Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2112 |
Resumo: | Este trabalho apresenta mapeamento e análise de resumos publicados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre pesquisas em ensino de Química experimental no período de 2002 a 2011. O objetivo foi conhecer como os pesquisadores estão desenvolvendo esse tipo de ensino no Brasil. O corpus foi categorizado por focos temáticos com o objetivo de facilitar a análise dos conteúdos, que utilizou o referencial teórico-metodológico segundo Bardin (2007). O primeiro foco trata as concepções, os saberes e o desenvolvimento profissional do professor. O segundo foco trata o papel do aluno nos processos cognitivos e as estratégias de ensino. Como resultado, evidenciou-se um maior número de pesquisas sobre a aprendizagem dos estudantes, ancorados, principalmente, na perspectiva investigativa, que emprega estratégia de ensino que contribui para a construção de conceitos dos estudantes em relação ao conhecimento químico. |
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Pesquisa em ensino de Química experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011 Este trabalho apresenta mapeamento e análise de resumos publicados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre pesquisas em ensino de Química experimental no período de 2002 a 2011. O objetivo foi conhecer como os pesquisadores estão desenvolvendo esse tipo de ensino no Brasil. O corpus foi categorizado por focos temáticos com o objetivo de facilitar a análise dos conteúdos, que utilizou o referencial teórico-metodológico segundo Bardin (2007). O primeiro foco trata as concepções, os saberes e o desenvolvimento profissional do professor. O segundo foco trata o papel do aluno nos processos cognitivos e as estratégias de ensino. Como resultado, evidenciou-se um maior número de pesquisas sobre a aprendizagem dos estudantes, ancorados, principalmente, na perspectiva investigativa, que emprega estratégia de ensino que contribui para a construção de conceitos dos estudantes em relação ao conhecimento químico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Jesus Ferreira, Heloisa HelenaAmaral, Carmem Lúcia Costa2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/211210.3895/rbect.v8n1.2112Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 1 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2112/1977Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-14T19:32:06Zoai:periodicos.utfpr:article/2112Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-05-14T19:32:06Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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