Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Marcela Teixeira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Laburu, Carlos Eduardo, da Silva, Osmar Henrique Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637
Resumo: Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso .
id UTFPR-7_cfd5b0ec082ed84f3017660a68d88318
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1637
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científicaEsta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso .Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Godoy, Marcela TeixeiraLaburu, Carlos Eduardoda Silva, Osmar Henrique Moura2013-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/163710.3895/S1982-873X2013000200013Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)1982-873X10.3895/S1982-873X20130002reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637/1045Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-18T17:03:03Zoai:periodicos.utfpr:article/1637Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2013-09-18T17:03:03Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
title Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
spellingShingle Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
Godoy, Marcela Teixeira
title_short Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
title_full Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
title_fullStr Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
title_full_unstemmed Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
title_sort Mensagens e sinais: o planejamento do ato sêmico para o ensino-aprendizagem de conceitos sobre ética animal na educação científica
author Godoy, Marcela Teixeira
author_facet Godoy, Marcela Teixeira
Laburu, Carlos Eduardo
da Silva, Osmar Henrique Moura
author_role author
author2 Laburu, Carlos Eduardo
da Silva, Osmar Henrique Moura
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Marcela Teixeira
Laburu, Carlos Eduardo
da Silva, Osmar Henrique Moura
description Esta pesquisa de doutorado apresenta uma proposta de investigaçãobaseada em uma abordagem didática para o ensino de Ética animal com afinalidade de tornar os sinais das mensagens comunicadas na sala de aula peloprofessor mais bem compreendidos pelos estudantes. Em sala de aula, a açãocomunicativa que ocorre para a atribuição de significados decorre de uma cadeiade atos sêmicos. Sustenta-se a hipótese de que o planejamento das indicaçõescircunstanciais pelo professor no ato sêmico do processo ensino-aprendizagem,pode favorecer a construção de conhecimentos científicos e atribuição designificados pelos estudantes. Pretende-se elaborar, através de referenciaissemiológicos, um instrumento analítico de coleta de dados que possa forneceruma leitura inovadora para compreender os caminhos e descaminhos daaprendizagem dos alunos. Inteirando a representação multimodal e o discursodialógico/univocal, pretende-se analisar a potencialidade do planejamento do atosêmico para desenvolver uma estratégia de ensino significativa para a construçãode conceitos de Ética Animal pelo aluno.Palavras-chave: Semiótica, Educação Científica, Ética Animal, Multímodos,Discurso .
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-30
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637
10.3895/S1982-873X2013000200013
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637
identifier_str_mv 10.3895/S1982-873X2013000200013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1637/1045
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 6, n. 2 (2013)
1982-873X
10.3895/S1982-873X20130002
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713870578581504