Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus Ferreira, Heloisa Helena
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Amaral, Carmem Lúcia Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2112
Resumo:  Este trabalho apresenta mapeamento e análise de resumos publicados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre pesquisas em ensino de Química experimental no período de 2002 a 2011. O objetivo foi conhecer como os pesquisadores estão desenvolvendo esse tipo de ensino no Brasil. O corpus foi categorizado por focos temáticos com o objetivo de facilitar a análise dos conteúdos, que utilizou o referencial teórico-metodológico segundo Bardin (2007). O primeiro foco trata as concepções, os saberes e o desenvolvimento profissional do professor. O segundo foco trata o papel do aluno nos processos cognitivos e as estratégias de ensino. Como resultado, evidenciou-se um maior número de pesquisas sobre a aprendizagem dos estudantes, ancorados, principalmente, na perspectiva investigativa, que emprega estratégia de ensino que contribui para a construção de conceitos dos estudantes em relação ao conhecimento químico.
id UTFPR-7_cd26c0b3e0f67ffda647cd6edb12df8e
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2112
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011 Este trabalho apresenta mapeamento e análise de resumos publicados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre pesquisas em ensino de Química experimental no período de 2002 a 2011. O objetivo foi conhecer como os pesquisadores estão desenvolvendo esse tipo de ensino no Brasil. O corpus foi categorizado por focos temáticos com o objetivo de facilitar a análise dos conteúdos, que utilizou o referencial teórico-metodológico segundo Bardin (2007). O primeiro foco trata as concepções, os saberes e o desenvolvimento profissional do professor. O segundo foco trata o papel do aluno nos processos cognitivos e as estratégias de ensino. Como resultado, evidenciou-se um maior número de pesquisas sobre a aprendizagem dos estudantes, ancorados, principalmente, na perspectiva investigativa, que emprega estratégia de ensino que contribui para a construção de conceitos dos estudantes em relação ao conhecimento químico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Jesus Ferreira, Heloisa HelenaAmaral, Carmem Lúcia Costa2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/211210.3895/rbect.v8n1.2112Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2112/1977Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/2112Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011
title Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011
spellingShingle Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011
Jesus Ferreira, Heloisa Helena
title_short Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011
title_full Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011
title_fullStr Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011
title_full_unstemmed Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011
title_sort Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011
author Jesus Ferreira, Heloisa Helena
author_facet Jesus Ferreira, Heloisa Helena
Amaral, Carmem Lúcia Costa
author_role author
author2 Amaral, Carmem Lúcia Costa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus Ferreira, Heloisa Helena
Amaral, Carmem Lúcia Costa
description  Este trabalho apresenta mapeamento e análise de resumos publicados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre pesquisas em ensino de Química experimental no período de 2002 a 2011. O objetivo foi conhecer como os pesquisadores estão desenvolvendo esse tipo de ensino no Brasil. O corpus foi categorizado por focos temáticos com o objetivo de facilitar a análise dos conteúdos, que utilizou o referencial teórico-metodológico segundo Bardin (2007). O primeiro foco trata as concepções, os saberes e o desenvolvimento profissional do professor. O segundo foco trata o papel do aluno nos processos cognitivos e as estratégias de ensino. Como resultado, evidenciou-se um maior número de pesquisas sobre a aprendizagem dos estudantes, ancorados, principalmente, na perspectiva investigativa, que emprega estratégia de ensino que contribui para a construção de conceitos dos estudantes em relação ao conhecimento químico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2112
10.3895/rbect.v8n1.2112
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2112
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n1.2112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2112/1977
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n1
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871409053696