Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trentin, Marco Antonio Sandini
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Rosa, Cleci Werner, da Rosa, Álvaro Becker, Teixeira, Adriano Canabarro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1950
Resumo: O presente artigo compreende a descrição do processo de construção de um equipamento didático robotizado e a apresentação da proposta didático-metodológica para a abordagem dos conceitos introdutórios da cinemática no ensino médio. O dispositivo móvel robotizado foi projetado e construído utilizando materiais de baixo custo, de fácil aquisição e manutenção pelas escolas, sendo acompanhado por um programa de software livre denominado “Scratch”. O estudo associa equipamentos tecnológicos de uso cotidiano com uma proposta didática estruturada para explicitar momentos de evocação do pensamento metacognitivo, ambos tidos como potencializadores da aprendizagem em Física. Este texto limita-se a descrever a construção do dispositivo e a apresentar sugestões de uso metodológico, remetendo a validação a outro artigo. Nesse sentido, são destacados, no presente estudo, aspectos concernentes à construção e à estruturação do dispositivo, bem como aos pressupostos teóricos da proposta didática. Como resultado, ao mostrar um dispositivo de fácil construção, o estudo evidencia que o uso de novas tecnologias no ensino está mais relacionado com a concepção epistemológica do professor do que com questões de natureza financeira. Em termos da proposta, o estudo revela a necessidade de que todo o produto educacional esteja vinculado a pressupostos teórico-metodológicos e, nesse contexto, ressalta o uso da metacognição como favorecedora da aprendizagem e seus benefícios enquanto mecanismo que possibilita o aprender a aprender.
id UTFPR-7_d54c1741f9ecbc874608f74e0dca838d
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/1950
network_acronym_str UTFPR-7
network_name_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitivaO presente artigo compreende a descrição do processo de construção de um equipamento didático robotizado e a apresentação da proposta didático-metodológica para a abordagem dos conceitos introdutórios da cinemática no ensino médio. O dispositivo móvel robotizado foi projetado e construído utilizando materiais de baixo custo, de fácil aquisição e manutenção pelas escolas, sendo acompanhado por um programa de software livre denominado “Scratch”. O estudo associa equipamentos tecnológicos de uso cotidiano com uma proposta didática estruturada para explicitar momentos de evocação do pensamento metacognitivo, ambos tidos como potencializadores da aprendizagem em Física. Este texto limita-se a descrever a construção do dispositivo e a apresentar sugestões de uso metodológico, remetendo a validação a outro artigo. Nesse sentido, são destacados, no presente estudo, aspectos concernentes à construção e à estruturação do dispositivo, bem como aos pressupostos teóricos da proposta didática. Como resultado, ao mostrar um dispositivo de fácil construção, o estudo evidencia que o uso de novas tecnologias no ensino está mais relacionado com a concepção epistemológica do professor do que com questões de natureza financeira. Em termos da proposta, o estudo revela a necessidade de que todo o produto educacional esteja vinculado a pressupostos teórico-metodológicos e, nesse contexto, ressalta o uso da metacognição como favorecedora da aprendizagem e seus benefícios enquanto mecanismo que possibilita o aprender a aprender.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FapergsTrentin, Marco Antonio Sandinida Rosa, Cleci Wernerda Rosa, Álvaro BeckerTeixeira, Adriano Canabarro2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/195010.3895/rbect.v8n3.1950Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1950/2190Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-18T13:44:47Zoai:periodicos.utfpr:article/1950Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-11-18T13:44:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva
title Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva
spellingShingle Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva
Trentin, Marco Antonio Sandini
title_short Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva
title_full Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva
title_fullStr Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva
title_full_unstemmed Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva
title_sort Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva
author Trentin, Marco Antonio Sandini
author_facet Trentin, Marco Antonio Sandini
da Rosa, Cleci Werner
da Rosa, Álvaro Becker
Teixeira, Adriano Canabarro
author_role author
author2 da Rosa, Cleci Werner
da Rosa, Álvaro Becker
Teixeira, Adriano Canabarro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fapergs
dc.contributor.author.fl_str_mv Trentin, Marco Antonio Sandini
da Rosa, Cleci Werner
da Rosa, Álvaro Becker
Teixeira, Adriano Canabarro
description O presente artigo compreende a descrição do processo de construção de um equipamento didático robotizado e a apresentação da proposta didático-metodológica para a abordagem dos conceitos introdutórios da cinemática no ensino médio. O dispositivo móvel robotizado foi projetado e construído utilizando materiais de baixo custo, de fácil aquisição e manutenção pelas escolas, sendo acompanhado por um programa de software livre denominado “Scratch”. O estudo associa equipamentos tecnológicos de uso cotidiano com uma proposta didática estruturada para explicitar momentos de evocação do pensamento metacognitivo, ambos tidos como potencializadores da aprendizagem em Física. Este texto limita-se a descrever a construção do dispositivo e a apresentar sugestões de uso metodológico, remetendo a validação a outro artigo. Nesse sentido, são destacados, no presente estudo, aspectos concernentes à construção e à estruturação do dispositivo, bem como aos pressupostos teóricos da proposta didática. Como resultado, ao mostrar um dispositivo de fácil construção, o estudo evidencia que o uso de novas tecnologias no ensino está mais relacionado com a concepção epistemológica do professor do que com questões de natureza financeira. Em termos da proposta, o estudo revela a necessidade de que todo o produto educacional esteja vinculado a pressupostos teórico-metodológicos e, nesse contexto, ressalta o uso da metacognição como favorecedora da aprendizagem e seus benefícios enquanto mecanismo que possibilita o aprender a aprender.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1950
10.3895/rbect.v8n3.1950
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1950
identifier_str_mv 10.3895/rbect.v8n3.1950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1950/2190
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)
1982-873X
10.3895/rbect.v8n2
reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
collection Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||rbect-pg@utfpr.edu.br
_version_ 1787713871328313344