Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheibel, Márcia Regina
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silveira, Rosemari M. C. F., Resende, Luis Mauricio, Júnior, Guataçara Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459
Resumo: As transformações ocorridas no cenário social nas últimas décadas, atribuídas aos avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas dos saberes humanos, inclusive na área educacional. O presente artigo pretende levar aos futuros professores uma discussão referente às questões relacionadas à ciência e à tecnologia, bem como apresentar a concepção teórica da Aprendizagem Cooperativa como aporte conceitual para sustentar as intenções de se realizar atividades em grupos nos cursos de formação de professores. Nessa perspectiva o ensino que se pretende oferecer é aquele que contemple, além do domínio de conteúdos conceituais, o desenvolvimento de competências sociais no sujeito em formação. Com base nessas afirmações entende-se que as características de uma pessoa cientificamente instruída não são ensinadas somente por meio de uma metodologia tradicional de ensino, mas mediante uma proposta metodológica que oportunize uma participação mais ativa e cooperativa dos alunos no seu processo de aprendizagem.
id UTFPR-7_c3c535254d95fa8c0b26ad501c7110fd
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/459
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professoresAs transformações ocorridas no cenário social nas últimas décadas, atribuídas aos avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas dos saberes humanos, inclusive na área educacional. O presente artigo pretende levar aos futuros professores uma discussão referente às questões relacionadas à ciência e à tecnologia, bem como apresentar a concepção teórica da Aprendizagem Cooperativa como aporte conceitual para sustentar as intenções de se realizar atividades em grupos nos cursos de formação de professores. Nessa perspectiva o ensino que se pretende oferecer é aquele que contemple, além do domínio de conteúdos conceituais, o desenvolvimento de competências sociais no sujeito em formação. Com base nessas afirmações entende-se que as características de uma pessoa cientificamente instruída não são ensinadas somente por meio de uma metodologia tradicional de ensino, mas mediante uma proposta metodológica que oportunize uma participação mais ativa e cooperativa dos alunos no seu processo de aprendizagem.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Scheibel, Márcia ReginaSilveira, Rosemari M. C. F.Resende, Luis MauricioJúnior, Guataçara Santos2009-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/45910.3895/S1982-873X2009000200006Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)1982-873X10.3895/S1982-873X20090002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459/340Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:35Zoai:periodicos.utfpr:article/459Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:35Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
title Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
spellingShingle Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
Scheibel, Márcia Regina
title_short Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
title_full Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
title_fullStr Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
title_sort Aprendizagem cooperativa: uma opção metodológica para se trabalhar as questões da Ciência e da Tecnologia nos cursos de formação de professores
author Scheibel, Márcia Regina
author_facet Scheibel, Márcia Regina
Silveira, Rosemari M. C. F.
Resende, Luis Mauricio
Júnior, Guataçara Santos
author_role author
author2 Silveira, Rosemari M. C. F.
Resende, Luis Mauricio
Júnior, Guataçara Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheibel, Márcia Regina
Silveira, Rosemari M. C. F.
Resende, Luis Mauricio
Júnior, Guataçara Santos
description As transformações ocorridas no cenário social nas últimas décadas, atribuídas aos avanços científicos e tecnológicos desencadearam mudanças em todas as áreas dos saberes humanos, inclusive na área educacional. O presente artigo pretende levar aos futuros professores uma discussão referente às questões relacionadas à ciência e à tecnologia, bem como apresentar a concepção teórica da Aprendizagem Cooperativa como aporte conceitual para sustentar as intenções de se realizar atividades em grupos nos cursos de formação de professores. Nessa perspectiva o ensino que se pretende oferecer é aquele que contemple, além do domínio de conteúdos conceituais, o desenvolvimento de competências sociais no sujeito em formação. Com base nessas afirmações entende-se que as características de uma pessoa cientificamente instruída não são ensinadas somente por meio de uma metodologia tradicional de ensino, mas mediante uma proposta metodológica que oportunize uma participação mais ativa e cooperativa dos alunos no seu processo de aprendizagem.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459
10.3895/S1982-873X2009000200006
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2009000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/459/340
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; V. 2, N. 2 (2009)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20090002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871454142464