APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo descrever as funcionalidades e potencialidades do App Inventor na construção de aplicativos para smartphones do sistema Android bem como incentivar professores na autoria desses aplicativos para o ensino-aprendizagem de Ciências na Escola Básica. Pela pesquisa bibliográfica foram demonstradas algumas possibilidades de como iniciar as atividades no App Inventor como também algumas experiências já desenvolvidas e relatadas por pesquisadores, em artigos e dissertações, tanto na autoria como na prática de sala de aula, mediada com aplicativos desenvolvidos nessa plataforma visual de programação. Como resultados, constatou-se que há ainda poucas produções no Ensino de Ciências e, por isso, essa plataforma precisa popularizar-se mais entre os educadores para o desenvolvimento de materiais para a escola básica, tal como ocorreu, em épocas anteriores, com o Logo e Scratch, permitindo aos docentes a autoria de aplicativos embasados na realidade educacional onde atuam. |
id |
UTFPR-7_d803b4e54352c7be6d430cace1a0264c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/9594 |
network_acronym_str |
UTFPR-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository_id_str |
|
spelling |
APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciênciasAPP Inventor: from the authorship of teachers to innovative activities in science teachingEducação; Ensino-aprendizagem; tecnologia educacionalApp Inventor; Ensino de Ciências; Formação de professores; TICApp Inventor; Science teaching; Teacher training; ICTEste artigo tem o objetivo descrever as funcionalidades e potencialidades do App Inventor na construção de aplicativos para smartphones do sistema Android bem como incentivar professores na autoria desses aplicativos para o ensino-aprendizagem de Ciências na Escola Básica. Pela pesquisa bibliográfica foram demonstradas algumas possibilidades de como iniciar as atividades no App Inventor como também algumas experiências já desenvolvidas e relatadas por pesquisadores, em artigos e dissertações, tanto na autoria como na prática de sala de aula, mediada com aplicativos desenvolvidos nessa plataforma visual de programação. Como resultados, constatou-se que há ainda poucas produções no Ensino de Ciências e, por isso, essa plataforma precisa popularizar-se mais entre os educadores para o desenvolvimento de materiais para a escola básica, tal como ocorreu, em épocas anteriores, com o Logo e Scratch, permitindo aos docentes a autoria de aplicativos embasados na realidade educacional onde atuam.This article aims to describe the features and capabilities of App Inventor in the construction of applications for smartphones of the Android system as well as encourage teachers in the authorship of these applications for teaching-learning Sciences in Basic School. The bibliographic research has demonstrated some possibilities of how to start the activities in App Inventor as well as some experiences already developed and reported by researchers, in articles and dissertations, both in the authorship and in the classroom practice, mediated with applications developed in this visual platform of programming. As results, it was found that there are still few productions in Science Teaching and, therefore, this platform needs to be more popularized among educators for the development of materials for the basic school, as it happened in previous times with the Logo and Scratch, allowing teachers to author educational applications based on the educational reality where they work.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Machado, Elaine FerreiraRutz, Sani de Carvalho da SilvaBasniak, Maria IveteMiquelin, Awdry Feisser2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/959410.3895/rbect.v12n1.9594Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019)1982-873X10.3895/rbect.v12n1reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9594/1241Direitos autorais 2019 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T22:23:29Zoai:periodicos.utfpr:article/9594Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbectPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/oai||rbect-pg@utfpr.edu.br1982-873X1982-873Xopendoar:2020-10-20T22:23:29Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências APP Inventor: from the authorship of teachers to innovative activities in science teaching |
title |
APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências |
spellingShingle |
APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências Machado, Elaine Ferreira Educação; Ensino-aprendizagem; tecnologia educacional App Inventor; Ensino de Ciências; Formação de professores; TIC App Inventor; Science teaching; Teacher training; ICT |
title_short |
APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências |
title_full |
APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências |
title_fullStr |
APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências |
title_sort |
APP Inventor: da autoria dos professores à atividades inovadoras no ensino de ciências |
author |
Machado, Elaine Ferreira |
author_facet |
Machado, Elaine Ferreira Rutz, Sani de Carvalho da Silva Basniak, Maria Ivete Miquelin, Awdry Feisser |
author_role |
author |
author2 |
Rutz, Sani de Carvalho da Silva Basniak, Maria Ivete Miquelin, Awdry Feisser |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Elaine Ferreira Rutz, Sani de Carvalho da Silva Basniak, Maria Ivete Miquelin, Awdry Feisser |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino-aprendizagem; tecnologia educacional App Inventor; Ensino de Ciências; Formação de professores; TIC App Inventor; Science teaching; Teacher training; ICT |
topic |
Educação; Ensino-aprendizagem; tecnologia educacional App Inventor; Ensino de Ciências; Formação de professores; TIC App Inventor; Science teaching; Teacher training; ICT |
description |
Este artigo tem o objetivo descrever as funcionalidades e potencialidades do App Inventor na construção de aplicativos para smartphones do sistema Android bem como incentivar professores na autoria desses aplicativos para o ensino-aprendizagem de Ciências na Escola Básica. Pela pesquisa bibliográfica foram demonstradas algumas possibilidades de como iniciar as atividades no App Inventor como também algumas experiências já desenvolvidas e relatadas por pesquisadores, em artigos e dissertações, tanto na autoria como na prática de sala de aula, mediada com aplicativos desenvolvidos nessa plataforma visual de programação. Como resultados, constatou-se que há ainda poucas produções no Ensino de Ciências e, por isso, essa plataforma precisa popularizar-se mais entre os educadores para o desenvolvimento de materiais para a escola básica, tal como ocorreu, em épocas anteriores, com o Logo e Scratch, permitindo aos docentes a autoria de aplicativos embasados na realidade educacional onde atuam. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594 10.3895/rbect.v12n1.9594 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594 |
identifier_str_mv |
10.3895/rbect.v12n1.9594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9594/pdf https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9594/1241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 reponame:Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
collection |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbect-pg@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713872107405312 |