Unidade de aprendizagem ativa para física: uma possibilidade para a motivação dos discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Marcelo Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8470
Resumo: Neste trabalho consta o relato de uma prática desenvolvida a partir da perspectiva de metodologias ativas para o ensino e aprendizagem de Física. É apresentado o conceito de Unidade de Aprendizagem Ativa (UAA) desenvolvido pelo autor e os resultados da avaliação da qualidade motivacional dos discentes submetidos a esta prática, bem como uma avaliação das próprias UAAs O referencial teórico utilizado para a avaliação da motivação foi a Teoria da Autodeterminação. O instrumento utilizado para a coleta de dados sobre motivação foi a EMADF – Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física, cujo objetivo é avaliar a qualidade motivacional dos discentes. Quanto à avaliação das UAAs, foi utilizado um questionário em escala Likert. Os resultados mostram que uma prática baseada em metodologias ativas com o uso das UAAs é bastante eficaz na promoção da motivação dos discentes.
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spelling Unidade de aprendizagem ativa para física: uma possibilidade para a motivação dos discentesActive learning unit for physics: a possibility for students’ motivationEnsino de FísicaUnidade de Aprendizagem ativa; Metodologias Ativas; Motivação AcadêmicaUnidades de aprendizagem ativa; Active methods; Academic motivationNeste trabalho consta o relato de uma prática desenvolvida a partir da perspectiva de metodologias ativas para o ensino e aprendizagem de Física. É apresentado o conceito de Unidade de Aprendizagem Ativa (UAA) desenvolvido pelo autor e os resultados da avaliação da qualidade motivacional dos discentes submetidos a esta prática, bem como uma avaliação das próprias UAAs O referencial teórico utilizado para a avaliação da motivação foi a Teoria da Autodeterminação. O instrumento utilizado para a coleta de dados sobre motivação foi a EMADF – Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física, cujo objetivo é avaliar a qualidade motivacional dos discentes. Quanto à avaliação das UAAs, foi utilizado um questionário em escala Likert. Os resultados mostram que uma prática baseada em metodologias ativas com o uso das UAAs é bastante eficaz na promoção da motivação dos discentes.This paper reports a practice developed from the perspective of active methodologies for teaching and learning physics. The concept of Unidades de Aprendizagem Ativa (UAA) developed by the author is presented and the results of the assessment of the motivational quality of the students submitted to this practice are presented, as well as an evaluation of the UAAs themselves. The theoretical framework used for the motivation assessment was the Self Determination Theory. The instrument used to collect motivation data was the EMADF – Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Fìsica, which aims to evaluate the motivational quality of students. Regarding the assessment of UAAs, a Likert scale questionnaire was used. The results show that a practice based on active methodologies using UAAs is very effective in promoting student motivation.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Coelho, Marcelo Nunes2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/847010.3895/rbect.v12n3.8470Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8470/pdfDireitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-29T18:40:48Zoai:periodicos.utfpr:article/8470Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2022-09-29T18:40:48Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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Coelho, Marcelo Nunes
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