Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637 |
Resumo: | Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso . |
id |
UTFPR-7_cfd5b0ec082ed84f3017660a68d88318 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1637 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científicaEsta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso .Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Godoy, Marcela TeixeiraLaburu, Carlos Eduardoda Silva, Osmar Henrique Moura2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/163710.3895/S1982-873X2013000200013Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637/1045Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-18T17:03:03Zoai:periodicos.utfpr:article/1637Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2013-09-18T17:03:03Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
title |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
spellingShingle |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica Godoy, Marcela Teixeira |
title_short |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
title_full |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
title_fullStr |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
title_full_unstemmed |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
title_sort |
Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica |
author |
Godoy, Marcela Teixeira |
author_facet |
Godoy, Marcela Teixeira Laburu, Carlos Eduardo da Silva, Osmar Henrique Moura |
author_role |
author |
author2 |
Laburu, Carlos Eduardo da Silva, Osmar Henrique Moura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy, Marcela Teixeira Laburu, Carlos Eduardo da Silva, Osmar Henrique Moura |
description |
Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso . |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637 10.3895/S1982-873X2013000200013 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637 |
identifier_str_mv |
10.3895/S1982-873X2013000200013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637/1045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013) 1982-873X 10.3895/S1982-873X20130002 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713870578581504 |