Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Washington Luiz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Zompero, Andreia de Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4689
Resumo: Este artigo faz parte de um estudo realizado com dez alunos do Ensino Médio, participantes de um projeto de Iniciação Científica no Instituto Federal do Paraná. Seu propósito foi aferir o conhecimento dos estudantes em relação ao entendimento de Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como objetivo analisar a Influência da Ciência e Tecnologia sobre a Sociedade na compreensão dos alunos do Ensino Médio de uma Escola Federal, baseando-se nos documentos de ensino brasileiros e autores como, Bybee, Sasseron, Santos, Bazzo. Utilizamos para obtenção dos dados duas perguntas do questionário Canadense VOSTS. Na análise das respostas, elaboramos um referencial analítico que teve por base alguns pressupostos do PCN+, a fim de avaliar o nível de Alfabetização Científica dos participantes. Suas respostas foram categorizadas em Adequadas, Plausíveis e Sem Opinião, subsidiadas pela escala Likert do Questionário Espanhol COCTS, atingindo 50% de respostas consideradas adequadas na pergunta 1 e 80% na pergunta 2.
id UTFPR-7_cf6ba0fd2a64ab080b501361fc4169e9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4689
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino(Educação; Ensino Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino)Iniciação Científica; CTS; VOSTS.Este artigo faz parte de um estudo realizado com dez alunos do Ensino Médio, participantes de um projeto de Iniciação Científica no Instituto Federal do Paraná. Seu propósito foi aferir o conhecimento dos estudantes em relação ao entendimento de Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como objetivo analisar a Influência da Ciência e Tecnologia sobre a Sociedade na compreensão dos alunos do Ensino Médio de uma Escola Federal, baseando-se nos documentos de ensino brasileiros e autores como, Bybee, Sasseron, Santos, Bazzo. Utilizamos para obtenção dos dados duas perguntas do questionário Canadense VOSTS. Na análise das respostas, elaboramos um referencial analítico que teve por base alguns pressupostos do PCN+, a fim de avaliar o nível de Alfabetização Científica dos participantes. Suas respostas foram categorizadas em Adequadas, Plausíveis e Sem Opinião, subsidiadas pela escala Likert do Questionário Espanhol COCTS, atingindo 50% de respostas consideradas adequadas na pergunta 1 e 80% na pergunta 2.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESda Costa, Washington LuizZompero, Andreia de Freitas2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/468910.3895/rbect.v10n3.4689Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4689/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4689Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino
title Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino
spellingShingle Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino
da Costa, Washington Luiz
(Educação; Ensino Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino)
Iniciação Científica; CTS; VOSTS.
title_short Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino
title_full Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino
title_fullStr Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino
title_full_unstemmed Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino
title_sort Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino
author da Costa, Washington Luiz
author_facet da Costa, Washington Luiz
Zompero, Andreia de Freitas
author_role author
author2 Zompero, Andreia de Freitas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Washington Luiz
Zompero, Andreia de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv (Educação; Ensino Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino)
Iniciação Científica; CTS; VOSTS.
topic (Educação; Ensino Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino)
Iniciação Científica; CTS; VOSTS.
description Este artigo faz parte de um estudo realizado com dez alunos do Ensino Médio, participantes de um projeto de Iniciação Científica no Instituto Federal do Paraná. Seu propósito foi aferir o conhecimento dos estudantes em relação ao entendimento de Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como objetivo analisar a Influência da Ciência e Tecnologia sobre a Sociedade na compreensão dos alunos do Ensino Médio de uma Escola Federal, baseando-se nos documentos de ensino brasileiros e autores como, Bybee, Sasseron, Santos, Bazzo. Utilizamos para obtenção dos dados duas perguntas do questionário Canadense VOSTS. Na análise das respostas, elaboramos um referencial analítico que teve por base alguns pressupostos do PCN+, a fim de avaliar o nível de Alfabetização Científica dos participantes. Suas respostas foram categorizadas em Adequadas, Plausíveis e Sem Opinião, subsidiadas pela escala Likert do Questionário Espanhol COCTS, atingindo 50% de respostas consideradas adequadas na pergunta 1 e 80% na pergunta 2.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4689
10.3895/rbect.v10n3.4689
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4689
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v10n3.4689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4689/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)
1982-873X
10.3895/rbect.v10n3
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713872044490752