Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sofia Laura
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Ricardo, Costa, Cecília, Lopes, J. Bernardino, Martins, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38208
Resumo: A educação STEM faz parte do currículo de vários países a nível mundial. Em Portugal, embora isto não se verifique de forma explicita, existe uma crescente tendência para a integração de conteúdo das disciplinas STEM, identificada em diversas iniciativas e projetos de investigação. As práticas STEM são promotoras de ambientes motivadores, que permitem aos alunos desenvolverem competências através da resolução de problemas reais, de forma interdisciplinar e com recursos e materiais tecnológicos. Ao integrar a robótica educativa – que começa a estar presente nos documentos curriculares –, potenciam-se condições favoráveis à ocorrência de aprendizagens significativas, tornam-se concretos conceitos abstratos, e desenvolvem-se competências de comunicação, liderança, gestão e cooperação. A escassez de tarefas que integrem a robótica educativa com ligações curriculares é um dos obstáculos identificados na literatura. Assim, apresentamos um cenário de aprendizagem hipotético assente no modelo de ar condicionado, estabelecendo conexões entre o conteúdo matemático - com a possibilidade de exploração de diferentes conceitos e competências, mas com conexão mais forte com o tema Organização e Tratamento de Dados -, eficiência energética e sustentabilidade. Esta proposta didática permite uma adaptação a diferentes contextos dentro do 1.º Ciclo do Ensino Básico – sugerindo propostas didáticas de ampliação para os 3.º e 4.º anos –, possibilitando a exploração de competências e conceitos matemáticos.
id RCAP_9fa12d99955e22f63f0bb929a5cca7f9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEBSTEMRobótica educativaArticulação curricularCenários de aprendizagemProposta didáticaA educação STEM faz parte do currículo de vários países a nível mundial. Em Portugal, embora isto não se verifique de forma explicita, existe uma crescente tendência para a integração de conteúdo das disciplinas STEM, identificada em diversas iniciativas e projetos de investigação. As práticas STEM são promotoras de ambientes motivadores, que permitem aos alunos desenvolverem competências através da resolução de problemas reais, de forma interdisciplinar e com recursos e materiais tecnológicos. Ao integrar a robótica educativa – que começa a estar presente nos documentos curriculares –, potenciam-se condições favoráveis à ocorrência de aprendizagens significativas, tornam-se concretos conceitos abstratos, e desenvolvem-se competências de comunicação, liderança, gestão e cooperação. A escassez de tarefas que integrem a robótica educativa com ligações curriculares é um dos obstáculos identificados na literatura. Assim, apresentamos um cenário de aprendizagem hipotético assente no modelo de ar condicionado, estabelecendo conexões entre o conteúdo matemático - com a possibilidade de exploração de diferentes conceitos e competências, mas com conexão mais forte com o tema Organização e Tratamento de Dados -, eficiência energética e sustentabilidade. Esta proposta didática permite uma adaptação a diferentes contextos dentro do 1.º Ciclo do Ensino Básico – sugerindo propostas didáticas de ampliação para os 3.º e 4.º anos –, possibilitando a exploração de competências e conceitos matemáticos.CIDTFF - Universidade de Aveiro2023-06-22T14:31:19Z2023-06-20T00:00:00Z2023-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38208por1647-358210.34624/id.v15i2.32559Costa, Sofia LauraSilva, RicardoCosta, CecíliaLopes, J. BernardinoMartins, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:36Zoai:ria.ua.pt:10773/38208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:43.256914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB
title Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB
spellingShingle Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB
Costa, Sofia Laura
STEM
Robótica educativa
Articulação curricular
Cenários de aprendizagem
Proposta didática
title_short Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB
title_full Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB
title_fullStr Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB
title_full_unstemmed Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB
title_sort Práticas STEM e robótica educativa: uma proposta didática para o 1.º CEB
author Costa, Sofia Laura
author_facet Costa, Sofia Laura
Silva, Ricardo
Costa, Cecília
Lopes, J. Bernardino
Martins, Fernando
author_role author
author2 Silva, Ricardo
Costa, Cecília
Lopes, J. Bernardino
Martins, Fernando
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Sofia Laura
Silva, Ricardo
Costa, Cecília
Lopes, J. Bernardino
Martins, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv STEM
Robótica educativa
Articulação curricular
Cenários de aprendizagem
Proposta didática
topic STEM
Robótica educativa
Articulação curricular
Cenários de aprendizagem
Proposta didática
description A educação STEM faz parte do currículo de vários países a nível mundial. Em Portugal, embora isto não se verifique de forma explicita, existe uma crescente tendência para a integração de conteúdo das disciplinas STEM, identificada em diversas iniciativas e projetos de investigação. As práticas STEM são promotoras de ambientes motivadores, que permitem aos alunos desenvolverem competências através da resolução de problemas reais, de forma interdisciplinar e com recursos e materiais tecnológicos. Ao integrar a robótica educativa – que começa a estar presente nos documentos curriculares –, potenciam-se condições favoráveis à ocorrência de aprendizagens significativas, tornam-se concretos conceitos abstratos, e desenvolvem-se competências de comunicação, liderança, gestão e cooperação. A escassez de tarefas que integrem a robótica educativa com ligações curriculares é um dos obstáculos identificados na literatura. Assim, apresentamos um cenário de aprendizagem hipotético assente no modelo de ar condicionado, estabelecendo conexões entre o conteúdo matemático - com a possibilidade de exploração de diferentes conceitos e competências, mas com conexão mais forte com o tema Organização e Tratamento de Dados -, eficiência energética e sustentabilidade. Esta proposta didática permite uma adaptação a diferentes contextos dentro do 1.º Ciclo do Ensino Básico – sugerindo propostas didáticas de ampliação para os 3.º e 4.º anos –, possibilitando a exploração de competências e conceitos matemáticos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22T14:31:19Z
2023-06-20T00:00:00Z
2023-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38208
url http://hdl.handle.net/10773/38208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-3582
10.34624/id.v15i2.32559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv CIDTFF - Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137739070767104