Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1950 |
Resumo: | O presente artigo compreende a descrição do processo de construção de um equipamento didático robotizado e a apresentação da proposta didático-metodológica para a abordagem dos conceitos introdutórios da cinemática no ensino médio. O dispositivo móvel robotizado foi projetado e construído utilizando materiais de baixo custo, de fácil aquisição e manutenção pelas escolas, sendo acompanhado por um programa de software livre denominado “Scratch”. O estudo associa equipamentos tecnológicos de uso cotidiano com uma proposta didática estruturada para explicitar momentos de evocação do pensamento metacognitivo, ambos tidos como potencializadores da aprendizagem em Física. Este texto limita-se a descrever a construção do dispositivo e a apresentar sugestões de uso metodológico, remetendo a validação a outro artigo. Nesse sentido, são destacados, no presente estudo, aspectos concernentes à construção e à estruturação do dispositivo, bem como aos pressupostos teóricos da proposta didática. Como resultado, ao mostrar um dispositivo de fácil construção, o estudo evidencia que o uso de novas tecnologias no ensino está mais relacionado com a concepção epistemológica do professor do que com questões de natureza financeira. Em termos da proposta, o estudo revela a necessidade de que todo o produto educacional esteja vinculado a pressupostos teórico-metodológicos e, nesse contexto, ressalta o uso da metacognição como favorecedora da aprendizagem e seus benefícios enquanto mecanismo que possibilita o aprender a aprender. |
id |
UTFPR-7_d54c1741f9ecbc874608f74e0dca838d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/1950 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitivaO presente artigo compreende a descrição do processo de construção de um equipamento didático robotizado e a apresentação da proposta didático-metodológica para a abordagem dos conceitos introdutórios da cinemática no ensino médio. O dispositivo móvel robotizado foi projetado e construído utilizando materiais de baixo custo, de fácil aquisição e manutenção pelas escolas, sendo acompanhado por um programa de software livre denominado “Scratch”. O estudo associa equipamentos tecnológicos de uso cotidiano com uma proposta didática estruturada para explicitar momentos de evocação do pensamento metacognitivo, ambos tidos como potencializadores da aprendizagem em Física. Este texto limita-se a descrever a construção do dispositivo e a apresentar sugestões de uso metodológico, remetendo a validação a outro artigo. Nesse sentido, são destacados, no presente estudo, aspectos concernentes à construção e à estruturação do dispositivo, bem como aos pressupostos teóricos da proposta didática. Como resultado, ao mostrar um dispositivo de fácil construção, o estudo evidencia que o uso de novas tecnologias no ensino está mais relacionado com a concepção epistemológica do professor do que com questões de natureza financeira. Em termos da proposta, o estudo revela a necessidade de que todo o produto educacional esteja vinculado a pressupostos teórico-metodológicos e, nesse contexto, ressalta o uso da metacognição como favorecedora da aprendizagem e seus benefícios enquanto mecanismo que possibilita o aprender a aprender.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)FapergsTrentin, Marco Antonio Sandinida Rosa, Cleci Wernerda Rosa, Álvaro BeckerTeixeira, Adriano Canabarro2015-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/195010.3895/rbect.v8n3.1950Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015)1982-873X10.3895/rbect.v8n2reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1950/2190Direitos autorais 2016 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-18T13:44:47Zoai:periodicos.utfpr:article/1950Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2015-11-18T13:44:47Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva |
title |
Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva |
spellingShingle |
Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva Trentin, Marco Antonio Sandini |
title_short |
Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva |
title_full |
Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva |
title_fullStr |
Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva |
title_full_unstemmed |
Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva |
title_sort |
Robótica educativa livre no ensino de Física: da construção do robô à elaboração da proposta didática de orientação metacognitiva |
author |
Trentin, Marco Antonio Sandini |
author_facet |
Trentin, Marco Antonio Sandini da Rosa, Cleci Werner da Rosa, Álvaro Becker Teixeira, Adriano Canabarro |
author_role |
author |
author2 |
da Rosa, Cleci Werner da Rosa, Álvaro Becker Teixeira, Adriano Canabarro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fapergs |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trentin, Marco Antonio Sandini da Rosa, Cleci Werner da Rosa, Álvaro Becker Teixeira, Adriano Canabarro |
description |
O presente artigo compreende a descrição do processo de construção de um equipamento didático robotizado e a apresentação da proposta didático-metodológica para a abordagem dos conceitos introdutórios da cinemática no ensino médio. O dispositivo móvel robotizado foi projetado e construído utilizando materiais de baixo custo, de fácil aquisição e manutenção pelas escolas, sendo acompanhado por um programa de software livre denominado “Scratch”. O estudo associa equipamentos tecnológicos de uso cotidiano com uma proposta didática estruturada para explicitar momentos de evocação do pensamento metacognitivo, ambos tidos como potencializadores da aprendizagem em Física. Este texto limita-se a descrever a construção do dispositivo e a apresentar sugestões de uso metodológico, remetendo a validação a outro artigo. Nesse sentido, são destacados, no presente estudo, aspectos concernentes à construção e à estruturação do dispositivo, bem como aos pressupostos teóricos da proposta didática. Como resultado, ao mostrar um dispositivo de fácil construção, o estudo evidencia que o uso de novas tecnologias no ensino está mais relacionado com a concepção epistemológica do professor do que com questões de natureza financeira. Em termos da proposta, o estudo revela a necessidade de que todo o produto educacional esteja vinculado a pressupostos teórico-metodológicos e, nesse contexto, ressalta o uso da metacognição como favorecedora da aprendizagem e seus benefícios enquanto mecanismo que possibilita o aprender a aprender. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1950 10.3895/rbect.v8n3.1950 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1950 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v8n3.1950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1950/2190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 8, n. 3 (2015) 1982-873X 10.3895/rbect.v8n2 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713871328313344 |