Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4689 |
Resumo: | Este artigo faz parte de um estudo realizado com dez alunos do Ensino Médio, participantes de um projeto de Iniciação Científica no Instituto Federal do Paraná. Seu propósito foi aferir o conhecimento dos estudantes em relação ao entendimento de Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como objetivo analisar a Influência da Ciência e Tecnologia sobre a Sociedade na compreensão dos alunos do Ensino Médio de uma Escola Federal, baseando-se nos documentos de ensino brasileiros e autores como, Bybee, Sasseron, Santos, Bazzo. Utilizamos para obtenção dos dados duas perguntas do questionário Canadense VOSTS. Na análise das respostas, elaboramos um referencial analítico que teve por base alguns pressupostos do PCN+, a fim de avaliar o nível de Alfabetização Científica dos participantes. Suas respostas foram categorizadas em Adequadas, Plausíveis e Sem Opinião, subsidiadas pela escala Likert do Questionário Espanhol COCTS, atingindo 50% de respostas consideradas adequadas na pergunta 1 e 80% na pergunta 2. |
id |
UTFPR-7_cf6ba0fd2a64ab080b501361fc4169e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/4689 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino(Educação; Ensino Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino)Iniciação Científica; CTS; VOSTS.Este artigo faz parte de um estudo realizado com dez alunos do Ensino Médio, participantes de um projeto de Iniciação Científica no Instituto Federal do Paraná. Seu propósito foi aferir o conhecimento dos estudantes em relação ao entendimento de Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como objetivo analisar a Influência da Ciência e Tecnologia sobre a Sociedade na compreensão dos alunos do Ensino Médio de uma Escola Federal, baseando-se nos documentos de ensino brasileiros e autores como, Bybee, Sasseron, Santos, Bazzo. Utilizamos para obtenção dos dados duas perguntas do questionário Canadense VOSTS. Na análise das respostas, elaboramos um referencial analítico que teve por base alguns pressupostos do PCN+, a fim de avaliar o nível de Alfabetização Científica dos participantes. Suas respostas foram categorizadas em Adequadas, Plausíveis e Sem Opinião, subsidiadas pela escala Likert do Questionário Espanhol COCTS, atingindo 50% de respostas consideradas adequadas na pergunta 1 e 80% na pergunta 2.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)CAPESda Costa, Washington LuizZompero, Andreia de Freitas2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/468910.3895/rbect.v10n3.4689Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017)1982-873X10.3895/rbect.v10n3reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4689/pdfDireitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-14T22:11:56Zoai:periodicos.utfpr:article/4689Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-07-14T22:11:56Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino |
title |
Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino |
spellingShingle |
Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino da Costa, Washington Luiz (Educação; Ensino Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino) Iniciação Científica; CTS; VOSTS. |
title_short |
Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino |
title_full |
Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino |
title_fullStr |
Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino |
title_full_unstemmed |
Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino |
title_sort |
Implicações da ciência e da tecnologia na sociedade na visão dos alunos de iniciação científica de ensino médio da instituição federal de ensino |
author |
da Costa, Washington Luiz |
author_facet |
da Costa, Washington Luiz Zompero, Andreia de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Zompero, Andreia de Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Washington Luiz Zompero, Andreia de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
(Educação; Ensino Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino) Iniciação Científica; CTS; VOSTS. |
topic |
(Educação; Ensino Aprendizagem; Métodos e Técnicas de Ensino) Iniciação Científica; CTS; VOSTS. |
description |
Este artigo faz parte de um estudo realizado com dez alunos do Ensino Médio, participantes de um projeto de Iniciação Científica no Instituto Federal do Paraná. Seu propósito foi aferir o conhecimento dos estudantes em relação ao entendimento de Ciência, Tecnologia e Sociedade, tendo como objetivo analisar a Influência da Ciência e Tecnologia sobre a Sociedade na compreensão dos alunos do Ensino Médio de uma Escola Federal, baseando-se nos documentos de ensino brasileiros e autores como, Bybee, Sasseron, Santos, Bazzo. Utilizamos para obtenção dos dados duas perguntas do questionário Canadense VOSTS. Na análise das respostas, elaboramos um referencial analítico que teve por base alguns pressupostos do PCN+, a fim de avaliar o nível de Alfabetização Científica dos participantes. Suas respostas foram categorizadas em Adequadas, Plausíveis e Sem Opinião, subsidiadas pela escala Likert do Questionário Espanhol COCTS, atingindo 50% de respostas consideradas adequadas na pergunta 1 e 80% na pergunta 2. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4689 10.3895/rbect.v10n3.4689 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4689 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v10n3.4689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4689/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 10, n. 3 (2017) 1982-873X 10.3895/rbect.v10n3 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1816701814075031552 |