Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788 |
Resumo: | O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses. |
id |
UTFPR-7_c04845d1ea91eb319c193fbce7a0c63b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/788 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmicaO ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Passoni, SabrinaMayer, NadiangelaSilva, Jeremias Borges daBrinatti, André MaurícioSilva, Silvio Luiz Rutz da2011-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/78810.3895/S1982-873X2010000300003Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010)1982-873X10.3895/S1982-873X20100003reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788/605Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:36Zoai:periodicos.utfpr:article/788Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:36Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
title |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
spellingShingle |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica Passoni, Sabrina |
title_short |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
title_full |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
title_fullStr |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
title_full_unstemmed |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
title_sort |
Contribuição para o Ensino de Ciências por meio de uma atividade experimental de condutividade térmica |
author |
Passoni, Sabrina |
author_facet |
Passoni, Sabrina Mayer, Nadiangela Silva, Jeremias Borges da Brinatti, André Maurício Silva, Silvio Luiz Rutz da |
author_role |
author |
author2 |
Mayer, Nadiangela Silva, Jeremias Borges da Brinatti, André Maurício Silva, Silvio Luiz Rutz da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passoni, Sabrina Mayer, Nadiangela Silva, Jeremias Borges da Brinatti, André Maurício Silva, Silvio Luiz Rutz da |
description |
O ensino e aprendizagem ao serem conduzidos por meio da problematização, direcionada e inserida em um tema de interesse proporciona diversos caminhos para a construção do conhecimento dos estudantes. Em um ambiente dinâmico e de diálogo deparou-se com questões levantadas pelos próprios estudantes, que abrangem diversos conceitos inseridos no tema: isolantes e condutores térmicos. Estes questionamentos puderam ser compreendidos, por meio de uma atividade experimental que teve como objetivo principal medir condução de calor em diferentes tipos de materiais: tanto isolantes quanto condutores. Pretendeu-se conduzir o aluno a investigar e construir o conhecimento a partir da elaboração de hipóteses, de modo a encontrar respostas a seus questionamentos utilizando-se da linguagem científica tendo por base as ideias de Paulo Freire, de Ausubel e de Moreira, e assim, os alunos utilizassem seus conhecimentos prévios de modo a estabelecer uma relação com sua realidade e com seus interesses. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788 10.3895/S1982-873X2010000300003 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2010000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/788/605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 3, n. 3 (2010) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20100003 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870146568192 |