz Rutz da
author_role author
author2 Mayer, Nadiangela
Silva, Jeremias Borges da
Brinatti, André Maurício
Silva, Silvio Luiz Rutz da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Passoni, Sabrina
Mayer, Nadiangela
Silva, Jeremias Borges da
Brinatti, André Maurício
Silva, Silvio Luiz Rutz da
description O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-04
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788
10.3895/S1982-873X2010000300003
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2010000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788/605
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20100003
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870146568192