Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459 |
Resumo: | As transformações ocorridas no cenário social nas últimas décadas, atribuídas aos avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas dos saberes humanos, inclusive na área educacional. O presente artigo pretende levar aos futuros professores uma discussão referente às questões relacionadas à ciência e à tecnologia, bem como apresentar a concepção teórica da Aprendizagem Cooperativa como aporte conceitual para sustentar as intenções de se realizar atividades em grupos nos cursos de formação de professores. Nessa perspectiva o ensino que se pretende oferecer é aquele que contemple, além do domínio de conteúdos conceituais, o desenvolvimento de competências sociais no sujeito em formação. Com base nessas afirmações entende-se que as características de uma pessoa cientificamente instruída não são ensinadas somente por meio de uma metodologia tradicional de ensino, mas mediante uma proposta metodológica que oportunize uma participação mais ativa e cooperativa dos alunos no seu processo de aprendizagem. |
id |
UTFPR-7_c3c535254d95fa8c0b26ad501c7110fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/459 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professoresAs transformações ocorridas no cenário social nas últimas décadas, atribuídas aos avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas dos saberes humanos, inclusive na área educacional. O presente artigo pretende levar aos futuros professores uma discussão referente às questões relacionadas à ciência e à tecnologia, bem como apresentar a concepção teórica da Aprendizagem Cooperativa como aporte conceitual para sustentar as intenções de se realizar atividades em grupos nos cursos de formação de professores. Nessa perspectiva o ensino que se pretende oferecer é aquele que contemple, além do domínio de conteúdos conceituais, o desenvolvimento de competências sociais no sujeito em formação. Com base nessas afirmações entende-se que as características de uma pessoa cientificamente instruída não são ensinadas somente por meio de uma metodologia tradicional de ensino, mas mediante uma proposta metodológica que oportunize uma participação mais ativa e cooperativa dos alunos no seu processo de aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Scheibel, Márcia ReginaSilveira, Rosemari M. C. F.Resende, Luis MauricioJúnior, Guataçara Santos2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/45910.3895/S1982-873X2009000200006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459/340Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/459Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores |
title |
Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores |
spellingShingle |
Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores Scheibel, Márcia Regina |
title_short |
Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores |
title_full |
Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores |
title_fullStr |
Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores |
title_sort |
Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores |
author |
Scheibel, Márcia Regina |
author_facet |
Scheibel, Márcia Regina Silveira, Rosemari M. C. F. Resende, Luis Mauricio Júnior, Guataçara Santos |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Rosemari M. C. F. Resende, Luis Mauricio Júnior, Guataçara Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheibel, Márcia Regina Silveira, Rosemari M. C. F. Resende, Luis Mauricio Júnior, Guataçara Santos |
description |
As transformações ocorridas no cenário social nas últimas décadas, atribuídas aos avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas dos saberes humanos, inclusive na área educacional. O presente artigo pretende levar aos futuros professores uma discussão referente às questões relacionadas à ciência e à tecnologia, bem como apresentar a concepção teórica da Aprendizagem Cooperativa como aporte conceitual para sustentar as intenções de se realizar atividades em grupos nos cursos de formação de professores. Nessa perspectiva o ensino que se pretende oferecer é aquele que contemple, além do domínio de conteúdos conceituais, o desenvolvimento de competências sociais no sujeito em formação. Com base nessas afirmações entende-se que as características de uma pessoa cientificamente instruída não são ensinadas somente por meio de uma metodologia tradicional de ensino, mas mediante uma proposta metodológica que oportunize uma participação mais ativa e cooperativa dos alunos no seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459 10.3895/S1982-873X2009000200006 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2009000200006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459/340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20090002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871454142464 |